62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A IMPORTÂNCIA DO ENFOQUE INTERDISCIPLINAR NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Raul Xavier de Macedo Neto 1
Lindemberg Cosme de Oliveira 1
Rogério Justino da Silva 1
1. Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
INTRODUÇÃO:

Um dos objetivos essências da educação ambiental é permitir que os alunos identifiquem os problemas relacionados a presença antrópica no ambiente, tornando-os aptos para buscarem as soluções mais adequadas aos impactos da sociedade contemporânea no meio natural. Para obter uma visão mais abrangente e completa dos problemas e das alternativas de solução que a educação ambiental (EA) exige, faz-se necessário a inserção da interdisciplinaridade na prática pedagógica. O enfoque interdisciplinar preconiza a ação conjunta das diversas disciplinas em torno de temas específicos. Porém na maior parte das escolas de ensino fundamental e médio o meio ambiente é estudado de forma dividida. A organização do conhecimento acontece através das disciplinas que abordam os elementos de forma parcial, resultando numa concepção parcial de mundo, contexto que dificulta a formulação de uma proposta geral de ensino, resultando numa mera repetição de conteúdos. A visão Interdisciplinar pode oferecer opções mais adequadas e eficazes. Um bom exemplo é insistir na eficácia do meio como estratégia de aprendizagem. Educar para o Meio significa ver a natureza com um novo olhar.

METODOLOGIA:

A pesquisa busca analisar de que forma a interdisciplinaridade vem sendo trabalhada nas práticas pedagógicas relacionadas ao contexto ambiental. Busca verificar, também, o grau de envolvimento dos educadores na aplicação da interdisciplinaridade em suas praticas de EA. Para tanto a partir da revisão bibliográfica que serviu de base para o delineamento da pesquisa, foram aplicados dois tipos de questionários - um direcionado aos gestores de sete unidades de ensino fundamental e médio da rede pública e privada da Região Metropolitana do Recife, outro direcionado aos professores de diferentes disciplinas que manifestaram interesse em realizar atividades interdisciplinares. Por fim, foram realizados diversas avaliações da estrutura do currículo escolar com a finalidade de coletar informações acerca do perfil curricular dos sete estabelecimentos de ensino pesquisados, e verificar se existe descompasso entre o que recomenda a Política Nacional de Educação Ambiental e o projeto Político Pedagógico.     

RESULTADOS:

Sendo a interdisciplinaridade um dos propósitos da educação ambiental, observa-se que esta prática é pouco utilizada no âmbito da escola, pois os conteúdos são trabalhados de forma fragmentada e seguem a determinação do currículo escolar, que por sua vez não favorece a pratica interdisciplinar tornando um empecilho ao desenvolvimento dos programas de educação ambiental. Nas respostas dos administradores das unidades de ensino ficou claro que há falta de vontade em realizar a implantação de atividades interdisciplinares nos programas de EA, apesar dos gestores não negarem a importância da interdisciplinaridade. A Política de Educação Ambiental brasileira determina o desenvolvimento do enfoque interdisciplinar em todos os níveis de ensino formal. Entretanto as escolas pesquisadas não têm organizado e implantado um projeto político pedagógico de educação ambiental. Nas respostas dos educadores ficou evidente que a maior parte sente grande necessidade em realizar atividades interdisciplinares. Entretanto há falta de materiais e equipamentos didáticos que possibilitam a aplicação de aulas mais dinâmicas permitindo o desenvolvimento da EA na educação formal.  

CONCLUSÃO:

Ficou evidente que a falta de incentivo, na maior parte das escolas, dificulta o aperfeiçoamento das atividades proposta pelo professor, impedindo que o processo ensino-aprendizagem se torne mais dinâmico. A construção da cidadania ambiental, através do enfoque interdisciplinar, só pode ser alcançado por meio de um esforço contínuo envolvendo vários setores da sociedade civil e política, não cabe apenas a professores e alunos a discussão e a problemática dos resultados oriundos da prática ambiental. Assim as práticas interdisciplinares de educação ambiental tornam-se relevantes uma vez que possibilita a construção de conhecimento diversificado sobre o meio natural e social contribuindo na criação de valores indispensáveis para a formação da cidadania. A educação ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, onde todas as disciplinas trabalham interligando todos os fenômenos da natureza e deve passar para o aluno a visão de um sistema.   

Palavras-chave: Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Unidades de Ensino.