62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
LACTATO DESIDROGENASE URINÁRIA E SUA CORRELAÇÃO COM A HEMATÚRIA EM AMOSTRAS DA PRIMEIRA URINA DA MANHÃ.
Juliana Rafaela Granjeiro Rêgo 1
Aldilane Gonçalves da Fonseca 1
João Inácio Lopes Batista 1
Rodrigo Pimenta Carlos de Sales 1
Tereza Neuma de Souza Brito 2
1. Laboratório Integrado de Análises Clínicas e Uroanálise - DACT - UFRN
2. Prof. Ms./Orientadora - Depto. Análises Clínicas e Toxicológicas - CCS - UFRN
INTRODUÇÃO:
A lactato desidrogenase (LD) é uma enzima da classe das oxidorredutases que na presença da coenzima NAD+, catalisa a oxidação reversível do lactato a piruvato. Dentre os componentes das hemácias, a lactato desidrogenase esta presente de maneira significativa. As elevações da sua atividade na urina atingem cerca de três a seis vezes os valores de referência quando associadas à glomerulonefrite crônica, lúpus eritematoso sistêmico, nefroesclerose diabética, câncer de bexiga e rim, podendo aumentar também em casos de mononucleose, isquemia cardíaca, anemia megaloblástica, entre outros. A determinação da lactato desidrogenase na urina pode sofrer interferência de inibidores como a uréia, pequenos peptídeos e de possíveis inativações da enzima sob condições de pH adversos na urina. Considerando a presença da enzima nos eritrócitos o presente trabalho teve como objetivo avaliar a atividade da enzima e correlacioná-la com a presença ou não de hematúria em amostras da primeira urina da manhã.
METODOLOGIA:
Foram analisadas 31 amostras da primeira urina da manhã coletadas em frasco limpo e seco e que inicialmente foi realizada a analise do sumário de urina com sedimentoscopia. O sumário de urina foi realizado seguindo o protocolo operacional padrão do Laboratório da Disciplina Uroanálise do Departamento de Análises Clínicas - UFRN, e o sedimento foi descrito de acordo com a padronização baseada na norma da ABNT. A dosagem da lactato desidrogenase foi realizada utilizando o kit da Human do Brasil (LDH liqui UV-SCE mod) com metodologia cinética no qual foi medido a atividade da enzima em aparelho semi-automatizado (RA-50). Considerando que a estabilidade da enzima, na urina, é de 24h a 4°C, a analise foi realizada no tempo ideal para que não houvesse a diminuição da atividade enzimática e conseqüentemente valores incorretos.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que das amostras analisadas, 35,50% apresentavam hematúria, em sua maioria 1+ na tira reativa, com uma média de 6,0 ± 7,5 hemácias por campo (400X). Os resultados da atividade da lactato desidrogenase mostraram-se dentro dos valores de referencia para urina (42 a 98 U/L) e apresentaram mediana de 26,50 U/L (Q25:13,25U/L; Q75:56,5U/L). A correlação de Pearson calculada entre os valores de atividade da lactato desidrogenase e a hematúria mostrou-se fraca (r=0,2). Os valores de pH foram também observados, os quais se mantiveram entre 5 e 6 na maioria das amostras. A determinação da atividade da lactado desidrogenase na urina já é encontrada na literatura desde muito tempo por a sua atividade mostrar uma boa correlação com a proteinúria. Sabe-se que essa enzima é um marcador de hemólise por ela existir em uma grande concentração nas hemácias e como ela indica a lesão tecidual, espera-se que na urina de pacientes com hematúria sua atividade possa se apresentar aumentada, porém existem alguns trabalhos, realizados anteriormente, nos quais os autores concluíram que essa enzima não é um bom marcador de ruptura celular no trato genitourinário.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho permite concluir que nas amostras analisadas a atividade da enzima mostrou-se dentro dos valores de referencia, apesar da hematúria discreta e que a correlação entre a atividade da enzima e o número de hemácias por campo é fraca (r=0,2).
Palavras-chave: lactato desidrogenase, hematúria, urina.