62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
A ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EMPRESAS PROMOTORAS E ORGANIZADORAS DE EVENTOS EM CAICÓ/RN.
Josemery Araújo Alves 1
Darlyne Fontes Virginio 1
Anna Karenina Chaves Delgado 1
Francisco Fransualdo de Azevedo 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:

O turismo de eventos e negócios é um segmento em expansão e com expectativas de futuro, destacando-se como uma tendência promissora para o mercado turístico que gera movimento econômico e social para os lugares em que ocorre. As empresas promotoras e organizadoras de eventos atuam no mercado com o intuito de planejar, dirigir e realizar variados tipos de eventos sejam eles, sociais, culturais, religiosos ou de negócios. Em decorrência do crescimento desse tipo de turismo, tornou-se necessário o surgimento de empresas para atuar no segmento de eventos. O mercado altamente exigente faz com que essas empresas se preocupem cada vez mais com a qualidade dos serviços. É relevante verificar o mercado de eventos e as empresas de eventos em Caicó/RN, tendo em vista que essa atividade vem gradativamente se consolidando e atraindo fluxo de visitantes para o município, contribuindo com o desenvolvimento da economia local. O objetivo principal da pesquisa é analisar o mercado e as empresas atuantes no segmento de eventos no município de Caicó/RN. Tenciona, também, analisar a influência desse segmento no desenvolvimento turístico local, a formação profissional dos organizadores de eventos, e as condições de infra-estrutura existentes para atender a demanda de eventos, no referido município.

 

 

 

METODOLOGIA:

O presente trabalho, de natureza quali-quantitativo, traz um estudo de caso acerca das empresas promotoras e organizadoras de eventos atuantes no município de Caicó/RN, sendo elas: Máxima e Nova Produções; Fox Producões; Adese (Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó); JK Promoções e Eventos; MP Eventos Ltda e Agência CS Comunicação e Eventos. A coleta de dados utilizou a técnica de observação direta intensiva, com auxílio de entrevistas aplicadas com empresários locais. Para desempenhar o estudo foram necessárias pesquisas em fontes bibliográficas como livros, periódicos científicos e artigos relacionados ao turismo, eventos e negócios. Entre os questionamentos fechados os entrevistados foram indagados sobre a faixa etária, formação educacional, principais tipos de eventos realizados pela empresa, o mercado de eventos do município, infra-estrutura, projeto Roteiro Seridó, potencial de Caicó/RN para desenvolver o turismo de negócios e contribuição desse tipo de turismo para promover o turismo local. Após o levantamento dos questionamentos foram realizados estudos para analisar os resultados das entrevistas obtidas através de coleta de dados realizada no período de Maio e Junho de 2008.

RESULTADOS:

Na aplicação de entrevistas com os empresários ficou evidenciado que a maioria dos promotores de eventos do município está enquadrada em uma faixa de idade entre 20 e 40 anos. No que tange a formação educacional, verificou-se que nenhum dos entrevistados tem formação voltada para a área de eventos ou outro segmento relacionado à atividade turística. Em relação aos tipos de eventos mais realizados pelas empresas observou-se que o tipo de evento mais executado pelas empresas no referido município são os eventos sociais. Ao serem questionados se consideram o campo de eventos no município de Caicó/RN como sendo ótimo, bom, regular ou ruim, 16,7 % dos entrevistados responderam ótimo e a grande maioria, 83,3% classificam como bom. Foram questionados sobre a infra-estrutura de hospitalidade, restaurantes e transportes, em relação a esses aspectos verificou-se que são necessárias melhorias para atender os turistas que visitam o município. Apenas 16,7% dos empresários responderam que não enfrentam nenhuma dificuldade para organizar os eventos, enquanto os demais, 83,3% dos entrevistados apontaram como principais problemas a falta de apoio local, carência de locais fechados para eventos de grande porte, falta de interesse público e ausência de iniciativa governamental.

CONCLUSÃO:

A pesquisa possibilitou um maior entendimento sobre a influência e contribuição do turismo de eventos e negócios na economia do lugar que se insere, considerando a necessidade de um planejamento adequado para poder atender aos anseios do turismo. Para atingir o sucesso almejado o município necessita traçar objetivos e metas, organizar um plano de desenvolvimento e agir em parceria conjunta envolvendo o poder público, privado e comunidade. Foi observado que a atividade turística unida ao segmento de eventos são ferramentas para desempenhar o potencial econômico do município e que o turismo de eventos é uma forma estratégica para promover turisticamente o local, tendo em vista que Caicó/RN além de ser o maior município da Região do Seridó, dispõe ainda de estrutura de hospedagem, restaurantes e locais apropriados para realização de diversos tipos de eventos. Foi possível verificar que os empresários consideram a capacitação profissional um importante fator para executar a atividade, mas infelizmente nenhum dos entrevistados possui formação relacionada ao segmento de turismo ou eventos. Contudo, a pesquisa foi válida e contribuirá para ações futuras no desenvolvimento e fomento do turismo de eventos e negócios no município de Caicó/RN.

Instituição de Fomento: Centro Internacional Celso Furtado
Palavras-chave: Eventos , Negócios turísticos., Caicó/RN.