62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres Urbanos
JARDIM UNIVERSAL PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UM PROJETO DE ESPAÇO LIVRE PARA A INCLUSÃO SOCIAL
Marcio Thomasi da Silva 1
Patrícia Schappo 1
Vera Helena Moro Bins Ely 2
Juliana Castro Souza 3
1. Bolsista PET Arquitetura e Urbanismo - Depto. de Arquitetura e Urbanismo - UFSC
2. Profa. Dra. / Orientadora - Depto. de Arquitetura e Urbanismo - UFSC
3. Jardins e Afins Ltda.
INTRODUÇÃO:
Os espaços livres existentes no campus da UFSC são pouco qualificados. Sua maioria é caracterizada como áreas residuais sem tratamento paisagístico e, as praças existentes são pouco utilizadas pelos universitários, docentes e servidores devido à falta de manutenção. Coube ao Grupo PET Arquitetura e Urbanismo, após a realização da pesquisa "Desenho Universal Aplicado ao Paisagismo", colocar em prática as diretrizes dela resultantes no projeto de um espaço livre adequado a todas as pessoas, independente de qualquer deficiência. A oportunidade surge do convite da reitoria para a reforma de uma praça central do campus atualmente subutilizada pela ausência de manutenção e de atrativos que cativem os usuários a permanecerem no local. Nasce então o projeto do "Jardim Universal para a UFSC", agregando à filosofia do Desenho Universal, as soluções utilizadas nos Jardins Sensoriais para o estímulo dos sentidos.
METODOLOGIA:
O lançamento do partido geral exigiu estudos sobre os condicionantes do local. Visitas exploratórias avaliaram: os principais fluxos (identificando quais as rotas mais visadas para a passagem); o levantamento da vegetação existente (quantificando e qualificando as espécies presentes na praça atual) e o estudo dos usos das edificações do entorno da praça (que além de identificar as atividades realizadas nas edificações também permitiram a descoberta de projetos para novas construções e reformas nos edifícios existentes). Entrevistas com os usuários confirmaram constatações já feitas pelos pesquisadores nas visitas exploratórias a respeito da dinâmica do espaço. Após o lançamento do partido, outros estudos se fizeram necessários para a melhor adequação dos espaços de permanência às condições climáticas locais, e para a escolha de espécies vegetais e de materiais a serem introduzidos no espaço. Foram feitas então simulações gráficas, permitindo identificar a projeção de sombras na área da praça, e a classificação tanto das espécies vegetais quanto dos tipos de piso a serem utilizados no projeto.
RESULTADOS:
O projeto final é resultado da junção de dois objetivos: requalificar um espaço deteriorado pouco utilizado e incluir os diferentes usuários por meio dos princípios do Desenho Universal, proporcionando um espaço livre democrático. A praça caracteriza-se pela existência de um lago que é o principal atrativo do local. Para valorizá-lo, foram criadas duas áreas: uma grande mancha verde onde há um caminho sensorial que possibilita o estímulo dos sentidos (a audição, o olfato, a visão, o paladar e o tato) e uma área reticulada, formada por pequenos canteiros com árvores rodeados por bancos e mesas, a fim de permitir a convivência e a contemplação. As espécies vegetais utilizadas oferecem uma variabilidade de estímulos. Foram escolhidas pelas suas características principais como a floração intensa, a frutificação e a emissão de odores, possibilitando um leque de informações que auxiliam na identificação de diferentes ambientes dentro da praça, facilitando a orientação e o deslocamento. O piso escolhido para a pavimentação do espaço foi o intertravado, que possui vantagens como: regularidade das superfícies (diminuindo o esforço no transitar), baixo custo e fácil manutenção.
CONCLUSÃO:
Faz-se necessária a total compreensão por parte da sociedade da importância da igualdade de direitos dos cidadãos. A criação de novas leis e normas, nos últimos tempos, ilustra a crescente preocupação com a inclusão social de todos independente de suas restrições A. conscientização quanto a este tema, no entanto, ainda é prematura e incompleta, levando à ausência de projetos arquitetônicos inclusivos que garantam o acesso de todos. Para a Universidade Federal de Santa Catarina, uma instituição democrática, que tem como princípio utilizar o conhecimento na formação de uma sociedade mais justa, a criação de um projeto de Desenho Universal para um espaço livre e público, e a sua posterior implantação, é a materialização dos ideais que prega, dando exemplo de postura frente às necessidades individuais dos cidadãos, garantindo o direito de liberdade do ser humano. Considera-se que o resultado final do projeto "Jardim Universal para a UFSC" é adequado e coerente com as intenções propostas, de construir um espaço agradável e inclusivo, de uso o mais independente e simples possível.
Instituição de Fomento: Programa de Educação Tutorial - PET Arquitetura e Urbanismo/UFSC - SeSu/Mec
Palavras-chave: Inclusão Social, Desenho Universal, Universidade Federal de Santa Catarina.