62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
O ORKUT E A NOVA FORMA DE PENSAR E FAZER MARKETING
Mariana Silva Augusto 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
INTRODUÇÃO:
O trabalho proposto a seguir visa estudar a forma como o marketing tem se apropriado das novas mídias, em especial a internet, a fim de compreender melhor as necessidades e percepções do seu público-alvo. Nesse sentido, pode-se dizer que, quando bem utilizado, o marketing digital é um vasto e frutífero campo de trabalho por permitir uma ampla interação entre empresas, produtos e consumidores. A superexposição de dados e produtos e a rapidez do fluxo de informações que a popularização da internet trouxe, transformaram também as formas de comunicação e, conseqüentemente, o modo de fazer marketing. Assim, muitas empresas já têm se apropriado da publicidade-online para fortalecer suas marcas, entender os desejos do consumidor e interagir com ele. Compreender a internet e as mídias virtuais em geral como um novo caminho para a conquista de clientes está transformado - e transformará ainda mais - as próximas ações do marketing no que diz respeito a inovação e interatividade. "A Internet permite a realização de uma campanha global de comunicação por um custo infinitamente mais baixo, sem limite de tempo e espaço" (Rosa Neto, 1998: 96).
METODOLOGIA:
A fim de compreender a internet como uma ferramenta do marketing e analisar de que maneira essa relação se desenvolve, o estudo a seguir sugere a realização de uma pesquisa aprofundada sobre a propaganda e o marketing em um grande site de relacionamento, o Orkut. Sabe-se que as redes sociais têm se mostrado cada vez mais eficientes na propagação rápida de idéias e produtos. As comunidades, ou seja, agrupamentos que se formam por um interesse comum, são uma forma extremamente eficaz de reconhecer os interesses, gostos e percepções de cada grupo. Essa nova realidade tem recebido cada vez mais atenção por parte dos publicitários e marketeiros das grandes empresas. Eles têm se valido da configuração formada pelas redes sociais para conhecer melhor seu público-alvo e atingi-lo de modo certeiro, atendendo cada uma de suas necessidades de forma bem específica. Nesse sentido, a idéia que se estabelece neste trabalho é buscar no Orkut as interferências feitas por parte das grandes empresas no relacionamento entre os usuários, ou seja, como é possível plantar na mente de cada um deles, a lembrança e/ou preferência por certa marca ou produto, se valendo dos gostos e valores que eles mesmos declaram no site.
RESULTADOS:
Após a análise proposta pelo trabalho em questão e o estudo do marketing aliado às novas redes sociais, foi possível perceber que o Orkut é uma grande e poderosa ferramenta na construção de valores e preferências, principalmente na faixa etária de 14 a 18 anos. Esse público jovem, em especial, tem a tendência de assimilar comportamentos e gostos ditados pelo grupo social em que está inserido. As comunidades do site ajudam muito neste processo, já que segmentam ainda mais os agrupamentos, dividindo-os de modo bem específico. Dessa forma, as empresas têm a possibilidade de conhecer mais intimamente o seu cliente em potencial e, mais ainda, conversar e interagir com ele. De posse de informações pessoais e particulares dos usuários, é possível criar e organizar um ajustamento de produto e oferta de modo muito mais eficiente. O Orkut permite, ainda, que se faça um acompanhamento rígido no Pós-transação, recebendo o feed-back necessário do consumidor e criando com ele uma relação de intimidade e fidelidade com a marca.
CONCLUSÃO:
A partir de tudo que foi proposto e discutido, entende-se que as redes sociais apontam para uma nova forma de pensar e fazer marketing. A rapidez e o excesso de informações que a internet disponibiliza e a quantidade de pessoas que tem acesso a ela, provocaram uma grande revolução na publicidade on-line. Há que se tirar proveito dessa facilidade que o mundo virtual trouxe entendendo, porém, os riscos que o acompanham. Apesar da grande massa que aderiu o Orkut e se relaciona através dele, é imprescindível entender que cada ser é único, peculiar e que suas preferências individuais não podem ser de modo algum negligenciadas pelas empresas. Espera-se, então, que os comunicadores usem da interação através da interatividade para se aproximar, entender e satisfazer seus clientes do modo mais pleno possível.
Instituição de Fomento: Universidae Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
Palavras-chave: Orkut, Marketing, Interação.