62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
A MULHER NA PESCA ARTESANAL: DISCUTINDO GÊNERO, DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL NOS AMBIENTES ESTUARINOS DO LITORAL NORTE PERNAMBUCANO
KAIO CESAR DAMASCENO DE ALBUQUERQUE 2, 1
IZAURA RUFINO FISCHER 3
1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/FUNDAJ
2. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
3. Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, Coordenação Geral de Estudos Ambientais - CGEA
INTRODUÇÃO:

A pesca artesanal é uma atividade econômica que ultrapassa séculos na historia da humanidade. As trabalhadoras da pesca artesanal, tradicionalmente, desempenham um papel estruturante no fomento e na reprodução dessa atividade. Nesse contexto, o presente trabalho buscou analisar a divisão sexual do trabalho, vivenciado pelas pescadoras artesanais no litoral norte de Pernambuco, nos espaços público e privado. Ademais, o presente estudo abarca a intrínseca relação entre as mulheres e o meio ambiente, pois as trabalhadoras da pesca artesanal auxiliam na manutenção das comunidades, através da pesca responsável, que relaciona os conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade. Porquanto, fica claro a relevância dessa pesquisa no contexto das ciências sociais, pois associa a relação de gênero presente no ambiente pesqueiro artesanal à questão ambiental que tem sido cada vez mais valorizada na contemporaneidade. Para tal, realizou-se um estudo exploratório que comprova o protagonismo das trabalhadoras da pesca artesanal, num ambiente tido como exclusivamente masculino, o ambiente pesqueiro.

METODOLOGIA:

Realizou-se uma pesquisa exploratória, que se fundamenta em dados bibliográfico-documentais, fazendo uma releitura da produção cientifica acerca da problemática de pesquisa, tentando apreender a realidade no contexto histórico focando visões de múltiplos períodos. Portanto, foi feito um levantamento bibliográfico-documental em diversas bibliotecas do Estado de Pernambuco, a saber: Biblioteca Blanche Knopf - Fundação Joaquim Nabuco, Biblioteca Central da UFPE, Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE e Biblioteca do Centro de Educação - UFPE. Para além dos materiais encontrados nas bibliotecas supracitadas, foram realizadas pesquisas em web sites, a fim de encontrar textos e/ou artigos científicos que se inserissem na temática em questão: gênero; pesca artesanal; divisão sexual do trabalho e pesca responsável. Posteriormente, foram realizadas as leituras; por conseguinte buscou-se organizá-las e categorizá-las, para, por fim, delinear o arcabouço do presente relatório de pesquisa, desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco, com apoio do CNPq.

RESULTADOS:

As mulheres no ambiente pesqueiro artesanal exercem importantes papéis na manutenção e reprodução das comunidades pesqueiras. Para que seus maridos possam pescar, por exemplo, é necessário que suas mulheres fiquem em terra, cuidando dos filhos, da casa, da pesca e até mesmo de pequenas lavouras. Tudo isso, nos possibilita afirmar que a força de trabalho feminina na pesca artesanal desempenha um papel estruturante no processo de produção do pescado. Elas pescam, confeccionam petrechos, fazem reparos de redes, cozinham etc. e assim corroboram para a manutenção das comunidades, na medida em que desenvolvem e implementam estratégias de sobrevivência para as comunidades favorecendo a pesca responsável. A multiplicidade de tarefas executadas e a dicotomia entre a casa e a pesca, vivida por aquelas trabalhadoras da pesca artesanal, contribui para a desvalorização de seu trabalho - muitas vezes encarado como uma "ajudinha", e dificulta o reconhecimento dessa categoria como trabalhadoras, tanto diante das autoridades, quanto perante a comunidade de pescadores (as). Por fim, faz-se necessário frisar que essas mulheres, apesar das adversidades vividas, estão conquistando seu lugar num ambiente tido como predominantemente masculino.

CONCLUSÃO:

Em linhas gerais, pode-se concluir que as trabalhadoras da pesca artesanal participam, direta ou indiretamente, do processo de trabalho na pesca, estando presentes desde o preparo dos apetrechos, até o tratamento do pescado para comercialização. Todavia, devido à dificuldade em contabilizar o seu tempo de trabalho enfrentam a desvalorização e invisibilidade do seu labor. Ademais, essas mulheres contribuem com a conservação dos recursos naturais, pois há uma intrínseca relação entre mulher e meio ambiente, tendo em vista que elas têm maior contato com os recursos naturais e sofrem com mais intensidade com a degradação desses recursos. Contudo, faz-se necessário fomentar políticas públicas para dar continuidade a projetos referentes à pesca e sustentabilidade. Sem a garantia de oportunidades de trabalho e renda, por exemplo, no período de defeso, não há como impedir o/a pescador/a de ir pescar, desrespeitando a legislação ambiental. Em suma, as mulheres assumem uma postura protagonista na medida em que enfrenta a barreira imposta pela divisão sexual do trabalho, que reserva aos homens o espaço público - espaço do poder - e a mulher o espaço privado - do lar e, por que não dizer, da invisibilidade - expressão máxima do patriarcado, sistema de dominação masculina na sociedade.

Instituição de Fomento: PIBIC / CNPq / Fundaj
Palavras-chave: Mulheres na Pesca Artesanal, Divisão Sexual do Trabalho, Conservação Ambiental.