62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
ANÁLISE DO PERFIL GLICÊMICO REALIZADO EM UM LABORATÓRIO NO MUNICÍPIO DE SOUSA (PB)
Joycimara dos Santos Queiroga 1
Kallyne Rubyan Oliveira Queiroga 2
Lilian Figueirôa de Assis 3
Kennia Sibelly Marques de Abrantes Sucupira 4
Geofábio Sucupira Casimiro 5
1. Depto. de Ciências da Vida - UFCG
2. UACV, Bolsista do CNPq, UFCG
3. Depto. de Ciências da Vida - UFCG
4. Prof. Especialista Co-orientadora UACV - UFCG
5. Prof.ºEsp./Orientador - Depto. de Ciências da Vida - UFCG
INTRODUÇÃO:

Dizer que uma pessoa tem diabetes é o mesmo que dizer que ela tem uma quantidade de açúcar no sangue acima do que seria normalmente esperado. Até que isso poderia não significar muito, a não ser pelo fato de que o excesso de açúcar no nosso organismo costuma agredir os vasos sanguíneos e alguns dos principais órgãos do nosso corpo. A medida da glicemia é uma importante ferramenta laboratorial para indicação de possíveis alterações do nível de glicose sanguíneo, tanto pela sua simplicidade de realização como pelo seu custo e eficácia. De acordo com Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) o resultado é normal quando a taxa de glicose apresenta-se até 99 mg /dL para menores de 60 anos e menor que 110 mg/dl para maiores de 60 anos na dosagem feita em jejum. De 110 a 125 mg/dL, a pessoa é portadora de glicemia de jejum inapropriada (pré-diabetes). Acima de 125 mg/dL, fica confirmado o quadro de diabetes mellitus. De maneira geral, conhecer as situações que podem alterar a taxa de glicose sanguínea é essencial para exercer controle sobre aquilo que predispõe o organismo à hipoglicemia ou à diabetes. O objetivo deste estudo foi avaliar e relatar os resultados das glicemias de jejum em um laboratório do município de Sousa (PB), no período de setembro a dezembro de 2009.

METODOLOGIA:

Com a finalidade de verificar o perfil glicêmico dos pacientes do referido laboratório foi realizado um estudo documental quanti-qualitativa através de um levantamento retrospectivo. Os resultados foram retirados e processados das fichas de cadastros dos exames de glicemia de jejum realizados no CEACLIN - Central de Análises Clínicas no município de Sousa (PB), entre os meses de setembro a dezembro de 2009. Foram processadas por sexo e idade, além dos valores de glicemia de jejum. Os mesmos correspondem tanto a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) como particular.

RESULTADOS:

A amostra foi composta por 608 resultados, separada por sexo sendo: 186 (30,59%) masculinos e 422 (69,41%) femininos. A idade variou de 01 a 90 anos, sendo 46,1 a média. Do total da amostra 74,84% apresentou glicemia de jejum normal, 10,86% abaixo do normal (< 70 mg/dL - hipoglicemia), 12% apresentava glicemia em jejum sugestiva de diabetes (126 mg/dl), e 2,30% dos resultados apresentaram glicemia de jejum inapropriada ( pré- diabetes), segundo os critérios anteriormente adotados (≥ 110 mg/dL e < 126 mg/dL ). Ao comparar os níveis glicêmicos entre as fichas diagnosticadas com glicemia de jejum inadequada (pré-diabetes), segundo os critérios definidos pela SBD, observa-se nitidamente que o sexo feminino tem uma probabilidade muito maior, cerca de 64,29%, de desenvolver o diabetes mellitus se comparada ao sexo masculino que é de 35,71%. Observa-se também que foram encontrados resultados de glicemia inferiores a 70 mg/dL, destacando-se o sexo feminino (66,67%). Embora haja uma diferença, relativamente grande entre os participantes do sexo feminino e o masculino, vale salientar a importância do controle glicêmico nos diferentes momentos da vida para ambos os sexos.

CONCLUSÃO:
A partir da análise dos exames laboratoriais pode-se concluir que, embora o número de homens participantes da pesquisa tenha sido consideravelmente menor que o de mulheres, o presente estudo destaca a importância da determinação do real estado de controle metabólico dos pacientes uma vez que o controle rigoroso dos níveis de glicemia contribui significativamente para a redução das principais complicações de uma possível diabetes, assim como de doenças cardíacas. Ficando comprovado também que os dados obtidos encontram-se semelhantes a outros estudos realizados no Brasil.
Palavras-chave: Glicemia de jejum, Diabetes Mellitus, Laboratório de Análises Clínicas. .