62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
EXPERIMENTOS EM LABORATÓRIO E FÓRUM VIRTUAL: UMA PROPOSTA INTEGRADORA PARA O PROEJA
Nilcimar dos Santos Souza 1
Marília Paixão Linhares 1
1. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF
INTRODUÇÃO:
As valorosas contribuições que a experimentação em sala de aula pode trazer ao processo educativo formaram um quase consenso quanto ao fato de a experimentação despertar forte interesse entre alunos em diversos níveis de escolorazição, além de possuir um caráter motivador, lúdico e essencialmente vinculado aos sentidos.
Os fóruns de discussão já se tornaram frequentes em diversos sítios da internet que têm o objetivo de promover o debate entre seus usuários acerca de temas diversos. Devido sua condução assíncrona e online, os fóruns de discussão vem ganhando espaço também no contexto escolar.
O presente estudo foi realizado durante execução do projeto de pesquisa "Educando Jovens e Adultos para Ciências com Tecnologias de Informação e Comunicação" aprovado no edital PROEJA-CAPES/SETEC nº 03/2006 e visa estabelecer relações entre o laboratório de ciências e o fórum de discussões do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).
O ponto de partida da articulação entre os dois ambientes, o virtual e o presencial, foi o modelo problematizador, crítico e questionador de pedagogia defendida por Paulo Freire.
O trabalho foi realizado em turma de oito alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF), do curso de eletrônica integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA (PROEJA).
METODOLOGIA:
Na proposta, os conteúdos trabalhados eram relacionados às pilhas e baterias, iniciando o estudo da eletroquímica, conteúdo diretamente relacionado ao perfil do grupo. A articulação entre o fórum do EVA e as ações em laboratório foi fundamentada em um modelo de ensino calcado na dialogicidade e problematização e estruturada em momentos pedagógicos (MP). Todos os MP se deram a partir de um problema prático ou teórico:
Problematização inicial: Realizado em laboratório a reação eletroquímica entre manganês (VII) e zinco metálico, gerando corrente elétrica suficiente para acender um LED vermelho.
Organização do conhecimento: Aberto tema de discussão no fórum a partir das falas das dos alunos na problematização inicial.
Aplicação do conhecimento: Realizado em laboratório a reações eletroquímica entre manganês (VII) e magnésio metálico, gerando corrente elétrica suficiente para acender LEDs de diversas cores.
Os instrumentos de coleta de dados foram os textos dos estudantes nos três MP e observações do professor. Os textos dos estudantes no primeiro e terceiro MP foram as anotações de sala de aula. No segundo MP, foi a discussão no Fórum, registrada no banco de dados do EVA. Os textos foram analisados através de Análise de Conteúdo.
RESULTADOS:
A análise de conteúdo adotada segue um processo que envolve três etapas: i) pré-análise; ii) Exploração do material (codificação); e iii) Tratamento dos resultados (inferência e interpretação). A análise dos textos no primeiro MP indicou que grande parte dos estudantes compreendia que a energia elétrica era armazenada nas pilhas. Ninguém indicou que era produzida através de reações. Esta concepção, que parte do senso comum, balizou o tema criado no fórum do EVA: "De onde vem a energia das pilhas?". Na discussão, todos contribuíram gerando 23 mensagens de texto. A análise dos textos do Fórum indicou que todos demonstraram avanços conceituais, compreendendo as reações eletroquímicas como fonte da energia elétrica de uma pilha ou bateria, abandonando a ideia inicial. A apropriação de conhecimento foi demonstrada no terceiro MP, quando trouxeram mais elementos em suas explicações para as novas atividades experimentais executadas.
Das observações do professor verifica-se que alunos participativos no ambiente de aprendizagem presencial não atuaram com a mesma facilidade no ambiente virtual. Porém, o oposto foi verificado com alunos pouco participativos e assíduos no ambiente presencial, mas que contribuíram de forma ativa no ambiente virtual.
CONCLUSÃO:
De forma geral, foi observado interesse de todos pela proposta, desejo de continuar trabalhando neste modelo de ensino e avanços conceituais de todos. Os estudantes aprovaram a integração entre os ambientes de aprendizagem, como mostra o depoimento de um aluno depositado em uma das ferramentas do EVA: "Esse projeto EVA fez muito bem para mim, pois antes eu era meio preguiçosa para esse negócio de pesquisa e hoje eu gosto de pesquisar, gosto de saber mais sobre as coisas, e dizer para os outros, para meus colegas etc. Passei a ter mais interesse em estudar, ler livros, dar importância ao que leio ou aprendo foi muito bom para mim, obrigada professores".
A estruturação do estudo das transformações químicas em pilhas e baterias nos momentos pedagógicos permitiu estabelecer relações entre o ensino das disciplinas ditas básicas com as disciplinas ditas técnicas, esta é uma necessidade no PROEJA, que nasceu sob a égide da integração da educação básica com a educação profissional. E apontou para a importância de atividades didáticas, que incentivam a interação entre os participantes e motivam a busca por novos conhecimentos fazerem parte do cotidiano das salas de aula, pois proporcionam a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Experimentação problematizadora, Fórum virtual, PROEJA.