62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
VISÃO DOS ALUNOS DO IFRN- CAMPUS MACAU SOBRE O TRABALHO DO PSICÓLOGO
Nívia de Araújo Lopes 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN- IFRN
INTRODUÇÃO:
Os Institutos Federais de Educação Tecnológica têm o desafio de construir, em um projeto político-pedagógico único, diversas modalidades de educação: a profissional técnica de nível médio (integrada e subsequente), a superior e a pós-graduação, além da educação à distância, da educação inclusiva e da formação de servidores bem como da comunidade geral. É nesse contexto que o Psicólogo é solicitado a atuar, mas como deve ser a sua prática? O que a instituição espera dele? O que os alunos pensam sobre o seu trabalho? Sabe-se que os debates atuais sobre a Psicologia escolar/educacional concentram esforços para que a atuação desse profissional se liberte do modelo diagnóstico, de intervenções remediativas/individuais e descontextualizadas. Atualmente, discute-se uma atuação multifacetada, mas com marcas uniformes: atuações mais adequadas à realidade brasileira; enfrentamento das questões de aprendizagem; discussão de políticas educacionais e metodologias para uma aprendizagem mais significativa, auxiliando de forma multidisciplinar na intenção de dar conta da complexidade do universo humano. De maneira que o objetivo deste trabalho foi investigar no que se refere a isso, o que o aluno do IFRN, Campus Macau, pensa sobre esse profissional.
METODOLOGIA:
Foram aplicados 254 questionários aos alunos do IFRN, Campus Macau, o que corresponde a 87,8% do corpo discente total (alunos recém chegados) no período da coleta de dados (novembro/2009), formados pelos cursos: Técnico em Recursos Pesqueiros (Educação de jovens e Adultos-EJA e subsequente), Técnico em Química (EJA e subsequente) e Licenciatura em Biologia. Para análise dos dados, dez questionários estavam sem resposta, restando 244 questionários válidos. A coleta de dados foi realizada em uma semana, em sala de aula, no horário regular do aluno, que foi cedido pelo professor que estava em sala no momento. Dentre as perguntas que continham no questionário, apenas uma delas é de interesse deste trabalho, e será descrita a seguir. A mesma foi aberta e escrita, com o seguinte texto: Para você, qual seria o trabalho do Psicólogo no IFRN? Também foi fornecida aos alunos a informação prévia de que o Psicólogo trabalharia na área Educacional. As respostas foram categorizadas, para posteriormente ser realizada uma análise qualitativa dos dados.
RESULTADOS:
As categorias encontradas foram agrupadas da seguinte forma: 1. Trabalhar alunos com distúrbios; 2. Tratamento individual de problemas pessoais; 3. Trabalhar com dificuldades de aprendizagem; 4. Trabalhar com dificuldades e problemas dos alunos; 5. Motivar o aluno; 6. Ajudar no diálogo professor-aluno; 7. Ajudar no diálogo aluno-aluno; 8. Exercer um papel conscientizador e esclarecedor; 9. Buscar entender o aluno; 10. Promover o desenvolvimento de habilidades. 33 repostas não puderam ser categorizadas, sendo 13,3% das respostas válidas. Algumas respostas foram acomodadas em duas categorias. A maior concentração de respostas foram nas categorias 3(17%) e 4(25,8%). Em seguida, a resposta 2, com 8,5%, seguida das respostas: 8 (8,1%); 5 (6,4%) ; 10 (6%); 1(5,3%); 9 (3,6%) ; 6 (3,2%); e 7 (2,8%). Juntaram-se as categorias em dois grupos: Grupo A (1 a 4), ligado a uma abordagem diagnóstica/individualizada/centrada no problema, percebe-se que este grupo corresponde a 56,6% das respostas; e Grupo B (5 a 10) voltado para o enfrentamento/coletivo/centrado no desenvolvimento, correspondendo a 30,1% do total. Os dados mostram uma visão predominante de um profissional ligado a tratar dificuldades, que são depositadas no indivíduo (aluno), em que se buscam corrigir problemas individuais.
CONCLUSÃO:
Percebe-se que as discussões sobre a atuação do Psicólogo Escolar/educacional têm avançado no sentido de valorizar uma prática contextualizada e que não coloque apenas um sujeito como centro das dificuldades que surgem. Enfatiza-se uma prática baseada na ampliação de habilidades, de espaços de escuta e discussão. O IFRN tem, em seu Projeto político-pedagógico, diretrizes que estão de acordo com a visão ampliada de atuação do Psicólogo: formação de profissionais críticos-reflexivos, compromisso social, trabalho interdisciplinar, dentre outros. Mas o que se observa é que, para os alunos recém chegados, predomina uma visão de um profissional baseado em técnicas tradicionais (individual/diagnóstica) e atuação prioritariamente curativa, o que provavelmente esta atrelada a uma visão tradicional sobre educação. Há tendências de reconhecimento por parte dos alunos, de trabalhos voltados para uma prática mais reflexiva e contextualizada, colocando o psicólogo como um mediador de relações, conscientizador e motivador do processo de aprendizagem, podendo atuar para desenvolver habilidades no aluno necessárias para a sua formação. Cabe a cada profissional, em seu local de atuação, promover essas práticas e conscientizar sobre uma atuação mais significativa para o contexto educacional.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFRN Campus Macau
Palavras-chave: Atuação profissional, Educação Profissional, Novas Práticas.