62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DIFERENTES RESPOSTAS À APRESENTAÇÃO DE MALETAS DA EXPERIMENTOTECA
Izaac Damasceno Pequeno 1
Maria de Fátima da Silva Nascimento 2
Roger Fazollo da Silva 3
Marcos Antonio Pinto Ribeiro 4
Carlos Wagner Costa Araújo 5
Shirley Sá de Carvalho 6
1. Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental - ECC/UNIVASF
2. Graduanda em Ciências da Natureza - ECC/UNIVASF
3. Biólogo do Espaço de Ciência e Cultura - ECC/UNIVASF
4. Assessor Científico do Espaço de Ciência e Cultura - UNIVASF
5. Orientador - Espaço de Ciência e Cultura - ECC/UNIVASF
6. Graduando em Administração - ECC/UNIVASF
INTRODUÇÃO:
A região Nordeste, apesar do progresso nos últimos anos, precisa ainda avançar no que diz respeito à popularização da ciência. Na região do Vale do São Francisco, o Espaço de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco - ECC/UNIVASF desenvolve uma série de encontros para intercâmbio, divulgação e popularização da ciência. Neste âmbito tem-se atingido variados públicos de diferentes classes, escolaridades e idades. Um instrumento utilizado para essas atividades é a apresentação de oficinas, onde são abordados diferentes assuntos de ciências. As atividades têm como objetivo promover uma maior aprendizagem de conteúdos teóricos, através da abordagem prática de assuntos ministrados em salas de aula; estimular o público ao desenvolvimento de pensamentos investigativos e popularizar temas de interesses e aplicações do cotidiano. Com isso, buscou-se neste estudo avaliar as diferentes respostas do público à apresentação de duas maletas da experimentoteca do Espaço de Ciência e Cultura da UNIVASF.
METODOLOGIA:
A apresentação das oficinas foi realizada através de duas maletas da EXPERIMENTOTECA do ECC. A EXPERIMENTOTECA é um acervo de maletas, nas mais diversas áreas e assuntos de ciências, constituídas de manuais, insumos e materiais que possibilitam o desenvolvimento das atividades. Foram desenvolvidas oficinas no Assentamento São Francisco, no município de Sobradinho, na Bahia; no Núcleo Municipal de Estudos das Ciências-NUMEC, situado no colégio CAIC, no município de Petrolina, em Pernambuco e na própria sede do ECC, também em Petrolina. As oficinas ministradas foram Metabolismo de Plantas e Permeabilidade dos Solos. Tendo apenas como regra, o estímulo ao desenvolvimento da capacidade de raciocínio de cada participante da oficina. As oficinas foram todas desenvolvidas pelos participantes tendo apenas o acompanhamento do monitor. Tiveram duração média de uma hora, com no máximo 10 pessoas, de forma a possibilitar a participação e interação de todos. A análise foi feita por meio de observação direta.
RESULTADOS:
As oficinas apresentaram resultados bastante diferentes. A oficina desenvolvida na sede do ECC teve como participantes, adolescentes do Colégio Dom Bosco do município de Petrolina. Esses alunos apresentaram uma boa compreensão dos assuntos tratados, só que não entenderam a real intenção do desenvolvimento da oficina, uma vez que, ficaram preocupados com respostas sem demonstrar preocupação em respondê-las através dos experimentos. Diferentemente, os jovens do Assentamento São Francisco, participantes do Movimento dos Sem Terra, tiveram um maior comprometimento com o desenvolvimento das atividades, apresentando apenas limitações teóricas, visto que muitos deles não freqüentam a escola formal e estão vinculados ao mercado de trabalho. A oficina apresentada no colégio CAIC de Petrolina foi destinada à formação de professores da rede pública de ensino do município, na aplicação desta, como esperado, foi visto um maior comprometimento por parte dos participantes e uma mente mais investigativa, onde foi realizado experimento fora do roteiro com vista a responder novas indagações.
CONCLUSÃO:
O resultado da apresentação das oficinas foi altamente proveitoso, uma vez que, os temas foram satisfatoriamente abordados, houve uma participação ativa de todos participantes, o modelo da apresentação e experimentação foi adequado. Além disso foi possível fazer uma ligação com problemas e situação da região e os temas abordados despertaram o interesse dos participantes.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Vale do São Francisco
Palavras-chave: Experimentoteca , Divulgação da ciência , Oficinas.