62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
TRANSINFO: UM APLICATIVO PARA AUXILIAR MOTORISTAS COM INFORMAÇÕES SOBRE O TRÂNSITO LOCAL INTEGRANDO TECNOLOGIAS OPEN SOURCE
Gisele Aguiar de Macedo 1
Heitor Carlos Rodrigues Repolho 2
Paulo Renato de Barros Mendonça 3
Orlewilson Bentes Maia 4
Vicente Ferreira de Lucena Junior 5
Cícero Ferreira Fernandes Costa Filho 5
1. Depto. de Ciência da Computação - UFAM
2. Depto. de Engenharia da Computação - UFAM
3. Depto. de Engenharia Elétrica - UFAM
4. Prof. Me./Orientador - Depto. de Engenharia da Computação - UFAM
5. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Engenharia da Computação - UFAM
INTRODUÇÃO:
O trânsito excessivo nas grandes cidades provoca atrasos e transtornos enfrentados diariamente por motoristas e usuários de transporte coletivo. Problemas como acidentes, carros com problemas mecânicos, desvios inesperados entre outros limitam a mobilidade dos condutores, gerando congestionamentos e insatisfação. Para auxiliar os condutores nesta situação, desenvolvemos um aplicativo que obtém informações sobre a situação do trânsito em tempo real. O TransInfo acessa uma determinada conta do Twitter, à qual é atualizada através de mensagens que indicam as condições de tráfego das ruas de uma determinada cidade. Também é permitido que o usuário colabore com o sistema enviando mensagens relacionadas ao trânsito. O aplicativo possui suporte a mapas, o que torna possível que o usuário crie trajetos e obtenha as condições do trânsito do percurso. As telas são amigáveis, garantindo que até mesmo leigos possam usar o aplicativo. Também dispõe de tradução para os idiomas Inglês, Francês, Espanhol e Português do Brasil.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto foi o Scrum (metodologia para o desenvolvimento ágil de software) com o objetivo de reduzir o impacto das mudanças nos projetos, permitindo inclusive mudanças tardias nos requisitos ou mesmo no escopo do projeto. Esta metodologia foi aplicada em três fases: Fase 1 - Planejamento: formalização de todas as funcionalidades e interfaces para interação com o usuário; Fase 2 - Desenvolvimento: estudo e entendimento das API's e tecnologias envolvidas. Desenvolvimento da interatividade com o usuário através das telas de login - onde o usuário precisa inserir seu login e senha, já registrados no servidor do Twitter, para efetuar a conexão com o aplicativo. Tela de menu com as opções de pesquisa por ruas individuais e envio de mensagens (através do uso da API do Twitter), opção de traçar um trajeto (através do uso da API do GoogleMaps) e opções de tela de configuração do aplicativo onde o usuário poderá efetuar tradução para os seguintes idiomas: inglês como idioma padrão, francês, espanhol e português. Fase 3 - Encerramento: teste caixa preta, teste caixa branca, vídeo demonstração do aplicativo. Realização de pequenos ajustes de modo aprimorar a compatibilidade com as plataformas Symbian e Maemo.
RESULTADOS:
O TransInfo foi desenvolvido usando tecnologias gratuitas como: Qt, WebKit, SQLite, XML, APIs do Twitter e do Google Maps. Foram desenvolvidas: Tela de login - onde o usuário conecta com sua conta do Twitter; Tela de Menu com as funcionalidades: 1) Pesquisa, 2) Enviar mensagens, 3) Trajeto e 4 )Opções de tela, cada opção com sua própria tela. Em 1), o usuário pode pesquisar por determinadas ruas e mensagens enviadas para a conta do Twitter. Possui pesquisa por ruas mais solicitadas no próprio dispositivo - utilizou-se o SQLite, cada rua solicitada é armazenada em um banco de dados e classificada em ordem crescente de busca. Em 2), o usuário pode enviar mensagens sobre o trânsito para o servidor do Twitter, assim, outros poderão visualizar mensagens em tempo real. Em 3), o usuário pode traçar caminho entre dois lugares diferentes que, com a integração da API do Google Maps, é mostrado um mapa com o caminho traçado. Junto a esta funcionalidade, pode-se verificar as condições de trânsito do caminho traçado. Em 4), o usuário pode adaptar o aplicativo em idiomas diferentes e salvar seu login e senha a fim de automatizar a conexão do aplicativo com o servidor do Twitter. Esses dados são armazenados em um arquivo XML.
CONCLUSÃO:
O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis onde motoristas e pedestres pudessem ter informações sobre o trânsito a qualquer momento e de qualquer lugar de sua cidade, em específico na cidade de Manaus. A metodologia de desenvolvimento adotada foi o Scrum que se mostrou bastante ágil visto que este utiliza divisão de tarefas dentro da equipe e trabalha de forma autogerenciável. Existe ainda, margem para se expandir o aplicativo, mais especificamente seu sistema de buscas, de modo a torná-lo o mais genérico possível, possibilitando a usuários de qualquer cidade utilizarem o TransInfo.
Instituição de Fomento: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Eletrônica e da Informação - CETELI
Palavras-chave: Computação Móvel, Utilidade Pública, Twitter.