62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
ATENÇÃO FARMACÊUTICA A PACIENTES PORTADORES DE GASTRITE PROVOCADA PELO HELICOBACTER PYLORI
WALDELINYE BARROS FERREIRA 2, 1
THALLYTA AIRES LAGO 1, 2
RÔLZELE ROBSON MARQUES 1, 2
SAULO TARSO DE SOUSA MUNIZ 1, 2
MICHELLE MENEZES MACHADO 1, 2
OMAR KHAYYAM DUARTE DO NASCIMENTO MORAES 1, 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
2. HOSPITAL DR ODORICO AMARAL DE MATOS
INTRODUÇÃO:
A Gastrite é caracterizada por uma inflamação, classificada pela fase aguda ou crônica, que acomete a camada de tecido que reveste as paredes internas do estômago, mucosa gástrica, e pode ser provocada por diferentes fatores. Segundo PEDROSO, 2007 o Helicobacter pylori é uma bactéria gram-negativa que infecta o revestimento da mucosa do estômago e sobrevive no meio ácido do lúmen do estômago. Esta bactéria destrói a barreira protetora que cobre a mucosa estomacal e permite que o ácido gástrico acometa a própria mucosa gástrica, caracterizando a inflamação da mesma. Esse acompanhamento foi realizado através da Atenção Farmacêutica, na qual o profissional deve garantir a segurança e efetividade do processo de utilização de medicamentos, com o propósito de alcançar resultados que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. O presente estudo tem por objetivo observar e acompanhar a evolução dos pacientes com gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori e orientá-los sobre a possibilidade de recidivas após o tratamento.
METODOLOGIA:
Utilizou-se questionário composto por 10 questões fechadas, protocolos clínicos de 20 pacientes de ambos os sexos e em todas as faixas etárias, que realizaram exames para o diagnóstico da gastrite e que procuraram atendimento farmacêutico no Município de Arari-MA.  Os casos confirmados de gastrite foram relacionados aos exames positivos para a bactéria H. pylori e aos dados clínicos (tratamento e principais sintomas). O tipo de estudo realizado foi descritivo.
RESULTADOS:
 A partir dos dados levantados, pode-se constatar que dos 20 pacientes, 18 foram diagnosticados com gastrite. Destes últimos 8 casos (44,45%) são considerados como gastrite aguda. Os casos de gastrite crônica relacionados à bactéria H. pylori foram notificados 10 casos (55,55%) 13 são do sexo masculino e 7 do sexo feminino. Dos 18 pacientes que foram acometidos pela doença, 12 são do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Dos 8 casos diagnosticados com gastrite aguda, 5 são homens e 3 mulheres. A bactéria helicobacter pylori acometeu 7 homens e 3 mulheres.  8 pacientes diagnosticados com gastrite aguda já tomaram ou tomam algum tipo de medicamento para sua enfermidade. Para os 10 casos confirmados na pesquisa de gastrite causada por H.pylori houve a associação de dois ou três medicamentos. As causas das recidivas nos pacientes foram: o tratamento inadequado ou incorreto, abandono do tratamento, descumprimento de dietas e o uso de bebidas alcoólicas.
CONCLUSÃO:

Diante da sua grande incidência identificada com a realização desta pesquisa, a gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori é considerada um problema de saúde pública, pois de uma amostra de 20 pacientes, 50% forram diagnosticados com a enfermidade associada à bactéria, sendo 7 homens acometidos e 3 mulheres. Os pacientes mostraram que sofrem de casos com recidivas de gastrite devido a fatores como o tratamento inadequado ou incorreto. Deste modo, atestou a importância da Atenção Farmacêutica para se alcançar à qualidade de vida dos pacientes que buscam esclarecimentos nos balcões de farmácias. Nota-se essa carência de informações básicas sobre a importância da ingestão de alimentos saudáveis, cumprimentos de dietas médicas e o uso adequado e correto dos medicamentos prescritos para o tratamento desta enfermidade.

Palavras-chave: gastrite, helicobacter pylori, atenção farmacêutica.