62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
MORTALIDADE E OS SISTEMAS OFICIAIS DE INFORMAÇÃO: LIMITES PARA REALIZAÇÃO DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS ENVOLVENDO APARELHO LOCOMOTOR HUMANO.
Robson da Silva Aragão 1
Suzi de Almeida Vasconcelos Barboni 1
André Renê Barboni 1
1. Universidade Estadual de Feira de Santana/ BA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é um estudo descritivo que busca analisar a morbimortalidade por causas externas ligadas a acidentes motociclísticos envolvendo o aparelho locomotor, na Bahia e São Paulo, utilizando dados do ano 2007.
METODOLOGIA:
Comparou-se o perfil epidemiológico de mortalidade geral e de internações no país por essas causas notificadas aos sistemas oficiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde (DATASUS). Foram utilizadas bibliotecas eletrônicas como Scielo, LILACS e MEDLINE que fornecem artigos e teses de mestrado.
RESULTADOS:
A grande exposição dos indivíduos do sexo masculino situados na faixa etária de 20 a 24 anos, caracterizou-os como as principais vítimas acidentes motociclísticos, com uma razão de 9,23 vezes maior do que o número de óbitos para aqueles do sexo feminino para dados relativos ao estado da Bahia. Para o estado de São Paulo a razão entre os sexos encontrada foi de 8,68 vezes maior para o sexo masculino, na mesma faixa etária. Os óbitos em decorrência de acidentes motociclísticos na Bahia no ano de 2007, em sua maioria não ocorreram em decorrência de colisão da moto com outro veículo ou objeto fixo (22,3%), provavelmente esses acidentes se devem ao uso abusivo de álcool e alta velocidade. Em São Paulo, a maioria dos acidentes estão relacionados com a colisão da moto com automóveis (15,4%). Identificou-se que os condutores constituem as principais vítimas, contrariando pesquisas que apontam para o carona. O estudo revelou algumas limitações encontradas principalmente na ausência de literatura científica nacional que trate de morbimortalidade envolvendo o aparelho locomotor humano, talvez possa ser justificado pela má qualidade das informações disponibilizadas em registros oficiais, o qual consta no capítulo das causas externas em muitas causas não especificadas.
CONCLUSÃO:
Por isso entende-se que para a realização de um estudo mais detalhado que permita traçar um perfil nacional de morbimortalidade envolvendo o aparelho locomotor deve-se especificar por causa seja ela causa externa, doença infecto-contagiosa etc. Nas causas externas, acidentes motociclísticos podem ser melhor relacionados com o aparelho locomotor sendo necessário a melhoria na qualidade das informações. Faz-se necessário também para diminuir essas estatísticas dos óbitos causados por acidentes motociclísticos a elaboração e execução efetiva de políticas de saúde pública que incentivem projetos de educação para o trânsito em todos os setores da sociedade visando tornar os futuros e os atuais motoristas, cidadãos conscientes para respeitar a própria vida e a dos outros indivíduos.
Palavras-chave: Aparelho Locomotor, Acidentes de Trânsito, Motociclista.