62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO, COM AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS EM UM PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR.
Carla Beatriz Kunzler Hosda 1
Caroline Leonhardt Romanowski 1
Letícia Fleig Dal Forno 1
Soraia Napoleão Freitas 1
1. Universidade Federal de Santa Maria
INTRODUÇÃO:
Conforme a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), que vem sendo implantada nas escolas, os alunos com altas habilidades/superdotação necessitam de estimulação para o desenvolvimento de suas habilidades. O presente trabalho tem por objetivo debater a respeito da estimulação das inteligências múltiplas (GARDNER, 1994), no trabalho desenvolvido com os alunos que participam das atividades do Tipo I do projeto de extensão "PIT - Programa de Incentivo ao Talento", da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Tem-se intenção também de discutir sobre programas de enriquecimento escolar e a importância de se trabalhar considerando as múltiplas inteligências. O referido projeto trabalha com o enriquecimento escolar de alunos com características de altas habilidades/superdotação, e ocorre no município de Santa Maria/RS. Para este debate utilizar-se-á referenciais teóricos como Gardner (1994) e Renzulli (2004). Este artigo parte das experiências vivenciadas como participantes do referido projeto, e tem como metodologia relacionar a teoria com a pratica da pesquisa a respeito da problemática citada anteriormente, relacionando estas com a prática das atividades do Tipo I realizadas no projeto de extensão.
METODOLOGIA:
Este trabalho de pesquisa foi realizado, partindo das vivencias ocorridas no Programa de enriquecimento escolar referido acima, relacionando assim o vivenciado com as bibliografias estudas no projeto de pesquisa, os sujeitos observados, são alunos do tipo I, participantes deste programa. E possuem idades entre seis a dez anos, identificados nas escolas públicas e privadas, pelo projeto de pesquisa "Da identificação a orientação de alunos com características de altas habilidades", como possuindo características de altas habilidades/ superdotação. A metodologia a ser utilizada no Programa de Enriquecimento Escolar, visa atender alunos com características de altas habilidades/superdotação através do Modelo de Enriquecimento Escolar, resultante do trabalho pioneiro do educador norte-americado Joseph Renzulli (RENZULLI & REIS, 2000). Entre as estratégias de enriquecimento propostas neste modelo, destaca-se o portfolio do talento total e o modelo triádico de enriquecimento. A utilização do modelo triádico sugere a implementação de atividades de enriquecimento de três tipos: atividades do Tipo I, atividades do Tipo II e atividades do Tipo III. As atividades do tipo I as quais se destacam por atividade introdutória e explanatória, serão maiores elucidadas neste trabalho.
RESULTADOS:
Utilizaremos o exemplo de duas atividades propostas no tipo I, que é uma fase de atendimento do enriquecimento escolar descrito por Renzulli (2004), foram desenvolvidas as atividades de construção de uma história em quadrinhos e também a confecção em grupo de um terrário. Os objetivos da atividade de construção da história em quadrinhos eram desenvolver a inteligência lingüística e a inteligência intrapessoal. Ao final da história tinha-se como meta desenvolver a inteligência interpessoal, com a apresentação verbal das histórias para os demais colegas. A confecção do terrário teve como objetivo desenvolver a inteligência naturalista. Os alunos também observavam e descreviam os materiais utilizados, nesse relatório a inteligência lingüística foi salientada. Pode-se evidenciar ao longo das atividades propostas que os objetivos de desenvolver certos tipos de inteligências se ampliavam, despertando assim, outras inteligências. O envolvimento dos alunos, a motivação em relação às atividades é um aspecto que merece destaque, pois essas inteligências serão desenvolvidas com maior facilidade se os alunos tiverem interesse nos temas trabalhados. Colocando os alunos em contato com uma ampla variedade de áreas de conhecimento, pode-se identificar os seus interesse.
CONCLUSÃO:
Essa investigação demonstra a relação que há entre as fases do projeto, e irá ajudar a orientar as atividades do tipo II, que, objetiva desenvolver habilidades mais específicas.Outro aspecto que se pode salientar é que o aluno com características de altas habilidades poderá destacar-se em uma ou mais inteligências. Neste sentido, geralmente esses alunos tem habilidades e interesses em alguma determinada área. Além disso, acredita-se ser importante destacar que na realização destas atividades propostas para o tipo I, demonstram com maior clareza suas características de altas habilidades (Renzulli, 2004), sua criatividade, envolvimento com a tarefa e capacidade superior, em determinada área do conhecimento, e assim a equipe executora do projeto também pode acompanhar o desenvolvimento destes alunos. Assim, enfatiza-se a importância das escolas estabelecerem parcerias com instituições de Ensino Superior e com projetos de extensão, a fim de aperfeiçoar o atendimento que pode ser oferecido a estes alunos. Isso em função não só identificar os alunos com características de altas habilidades/superdotação, como também encaminhá-los para um programa de enriquecimento escolar, o qual além de valorizar as suas área de interesse e suas habilidade irá explora e estimula outras inteligências.
Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação, Programa de enriquecimento, Inteligências múltiplas.