62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO DESEMPENHO NA ATENÇÃO À TUBERCULOSE VOLTADA PARA O ENFOQUE FAMILIAR, MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE/PB, 2010.
Fábia Vanessa Jacinto Chalegre 1
Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredo 1
Flávia de Moraes Albuquerque 1
Heloisy Alves de Medeiros 1
Mayrla Lima Pinto 1
Paulo Lunardy Oliveira Diniz 1
1. Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
INTRODUÇÃO:
A tuberculose (TB) é uma enfermidade antiga que ainda permanece como um dos maiores males que afeta a humanidade no século XXI. É uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis também denominado Bacilo de Koch (BK), sua transmissão se dá por meio das vias respiratórias, por um doente com TB pulmonar ao tossir, espirrar ou falar.1 A cada ano 100 milhões de pessoas são infectadas pelo bacilo da TB, destes, 9,2 milhões desenvolvem a doença. O Brasil ocupa a 18ª posição no rol dos 22 países que concentram 80% da carga global de TB. Em 2008 foram notificados 70 mil casos e 4,5 mil mortes por ano.2 Enquanto no estado da Paraíba, foram notificados 1068 novos casos.3 A dimensão "enfoque na família" pressupõe a consideração do individuo em seu ambiente cotidiano, sendo que a avaliação das necessidades de saúde deve considerar o contexto familiar e as ameaças a saúde de qualquer ordem, além do enfrentamento dos recursos familiares limitados.4 Objetivou-se avaliar a efetividade do desempenho na atenção à TB voltada para o enfoque na família no Ambulatório de Referência do município de Campina Grande/PB. O mesmo justifica-se pela relevância de enfatizar a abordagem a família durante o processo de atenção para assegurar uma assistência integral e resolutiva.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo, inquérito, para avaliação de serviços de saúde, com abordagem quantitativa. Foi utilizado como referencial teórico - metodológico o "processo" como categoria básica para avaliação da qualidade de serviços de saúde, priorizando a dimensão "enfoque na família" proposta por Starfield (2002). Para coleta de dados, utilizou-se um instrumento Primary Care Assessment Tool (PCAT), elaborado por Starfield (2000). Este instrumento foi adaptado e validado para o Brasil por Almeida e Macinko (2006) por meio de sua aplicação no município de Petrópolis/RJ. O mesmo foi adaptado para a atenção à tuberculose por Villa e Ruffino-Netto (2006). Participaram do estudo, 20 (51,2%) doentes de TB acompanhados no Ambulatório de Referência, no período de janeiro a março de 2010. Utilizou-se como critérios de inclusão: doentes de TB com idade igual ou maior que 18 anos, os quais não apresentaram déficit cognitivo, residentes no município de Campina Grande e que realizaram tratamento no Ambulatório de Referência. Os dados foram submetidos a procedimentos estatísticos simples como cálculo de freqüência, em seguida foram transportados para o Excel, o qual permitiu a construção de gráficos e figuras - Microsoft Office Excel 2007.
RESULTADOS:
Fizeram parte do estudo 20 doentes de TB, dos quais 40% afirmaram nunca terem sido questionados sobre suas condições de vida e da sua família. Sabe-se que a propagação da TB está ligada às condições sócio-econômicas da população, visto que o bacilo prolifera-se em áreas de aglomerado humano e em condições precárias. 30% dos entrevistados quase sempre foram questionados sobre a existência de doença entre familiares, e 30% às vezes; 55% sempre foram questionados sobre a presença de sintomáticos respiratórios entre os comunicantes; 45% relataram que nunca foi oferecido pote para exame de escarro para os contactantes; sabe-se que, o pote para escarro deveria ser entregue a 100% dos que convivem com o doente. 25% referem que os profissionais não conhecem as pessoas que coabitam com o mesmo; 40% relataram que os profissionais nunca conversaram com os comunicantes sobre a TB e seu tratamento e 60% mencionaram que outros problemas da sua saúde nunca foram discutidos com as pessoas com quem residem. Visto a relevância do "enfoque familiar" no combate da TB, muitas ações deveriam ser implementadas, tais como maior controle sobre os contactantes, assistência e realização de exames dos mesmos.
CONCLUSÃO:
Sendo a tuberculose uma doença crônica transmissível que está intimamente vinculada às condições de vida e aos fatores sócio-econômicos, ainda observa-se que nos dias atuais caracteriza-se como enfermidade negligenciada, logo necessita de uma política de saúde voltada para o contexto familiar com enfoque nas ações de educação em saúde, as quais contemplem a busca de sintomáticos respiratórios e orientações sobre prevenção, profilaxia, tratamento e informações sobre outras doenças associadas, bem como a responsabilização do doente e familiares com o tratamento e controle da doença. Enfatizamos ainda a importância do vínculo entre profissionais da saúde, doente, familiares e comunidade para minimizar a problemática da doença. Nesse contexto, urge a necessidade do envolvimento da sociedade civil, gestores e profissionais da saúde para planejar medidas de ação, cujas contribuições venham possibilitar o controle da doença.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Palavras-chave: Tuberculose, Enfoque Familiar, Avaliação de Serviços de Saúde..