62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
CONHECENDO AS PAISAGENS DA CIDADE DE RECIFE ATRAVÉS DOS CAMINHOS DO COLETIVO DA LINHA DOIS IRMAOS/RUI BARBOSA
Igor Fernando Marques de Almeida 1, 2, 3
Maria das Neves Medeiros de Melo 1, 2, 4
Bárbara de Arruda Cavalcanti 1, 2
Dannilo Carneiro Lima 1, 2
Carlos Eduardo Calado Gomes Adrião 1, 2
Aldemir Dantas Barboza 1, 2, 5
1. Departamento de Ciências Geográficas - DCG
2. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
3. Programa de Educação Tutorial - PET
4. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
5. Professora Adjunta do DCG da UFPE
INTRODUÇÃO:

Milhares de pessoas usam o transporte coletivo em Recife/PE todos os dias. A correria do cotidiano, o fato de quase sempre os ônibus estarem lotados, a falta de manutenção do bem público, a violência e a desconfiança fazem com que estas percam completamente o interesse de olhar os lugares que estão passando. O objetivo principal desse trabalho é explorar as formas possíveis de conscientização e estímulo para que as pessoas comecem a perceber o que se passa pela janela do ônibus enquanto seguem para o seu lugar de destino, bem como mostrar que lugares são esses e instigar a sua curiosidade para que venham a conhecê-los. Para servir de palco para o trabalho foi escolhido o ônibus da linha "Dois Irmãos/Rui Barbosa", tendo em vista os lugares por quais ele passa como por exemplo: o Horto de Dois Irmãos, a Fundação Gilberto Freyre, o Parque da Jaqueira, a Ponte Princesa Isabel, a Praça da República, o Passo Alfândega, o Marco Zero, a Rua do Bom Jesus,  a Ponte Conde Maurício de Nassau, o Forte do Brum, dentre outros. Todos esses lugares são marcos da cultura e do turismo da cidade do Recife e a expectativa foi de que os usuários se sentissem inclinados a conhecer esses lugares.

METODOLOGIA:
Primeiramente, foi feito um levantamento do itinerário do ônibus da linha "Dois Irmãos/Rui Barbosa" com a Prefeitura do Recife e com a "Grande Recife Transportes", antiga EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), para se identificar os principais pontos históricos-culturais de interesse turístico da cidade do Recife. Depois de constatadas as potencialidades e as riquezas dos locais que o ônibus trilha ao longo de seu percurso, foram feitas entrevistas informais com usuários e profissionais ligados à atividade acerca da importância do patrimônio da cidade. A partir daí, iniciou-se a elaboração dos procedimentos de execução da ação. Para tanto, foram empregadas mini-palestras feitas no interior do ônibus apontando para os lugares mais interessantes histórica, cultural e turisticamente de conhecer e contando suas histórias. Além disso, informou-se e conscientizou-se as pessoas a não depredarem o bem que utilizam por meio de vídeos e blocos de papel reciclado contendo informações de apoio a preservação do seu meio de transporte, respeito ao motorista e até mesmo a distribuição de sacos de lixo pelas poltronas do ônibus.
RESULTADOS:

Depois de concluído o levantamento do itinerário do ônibus, o estudo dos pontos turísticos-históricos-culturais da cidade do Recife e organizados os resultados das entrevistas informais com usuários e profissionais ligados à atividade, constatou-se que a existência e a importância desses pontos não são amplamente conhecidas pelos moradores da cidade. Por isso, o material utilizado para a ação realizada no interior do ônibus deu destaque ao ambiente patrimonial do Recife. O vídeo, as dinâmicas de educação ambiental através de cartazes com blocos de papel recicláveis e as palestras ministradas no interior do ônibus foram de suma importância para se chegar a resultados considerados satisfatórios pela participação e interesse demonstrado pelo público alvo. À medida que os passageiros desciam do ônibus, levavam consigo todo o lixo que produziam e, em sua maioria, perguntavam o que poderiam visitar próximo a sua parada de ônibus. Destaca-se ainda que os passageiros à medida que desciam do coletivo levavam consigo todo o lixo que produziam e perguntavam o que poderiam visitar próximo ao seu ponto de parada. Desse modo, conclue-se que as atividades de pesquisa e extensão realizadas alcançaram seus objetivos.

CONCLUSÃO:

Preservar e conhecer os lugares da cidade em que vivemos é uma tarefa de todos, bem como zelar pelo transporte que utilizamos todos os dias para nos locomover, visto que o bem-estar dos usuários do transporte público durante o trajeto que fazem ao seu local de destino é algo de suma importância. Com essa ação de educação ambiental, despertou-se nas pessoas a vontade de conhecer os caminhos que trilham usando o transporte público e gastando apenas o preço de uma passagem tipo A (R$ 1,85). Conhecer a riqueza e o patrimônio da cidade através de uma rota de ônibus cotidiana é algo não comum, por isso esse trabalho foi desenvolvido e gerou frutos tão positivos. Conscientizar de dar importância e de cuidar do patrimônio da cidade em que se vive em um país no qual a educação básica pública não é de boa qualidade é tarefa difícil. Assim, a ação de educação ambiental em questão veio somar as práticas educativas direcionadas a grande massa populacional, uma maneira interessante de lutar contra o esquecimento da história e da cultura da cidade Recife, como também fazer repensar algumas práticas que ferem o bem-estar dos usuários do transporte público.

Instituição de Fomento: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Recife, Educação Ambiental, Transporte Público.