62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
ANÁLISE NO PREENCHIMENTO DOS METADADOS: PARA EFICÁCIA NA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO NO REPOSITÓRIO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS
Isabel Cristina Pereira da Costa 1
Rafaela Pontes Lisboa 1
Hermínio Borges Neto 2
1. Faculdade de Educação Universidade Federal Ceará -FACED/UFC
2. Prof. Dr./Orientador - Fac. de Educação Universidade Federal Ceará FACED/UFC
INTRODUÇÃO:
Na atualidade, o fluxo de informações disponíveis na internet tem facilitado as pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. No entanto, tais informações são lançadas na rede de forma desorganizada. Nesse contexto, pesquisar determinado assunto pode exigir do usuário maior disponibilidade de tempo para uma melhor seleção do que lhe interessa. Tendo em vista solucionar tais problemas, o Ministério da Educação tem selecionado as informações antes de disponibilizá-las no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE). O BIOE organiza os Objetos Educacionais (OEs), utilizando o Metadado Dublin Core por meio da catalogação, indexação e classificação. Estas técnicas são utilizadas no tratamento dos livros antes desses serem postos nas estantes de uma biblioteca, são portanto, técnicas antigas, porém eficazes quando bem aplicadas, o que possibilita a recuperação da informação dentro do sistema. Nesta perspectiva, o presente estudo visa analisar a forma como os OEs estão sendo inseridos no BIOE pelos estagiários de graduação do Projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais-PROBIOE, realizado pelo Laboratório de Pesquisa Multimeios na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará- FACED/UFC.
METODOLOGIA:
Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as seguintes temáticas: metadados, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Objetos Educacionais(OEs) e Catalogação; além da seleção das fontes (sites) Zona Clic e Viva Ciência na internet para a busca dos OEs. Após esse processo, os estagiários deram início à navegação, pesquisa e catalogação dos OEs presentes nas fontes selecionadas. Todos os Objetos Educacionais foram organizados em planilhas eletrônicas, utilizando o software livre OpenCalc, sendo classificados por datas, cores e o uso de legendas, visando facilitar a leitura e a pronta identificação dos objetos catalogados ou em fase de catalogação. Desta forma, as planilhas permitem o acompanhamento quantitativo das fontes e OEs. Os bolsistas fazem a descrição dos OEs selecionados conforme os dados que serão inseridos no Metadado Dublin Core, esta medida evita a perda de informações referentes aos OEs e facilita no momento do preenchimento dos Metadados.
RESULTADOS:
A análise da fonte Zona Clic quando pesquisada com a grafia "zonaclic" recuperou cinquenta e um (51) OEs, quando pesquisada por "zona clic" recuperou apenas um (1) OE. Neste caso, observou-se que a diferença quantitativa dos OEs recuperados deve-se a aglutinação ou não do conjunto de palavras. Ao se utilizar "ciência viva" e "viva ciência" ambas recuperaram quarenta e seis (46) OEs, enquanto que "ciencia viva" e "viva ciencia" recuperou apenas um (1) OE. No segundo caso, os diferentes resultados decorreram devido a grafia da palavra ciência (com e sem acento), é também possível constatar que a ordem das palavras não alterou o resultado da busca. Nos dois casos analisados constatou-se que devem ser observados os caracteres que serão inseridos no preenchimento dos metadados, ou seja, a grafia das palavras. Assim, a padronização no preenchimento dos metadados possibilita uma recuperação eficaz dos OEs.
CONCLUSÃO:
As ações realizadas para organização das informações referentes aos OEs são indispensáveis, pois facilitam a recuperação dos dados (autor, fonte, tipo de OEs, etc) fundamentais para catalogação. Esta representação, tradicionalmente empregada na catalogação bibliográfica, otimiza o acesso dos professores aos OEs buscados no site http://objetoseducacionais2.mec.gov.br. Assim, com base na experiência do Laboratório de Pesquisa Multimeios, tanto a organização dos dados em planilhas, como o preenchimento dos metadados no BIOE, exigem um trabalho criterioso. Nos dois meios (planilhas OpenCalc e Metadado Dublin Core) utilizados para organizar as informações dos OEs, uma simples falha na produção dos metadados pode dificultar a recuperação das informações dos Objetos Educacionais pelos professores, e assim tornar sem efeito o objetivo de proporcionar aos docentes o acesso a conteúdos para suas aulas. Essa identificação é comprovada na análise das fontes com os resultados obtidos (quantitativo dos OEs recuperados).
Palavras-chave: Catalogação, Recuperação da informação, BIOE.