62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DO 2º GRAU NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernando Lopes de Moura 1
Benedita Marta Gomes Costa 1
1. Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
INTRODUÇÃO:

A matemática como forma de resolução de problemas é uma das principais ferramentas parra que o aluno como cidadão possa de maneira louvável entrar no mundo do trabalho dentro das relações sociais e da cultura.   De um modo geral a educação matemática tem um papel fundamental na vida social de cada ser vivo, neste processo destaca-se a resolução de problemas envolvendo equações do 2ºgrau que é uma das principais ferramentas de alcance do aprendizado.  Desta forma resolvemos investigar na turma do 9° ano da Escola de Ensino Fundamental de Padre Linhares, localizada no município  de Massapê-CE, a fim de se verificar  como estar sendo trabalhado o processo de ensino-aprendizagem envolvendo a resolução de problemas e equações do 2° grau.   A escolha do tema se deu a partir de dois momentos. No primeiro, através da  experiência vivenciada durante a disciplina de Estágio Supervisionado II do Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA através do Programa Fundo de Combate a Pobreza-FECOP onde tivemos a oportunidade de realizar as atividades de observação e docência em sala de aula. O segundo momento envolveu as observações dos resultados obtidos através das provas aplicadas  na sala de aula da turma do 9 ano, bem como as provas da OBMEP visto que os alunos que fazem as provas reclamam muito por acharem o conteúdo das provas diferentes da realidade deles, e o baixo índice de acertos também influenciaram para tal pesquisa acontecer. Com base nessas experiências o presente trabalho tem por objetivo: Investigar como vem sendo feita a resolução de problemas envolvendo equações do segundo grau na turma do 9º ano do ensino fundamental na Escola de Ensino Fundamental de Padre Linhares. Especificamente pretende-se: Analisar o comportamento dos alunos quando são postos para resolver problemas que envolvam equações do segundo grau.

METODOLOGIA:

Com objetivo maior de entender como se da à resolução de problemas com equações do 2° grau visitamos a escola de ensino fundamental de padre Linhares, da rede municipal localizada no distrito de Padre Linhares, Massapé- E no período de agosto a outubro de 2009. A escola localiza-se na zona rural de Massapé a uma eqüidistância de 24 km do município. A pesquisa teve como público analisado os 26 alunos do 9° ano de ambos os sexos com idades entre 14 e 17 anos. A pesquisa consistiu em observar como vêm sendo tratados os problemas envolvendo equações do 2° grau visto que esses são de importante papel para a formação pedagógica dos mesmos. Para verificar as dificuldades de aprendizagem e os procedimentos adotados pelos alunos na resolução de problemas aplicou-se um teste diagnóstico contendo  cinco questões envolvendo equações do 2° grau. Os dados foram analisados através de tabelas e registros dos procedimentos adotados pelos alunos participantes da pesquisa.

RESULTADOS:

Na primeira questão utilizou-se a abordagem do problema exercício onde  caberia ao aluno usar somente o algoritmo para a resolução da equação do segundo grau, ou seja, a leitura e interpretação referente a língua materna. Neste sentido bastaria ter domínio do calculo do delta e da formula de Baskara  para conseguir chegar a um resultado, sabendo que foram dadas opções facilitando assim o encontro da solução.     Muitos alunos (68%) conseguiram ter êxito na sua solução encontrando assim os resultados para as raízes.  Ressalta-se que alguns alunos marcaram a opção correta, mas o procedimento apresentava erros que estavam relacionados as operações com números inteiro.  Na segunda questão houve um percentual de acertos de 40%. Semelhante a questão anterior esta diferenciava-se por não dispor de opções fato que gerou dificuldades, haja vista o baixo percentual. Na terceira questão verificou-se nesse problema que 48% dos alunos que fizeram a avaliação acertaram a resposta correta. Nesse tipo de problema do segundo grau caberia ao aluno conhecer o algoritmo da equação e  também usar a interpretação das informações contidas no problema como principal chave de resolução. Na última questão 92% dos alunos marcaram a opção  correta. O alto índice de acertos deve-se ao fato do professor ter aplicado alguns dias antes da avaliação um exercício semelhante ao problema adotado no teste.  

CONCLUSÃO:

A partir das observações realizadas foi possível perceber que as maiores dificuldades dos alunos da escola pesquisa refere-se a:  as operações com números inteiro, haja vista que durante os procedimentos algébricos era necessário o uso de  cálculos envolvendo a  adição e subtração. No momento de utilizar o algoritmo da equação que envolve a fórmula de Delta e Baskara todos os alunos souberam, no entanto, durante o desenvolvimento dos procedimentos matemáticos estes apresentaram problemas de aprendizagem relacionados ao conjunto dos números inteiros, mais especificamente números positivos e negativos. Citamos como exemplo, o calculo final de x´e x´´, pois é  nesse momento que a maioria dos erros apareceram. A partir das observações encontradas lançamos como proposta que durante a formação de professores seja debatido o tema equação do segundo grau explorando os conceitos necessários para promover a aprendizagem do aluno.

Palavras-chave: Resolução de problemas, Equação do 2º Grau, Dificuldades de aprendizagem.