62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISES E ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS SOBRE A PRODUÇÃO DA CERÂMICA VERMELHA E O PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO POTIGUAR
Larissa Maia de Souza 1
Leci Martins Menezes Reis 1
1. Depto. de Recursos Naturais, Tecnologia em Gestão Ambiental /IFRN
INTRODUÇÃO:
Vivemos um momento impar na história humana cujas situações complexas exigem soluções comprometidas na construção de uma sociedade mais justa e ecologicamente sustentável. Essas transformações estruturais no sistema de produção e a busca pela sustentabilidade têm demandado gradativamente, um olhar mais atento sobre as questões ambientais e suas consequências para a natureza. Faz-se necessário, portanto, o uso de estratégias que possam inferir diretamente em mudanças para o estado de declínio dos estoques de recursos naturais, pois o uso de práticas e tecnologias inadequadas de produção e manejo mudou a relação homem-natureza, pressionando o meio ambiente, afetando o equilíbrio dos sistemas naturais e, conseqüentemente, a qualidade de vida das populações. É notório que a utilização de fontes naturais, aproveitadas pelo homem, já superaram o que é permitido pela natureza, justificando o foco desta pesquisa em concentrar fortemente as atividades em setores industriais que fazem uso da lenha provinda da caatinga em seus processos produtivos, tais como, empresas cerâmicas e fabricantes de tijolos e telhas. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o processo de fabricação nas cerâmicas vermelhas e suas consequências para desertificação da caatinga presente no semi-árido potiguar.
METODOLOGIA:
Para a feitura desta pesquisa foi utilizado trabalhos de campo que se deram por meio da aplicação de um diagnóstico ambiental composto de questões fechadas abrangendo os requisitos das normas ISO 9001:00 e ISO 14001:04 na qual se buscou levantar os indicadores de dados dessa investigação, realizada em novembro de 2009. Uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza explicativa composto por dados complementares. Foram utilizadas fontes secundárias e análises em documentos existentes, obtidas por meio de pesquisa bibliográficas e documentais. O estudo em tela foi feito por aportes teóricos que contribuíram para o desvendamento e proposição do modelo integrado de gestão de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado.
RESULTADOS:
As transformações observadas no contexto ambiental que envolve as indústrias de cerâmicas vermelhas no semi-árido potiguar evidenciaram o uso desnecessário de recursos naturais, como a extração ilegítima da vegetação da caatinga para fazer produtivo o capitalismo, tornando demasiada a exploração natural do ambiente. Fases como: a extração da matéria prima (argila e o barro vermelho), a mistura/moldagem, a secagem/queima, bem como o destino final dos produtos cerâmicos deixa desvinculado de forma ilegal a demanda produtiva natural. Essas indústrias, muitas vezes, negligenciam seus aportes legais, de usar matérias provindas, por exemplo, de podas de cajueiro e algaroba em detrimento do processo de desertificação causado pelo uso de práticas inadequadas de produção e manejo. Afetando o equilíbrio dos sistemas naturais, os ciclos hidrológicos e climáticos, a dinâmica dos solos e da vegetação e, conseqüentemente, a qualidade de vida das populações, materializando essas transformações como problemas ambientais. Temos, como uma das regiões mais afetadas, o semi-árido potiguar, pois as cerâmicas apresentam-se como forma de subsistência local, já que a as condições físicas regionais desfavorece outro tipo de produtividade, tornando mais preocupante o estado de extinção do bioma caatinga.
CONCLUSÃO:
De acordo com os dados encontrados neste estudo, foi possível verificar que a crescente exploração dos recursos naturais vem se aprofundando, sendo as indústrias de cerâmica vermelha grande responsável pelo consumo de matérias-primas e energia. Essa realidade embasa o quadro degradável que se encontra a relação homem-natureza na quais os valores voltados para a unificação produção-sustentabilidade, se apresenta numa esfera desatrelada a realidade. Tal fato possa ser explicado pela falta de um Plano Gestor que crie regras as quais possam ser eficientes no manejo de recursos naturais a fim de que o homem e a natureza possam interagir de forma prudente. Em relação ao processo de desertificação, podemos dizer que a melhor alternativa, já que esta tem causado uma diminuição drástica das terras férteis, seria a substituição da matriz energética, de lenha para gás natural. Assim, para os próximos estudos seria importante analisar os Planos Gestores dessas empresas e o que elas pretendem fazer para preservar os bens naturais que são utilizados como matérias-primas. Ou seja, a proposta que as cerâmicas têm em encontrar meios de produção, distribuição e consumo de recursos existentes de forma mais coesiva, economicamente eficaz e ecologicamente viável.
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável, Cerâmica Vermelha, Desertificação.