62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
MÚLTIPLAS PRÁTICAS, MÚLTIPLOS OLHARES: UMA EXPERIÊNCIA ALÉM-DISCIPLINAR NO CURSO DE PEDAGOGIA
Maria de Fátima Garcia 1
Célia Maria de Medeiros 1
Fernando Bomfim Mariana 1
1. Departamento de Educação/CERES CAICÓ/UFRN
INTRODUÇÃO:

Este trabalho objetiva socializar uma prática pedagógica envolvendo três professores responsáveis por três componentes curriculares no curso de pedagogia: Literatura na Formação do Leitor, Processo de Alfabetização II e Educação Ambiental, ministrados no V semestre letivo do ano de 2010.1. Como pesquisa qualitativa, insere-se, por um lado, na linha de pesquisa da Epistemologia da Prática, na qual os professores se constituem como pesquisadores e intelectuais de sua prática num constante processo de reflexão sobre a ação (GARCIA, 2002) e, por outro lado, conta com os aportes filosóficos de Deleuze e Guattari (1992, 1995) sob o prisma rizomático. Tais professores assumem o ensino e a aprendizagem como multiplicidades que se conectam, (re) e desterritorializam formando novas conexões e novos agenciamentos. Diferentes aportes teóricos são mobilizados no desempenho de cada professor, no entanto, isso não se mostra como um fator limitador para se articular um trabalho coletivo, pois, "os princípios característicos das multiplicidades concernem a seus elementos, que são singularidades; a suas relações, que são devires; a seus acontecimentos, que são hecceidades (individuações sem sujeito); a seus espaço-tempos (...) a seu modelo de realização que é o rizoma" (DELEUZE e GUATTARI, 1995).

METODOLOGIA:
Três professores e três diferentes componentes curriculares articulados em um projeto coletivo. Etapas: discussão do Plano de Curso de cada professor; Aulas e reflexão conjunta; 3) Produção dos dados de pesquisa em interação. A professora MFG fez um resgate das memórias dos estudantes em relação ao processo de constituição de leitores até a universidade por meio das Narrativas de Formação; Fundamentos teóricos e Filmes tais como Balzac e a costureirinha chinesa foram por ela trabalhados, aliados às produções escritas dos alunos; seminários e avaliações constituíram-se-se potência de análise, reflexão e registro de pesquisa por parte dos três professores. O professor FMB desenvolveu as temáticas de educação ambiental sob três óticas complementares entre si: os conceitos elementares de ecologia e autonomia no campo da educação; a diversidade das práticas contemporâneas de educação ambiental; os significados da ecoalfabetização em emancipação social (recontextualização da pedagogia da terra para a região do semi-árido). A professora CMM realizou discussões na perspectiva do letramento e da alfabetização. Considerou as teorias de Vygotsky, pois, em todo o filme são mostrados que as transformações sociais dos personagens são feitas através da literatura, ou seja, linguagem e a arte.
RESULTADOS:
O trabalho aponta como resultados: a articulação entre docentes e os campos do conhecimento inscritos em componentes curriculares; A otimização, valorização do tempo do aluno que, a partir de um único filme, texto ou produção pode desenvolver trabalhos a serem analisados por três diferentes professores; A capilaridade dos conhecimentos a circular entre, pelo menos, três diferentes domínios do saber; Maior aproximação entre os professores do curso de pedagogia à medida em que suas práticas, ideologias, fundamentos teóricos são compartilhados; O diálogo com as outras disciplinas possibilitaram o amadurecimento de algumas práticas e conteúdos curriculares da disciplina de Educação Ambiental, notadamente a inclusão de trechos da obra "Grande Sertão Veredas", de Guimarães Rosa, e a viabilização de propostas de educação ambiental para a região do Seridó. Por outro lado, as propostas de educação ambiental ressaltaram a importância da produção do conhecimento vinculada a demandas sociais, possibilitando estreitar os vínculos entre universidade e sociedade. Ainda, no que concerne aos processos de letramento e alfabetização, foram realizadas reflexões a partir dos diversos espaços que se constituem como práticas de construção do ensino e aprendizagem.
CONCLUSÃO:
A importância deste trabalho reside na possibilidade de potencialização da produção do conhecimento científico interdisciplinar, uma vez que as múltiplas abordagens utilizadas pelos professores apontaram em convergências de pesquisas e ações dos alunos. Além disso, a metodologia dialógica e coletiva aprofundou as visões dos alunos sobre as temáticas estudadas, ampliando os múltiplos olhares das três disciplinas envolvidas no projeto. Assim, autores como Castoriadis, Bookchin, Gadotti, Zilberman (2003) Possenti, Guimarães Rosa, Vygotsky (2007) e Cagliari (1993) foram trabalhados. Nesse entrelaçamento, foram possibilitadas práticas de leitura e produção de textos no que se refere aos olhares planejados em cada componente curricular, proporcionando a vinculação de análise, interpretação e síntese a partir das diversas atividades realizadas durante o semestre.
Palavras-chave: Componentes Curriculares, Multiplicidades, Professor-pesquisador.