62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO POR SALMONELLA EM OVOS NÃO INSPECIONADOS PRODUZIDOS EM UMA GRANJA NA REGIÃO METROPOLITANA EM MACEIÓ-ALAGOAS
ANDERSON NEVES FIGUEREDO 1
TANIA MARTA CARVALHO DOS SANTOS 1
CÍCERO EDUARDO RAMALHO 1
YAMINA COENTRO MONTALDO 1
ANA KARINA COENTRO MONTALDO 1
BRUNA LAINE RIBEIRO DA SILVA 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
2. INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS MACEIÓ
INTRODUÇÃO:
As infecções por salmonela são responsáveis por uma variedade de doenças agudas e crônicas em aves, sendo clinicamente classificadas em três enfermidades: pulorose, causada por Salmonella Pullorum, tifo aviário, causado por Salmonella Gallinarum e infecções paratíficas. Os principais alimentos envolvidos na veiculação de salmonelose são ovos, carne de aves e seus derivados, sendo que a manipulação desempenha um papel importante na disseminação da bactéria, por propiciar contaminação cruzada no ambiente de preparo de alimentos. Ovos consumidos crus ou alimentos usando ovos sem tratamento adequado foram identificados como possíveis responsáveis por surtos de infecção humana por Salmonella spp. Este trabalho teve por objetivo realizar pesquisa de Salmonela em gema de ovos de galinha não inspecionados, produzidos em uma granja na Região Metropolitana de Maceió.
METODOLOGIA:
Os ovos foram divididos em duas sub-amostras e armazenadas sendo uma amostra em geladeira e outra ambiente por um período de 16 dias. A temperatura do ambiente foi monitorada diariamente. Os ovos analisados foram divididos em dois grupos,(lavados e não lavados) pincelados com álcool iodado a 2%, flambados, quebrado com uma pinça esterilizada, em câmara asséptica. Uma alíquota de 25g foi pesada e transferida para um erlenmeyer contendo 225 ml de água peptonada a 1%, incubada entre 35-39°C por 24 horas. Após incubação, com o auxílio de uma alça bacteriológica foram transferidas pequenas alíquotas do TT para os meios seletivos Ágar SS e Ágar Verde Brilhante e incubados mais uma vez as mesmas condições. As colônias bacterianas suspeitas foram submetidas a exame microscópico com a coloração de Gram e às provas bioquímicas ágar três açúcares e ferro (TSI), caldo uréia (prova hidrólise da uréia), meio vermelho de metila (VM), Voges-Proskauer (VP) e citrato de Simmons. Os meios foram incubados em estufa bacteriológica a 37°C durante 24-48 horas. Após isto foram realizadas leitura e interpretação das provas bioquímicas de acordo com Siqueira (1995).
RESULTADOS:
Na amostra avaliada em todos os tratamentos foram detectadas colônias bacterianas cujos resultados dos testes morfológicos das provas bioquímicas apresentaram características típicas de Salmonella spp.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos na presente pesquisa indicam a presença de microrganismos que podem resultar em deterioração dos ovos e representar potencial comprometimento para a saúde pública.
Palavras-chave: Ovo, Salmonella spp, galinha caipira.