62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
COMPORTAMENTO DE UMA POPULAÇÃO DE Bowdichia nítida Spruce ex Benth.(SUCUPIRA AMARELA), EM CLAREIRAS DA EXPLORAÇÃO SELETIVA DE UMA FLORESTA TROPICAL NO MUNICÍPIO DE MOJU-PA.
Sabrina Benmuyal Vieira 1
Larissa Corrêa Lopes Quadros 1
khrisna Raphaela Moraes da Silva 1
Suellen Damasceno Wanzeler 1
Fernando Cristóvam da Silva Jardim 2
1. Graduandas de Engº Florestal - Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
2. Prof. Dr./Orientador - Instituto de Ciências Agrárias - UFRA
INTRODUÇÃO:
O estudo da dinâmica das florestas tropicais torna-se imprescindível como suporte para a tomada de decisões na escolha do melhor sistema silvicultural para regenerar a floresta, sendo o desenvolvimento dessa regeneração a base para a manutenção da composição florística e estruturas florestais. O processo de regeneração é estimulado, principalmente, pelo aumento da intensidade luminosa após a formação de uma clareira, ficando evidente a influência da luz no comportamento da vegetação. Este estudo pretende contribuir para o conhecimento da dinâmica da floresta tropical através da avaliação do crescimento diamétrico de Bowdichia nítida Spruce ex Benth., em floresta de terra firme explorada seletivamente.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em uma área de 200 ha, na Estação experimental da Embrapa-Amazônia Oriental, município de Moju-Pará, onde foram selecionadas nove clareiras provenientes da exploração, com tamanho entre 231m² e 748m². Em cada clareira foram instaladas faixas de 10mx50m, nas direções norte, sul, leste e oeste a partir da borda para o interior da floresta. Cada faixa foi dividida em parcelas quadradas de 10m de lado, que foram numeradas de 1 a 5, a partir da borda e nas quais foram medidos os indivíduos com DAP≥5cm. Dentro das parcelas 1, 3 e 5 foram instaladas sub-parcelas quadradas de 2m de lado, nas quais foram medidos todos os indivíduos com altura total ≥ 10cm e DAP≤5cm. A primeira medição foi realizada 1998, após exploração madeireira seletiva, e a última em 2007. Para analisar o processo dinâmico da regeneração natural utilizou-se a expressão matemática denominada Taxa de Regeneração Natural (Tr), que exprime em percentagem a razão entre a abundancia absoluta final, resultante do processo dinâmico de regeneração natural e a abundancia absoluta no inicio do estudo. O crescimento diamétrico foi avaliado através do incremento médio anual que é a diferença entre o DAP da última medição e o DAP da primeira medição, durante nove anos de monitoramento.
RESULTADOS:
O resultado encontrado em nove anos de monitoramento demonstra que a população de Bowdichia nítida Spruce ex Benth apresenta uma Taxa de regeneração (Tr) de 0%. Na primeira medição havia apenas um indivíduo dessa espécie. Ao longo do monitoramento houve ingresso de 26 indivíduos, entretanto, na última medição, só restou um. Isso demonstra que a população da espécie está em típico equilíbrio dinâmico, onde a mortalidade é compensada pelo ingresso. O crescimento diamétrico da espécie foi de 0,44 cm ao ano.
CONCLUSÃO:
A taxa de regeneração de Bowdichia nítida Spruce ex Benth foi de 0%, indicando o equilíbrio dinâmico da população em nove anos de monitoramento. É uma espécie de crescimento diamétrico mediano para os padrões das espécies da floresta tropical.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Dinâmica florestal, Regeneração natural, Crescimento diamétrico.