62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PERFIL DOS INGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO POLO DE EXTREMOZ/RN
Rodrigo Lucas de Lima 1
Waleska Isabelle Tomaz dos Santos Barros 2
Antonino Melo dos Santos 2
Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo 2
Elineí Araújo-de-Almeida 2
1. IFRN
2. UFRN
INTRODUÇÃO:
No ano de 2009 foi criado o curso de licenciatura a distância de Ciências Biológicas juntamente com os cursos de licenciatura em Química, Física e Geografia em pólos espalhados pelos estados do Rio Grande do Norte/RN, Paraíba/PB e Pernambuco/PE todos vinculados a Secretaria de Educação a Distância da UFRN, e que tiveram seu vestibular realizado em novembro de 2008 com uma procura bastante satisfatória de alunos e profissionais, pois o curso é voltado para formação de professores do programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do MEC. Com a consolidação da turma de Ciências Biológicas do Polo de Extremoz/RN cidade localizada a 13Km da cidade de Natal (capital do Estado do Rio Grande do Norte), em 2010 foram disponibilizadas 50 vagas para o vestibular na modalidade a distância da UFRN para o curso de Ciências Biológicas no Polo de Extremoz/RN. O objetivo deste trabalho foi averiguar o perfil dos alunos ingressos no respectivo Curso na perspectiva de obter informações vinculadas ao interesse pela realização do curso relacionado com as motivações proporcionadas pela distância do pólo à residência de cada um, preferência por sexo, escolaridade prévia, idade, como também obter informações acerca de possíveis desistências de efetivação da matrícula de alguns aprovados no vestibular.
METODOLOGIA:
O levantamento de dados foi realizado através da aplicação de um questionário contendo 20 perguntas apresentando características diferenciadas entre elas. Destas, onze questões estruturadas, quatro semi-estruturadas e cinco abertas foram aplicadas aos alunos ingressos no curso de Ciências Biológicas no ano de 2010 no Polo de Extremoz/RN durante os dois primeiros meses de aula, e que efetuaram matricula junto ao Departamento de Admissão Escolar (DAE) da UFRN. Com isso, apenas os alunos com matricula regularizada foram amostrados e que foram reclassificados dentro do prazo de dois messes estipulado pelo calendário da instituição.
RESULTADOS:
Verificou-se uma diversidade de alunos quanto suas origens, grau de escolaridade e atuação profissional, entre outras. Das 50 vagas disponibilizadas para o vestibular, 37 preenchidas, dois motivos foram apontados pelos alunos: o primeiro é o alcance da média de aprovação no vestibular, e o segundo é pelo vestibular da modalidade a distância ser realizado cerca de um mês antes das provas para o vestibular presencial causando uma migração de alunos aprovados. Entre os 37 alunos temos 20 homens e 17 mulheres, com uma média de idade de 27 anos, os alunos são originados de 7 municípios, sendo da Capital Natal 56%, Extremoz 5,4%, Parnamirim 16%, Ceará-Mirim 10%, São Gonçalo 5%, Santa Maria 2.7 e Ruy Barbosa 2,7%. Quanto à formação acadêmica, 14 alunos possuem o Ensino Médio, 12 são Graduados, 1 mestre, 1 com formação técnica e 9 não informaram. Quanto a origem da escola de formação do ensino as escolas Publicas representaram 48%, escola privadas foram 43% e outras instituições 8%. A maior parte dos alunos desenvolvem atividades paralela ao curso; 62% trabalham, 24% apenas estudam, 8% estão desempregados, e 2,7% para dona de casa e aposentado. Isso comprova que a maioria dos alunos exercem uma atividade profissional paralela com o curso, o qual se ajusta a sua disponibilidade de tempo.
CONCLUSÃO:
O questionário aplicado para saber o perfil do aluno ingresso no curso de Ciências Biológicas modalidade a distancia da UFRN, Polo Extremoz/RN é um dado informativo que comprova que houve um interesse mais significativo pelo curso, pois, comparando com o cadastro disponibilizado pela coordenação do polo dos alunos do ano anterior, verificou-se uma diminuição da media etária, e aumento do número de alunos com apenas ensino médio, como também descentralizou os alunos egressos da cidade de Natal e de Extremoz, estando agora abrangendo sete municípios. Os resultados obtidos com o levantamento do perfil dos alunos 2010 demonstra que o sistema de ensino a distância realizado pela SEDIS/UFRN está adequado a clientela que procura uma formação e o propósito de suprir a falta de professores na região onde se encontra os polos de ensino a distância. Os resultados foram relevantes e servirão de informações para a proposta político pedagógica do curso de Ciências Biológicas na modalidade de ensino a distância.
Palavras-chave: Educação à distância, Formação de Professores, Ensino Superior.