62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
CONSTRUINDO POLÍTICAS DE SAÚDE PARA A PESSOA IDOSA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: CARACTERIZAÇÃO DE IDOSOS E AVALIAÇÃO DE SAÚDE.
Jamilly Freitas Ribeiro 1
Edméia Campos Meira 1
Déborah Silva Sande 1
Sônia Maria Torquato dos Reis 1
Larrisa Campos Meira 2
Andrea dos Santos Souza 1
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.
2. Faculdade de Tecnologia e Ciências
INTRODUÇÃO:

Em todo o mundo o contingente de pessoas idosas tem aumentado aceleradamente, sendo que 60% vivem em países desenvolvidos ¹. No Brasil a população de idosos corresponde a 11,1% ². As políticas de saúde para o idoso, enquanto uma política social, devem ser desenvolvidas visando a qualidade de vida de uma determinada população, por meio de um envelhecimento ativo. A Lei 8.842/94 - Política Nacional do Idoso, a Lei 10.741/2003 - Estatuto do Idoso e a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa/2006, ilustram o regimento dessa temática. Embora estas legislações relativas à população idosa sejam avançadas, a prática ainda é insatisfatória. É necessária a operacionalização de uma política de saúde que garanta à pessoa idosa uma assistência integral nos serviços de saúde. Este estudo tem como objetivo, desenvolver uma tecnologia de intervenção sistematizada de implementação de uma Política de Saúde do Idoso, residente em área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família (USF) - etapa 1: identificação e avaliação de saúde das pessoas idosas. A relevância está em promover a melhoria da assistência à saúde desta população e garantia dos seus direitos, mediado por ações sócio/políticas de bem-estar social produzindo um envelhecimento ativo no cotidiano do serviço de saúde.

METODOLOGIA:
Este estudo apresenta uma abordagem construtivista representando a construção do conhecimento sobre o prisma da interação do sujeito-objeto ³. Teve como sujeitos, 200 idosos cadastrados por micro área, em uma USF no município de Jequié-Ba, no período de 2009-2010, sendo campo clínico da disciplina Enfermagem na Atenção a Saúde do Idoso UESB/DS - Campus Jequié, atuando em ambiente domiciliar dos idosos. Na etapa 1 deste projeto, para identificação dos idosos utilizou-se de um formulário sócio-demográfico, com participação dos Agentes Comunitários de Saúde, seguido de desenvolvimento de um Prontuário Clínico - avaliação global de saúde (hábitos de vida, habitação, cuidador do idoso e condição atual de saúde). Os dados sócio-demográficos e de saúde, foram avaliados por meio da organização e análise dos dados obtidos, atendendo aos princípios da estatística descritiva, apresentados por meio de quadros e tabelas simples e de dupla entrada. Foi aplicado os aspectos éticos estabelecidos na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, sob protocolo nº203/2009.
RESULTADOS:
1 - caracterização sócio-demográfica: a maioria são do sexo feminino 63%, casadas 35,75% e viúvas 39,68%; aposentados 81,5% e tem imóvel próprio 93,5%;  analfabetas 80%; o grupo etário mais prevalente está entre 65-69 anos 23%, seguido de 75-79 anos 19%. 2 - Avaliação de Saúde: 44,5% referem boa percepção de saúde e 34% condição regular; as doenças mais freqüentes no sexo feminino: Hipertensão Arterial 47,9%, Diabetes Melittus 11,80%, Artrite/Artrose 11,55%; as principais medicações em uso: anti-hipertensivo 45,86%, hipoglicêmicos 9,77 e anti-inflamatórios 8,64%; quanto aos hábitos de vida, não fumam 83% e não são etilistas 86,5%;referem sono e repouso satisfatório 74%, destes realizam atividade física 38,51%  e não a realiza 61,49%; no contexto familiar a maioria dos idosos residem com outros membros, constituindo-se como cuidadores: cônjuge com idade igual ou superior a 60 anos e filhos entre 34-38 anos 42,35%; história de internações nos últimos quatro anos 42,54%; atividades de lazer/ocupação: dormir, ir a igreja, assistir televisão e conversar com os amigos.
CONCLUSÃO:

Mediante resultados apresentados constatamos: o aumento da feminização da população idosa, evidenciado pelo bom estado de saúde funcional, pois as mulheres estão vivendo mais tempo e com melhor qualidade de vida; enfrentam dificuldades sócio/econômicas, que influenciam na gerencia de sua aposentadoria no contexto familiar; os idosos apresentam um quadro de co-morbidades, que são as principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade, cabendo ao sistema de saúde implementar ações de promoção, prevenção e tratamento adequado, por meio de uma assistência integral que contemple as reais  necessidades desta população; o sistema público de saúde  deve estimular um envelhecimento ativo, por meio das oportunidades de saúde, participação, segurança e melhoria da qualidade de vida; a rede de suporte social ao cuidador deve ser incentivada, devendo este ser devidamente habilitado para realização do cuidado, sendo essencial políticas de saúde que reestruturem os vínculos afetivos, permitindo a conquista de maior autonomia individual e social dos mesmos; observamos a urgência da re-estruturação dos serviços de saúde, mediante políticas públicas assistenciais à população idosa que vivencia a longevidade.

Instituição de Fomento: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
Palavras-chave: Avaliação de saúde, Idosos, Política de saúde.