62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AS COMUNIDADES VIRTUAIS DO ORKUT DEDICADAS À EDUCAÇÃO ESCOLAR: ATRAÇÕES E REFRATAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA LESADA
Alessandro Eleutério de Oliveira 1
Antonio Álvaro Soares Zuin 2
1. Depto. de Educação, Universidade Federal de São Carlos
2. Prof.Dr./Orientador, Depto. de Educação, Universidade Federal de São Carlos
INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho consiste em analisar as comunidades virtuais da Internet dedicadas à Educação Escolar. Nesse sentido, perscrutamos manifestações escritas de professores e alunos, expostas no sítio de relacionamentos Orkut, a fim de apreendermos as maneiras como os educadores percebem seus educandos, e como os educandos percebem seus educadores. A justificativa desse estudo diz respeito à necessidade da compreensão sobre as formas como as experiências escolares dos sujeitos são exprimidas no ciberespaço.
METODOLOGIA:
O exame das informações situa-se no âmbito dos pressupostos metodológicos da análise de conteúdo. Nessa acepção, duzentas manifestações escritas de alunos e de professores constituíram o manancial de dados na modalidade de investigação adotada. O referencial teórico que iluminou a apreciação do corpus de pesquisa foi destilado a partir da Teoria Crítica. Nesse sentido, destacam-se as noções de experiência e vivência, de Walter Benjamin, assim como os conceitos de Indústria Cultural e de Semiformação, de Theodor Adorno. Esses preceitos teóricos foram essenciais para a apreciação e a categorização dos dados.
RESULTADOS:
As categorias obtidas a partir da análise dos dados evidenciam a existência de percepções majoritariamente negativas de docentes sobre discentes, e vice-versa, a partir de experiências desses sujeitos no processo ensino-aprendizagem. Assim, estas categorias dizem respeito aos seguintes temas: posturas autoritárias de professores em sala de aula, apatia e indisciplina dos alunos, tabus sexuais e desilusão com a instituição escolar. Isso se dá em um contexto de reificação e de fragmentação das relações socioculturais, o que lesa a experiência formativa. Esse processo dificulta a efetivação da práxis dialógica, a qual é fundamental na Educação Escolar.
CONCLUSÃO:
As manifestações de sujeitos envolvidos na educação escolar no sítio Orkut permitem-nos compreender como os professores e os alunos percebem aspectos da condição humana contemporânea em seu processo formativo pessoal. Isso nos possibilita apreender os modos como os indivíduos entendem e reproduzem as relações sociais, culturais, econômicas que regem o mundo atual a partir de suas manifestações escritas captadas no ambiente virtual, as quais, por sua vez, objetivam a imagem desses arrolamentos no âmbito escolar.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Semiformação, Experiência, Orkut.