62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 10. Redes
FOR-ALL: UMA ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇOS PARA SUPORTE À MONTAGEM DE AMBIENTES INTELIGENTES
Ângelo Lemos Vidal de Negreiros 1
Elenilson Vieira da Silva Filho 1
Ana Paula Nunes Guimarães 1
Glauco de Sousa e Silva 1
Alisson Vascancelos de Brito 2
1. Departamento de Informática, Campus I. Universidade Federal da Paraíba / UFPB
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências Exatas, Campus IV / UFPB
INTRODUÇÃO:
Nota-se na última década um crescente número de aparelhos sendo inseridos à rede mundial de computadores, possibilitando que "Internet of Things" se torne uma realidade. Com isso há a necessidade da mudança do IPV4 para o IPV6 para poder identificar mais dispositivos na Internet. Além dessa questão de identificação, deve existir uma maneira fácil de manipular e gerenciar esses novos dispositivos. Tais dispositivos podem ser: micro-ondas, geladeiras, televisões ou quaisquer dispositivos eletrônicos. Para o controle desses novos integrantes da Internet, está sendo desenvolvida uma plataforma, chamada For-All, que utiliza do conceito de Arquitetura Orientada à Serviços (SOA) para dá suporte à transformação de ambientes comuns em locais totalmente interligados, chamados ambientes inteligentes.
METODOLOGIA:
O For-All tem como base a troca de informações no modelo pedido/resposta e preconiza que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços. Nessa plataforma há quatro camadas com finalidades diferentes e comunicando-se umas com as outras. A camada mais baixa é descrita como camada dos Agentes (AG), que receberá as solicitações de serviços e enviará suas respostas. Acima dessa camada existe a camada das Comunidades (CM), responsável por agrupar agentes em uma entidade maior. A terceira camada é a do Gateway (GW) cuja principal característica é ser acessível pelo TCP (Transmission Control Protocol) e prover acesso às comunidades. A quarta e última camada é a camada das aplicações. Os AGs estarão imersos nos dispositivos proporcionando um acesso e comunicação. A CM surge para agrupar AGs de uma mesma área, por exemplo: quarto, sala, etc. Para tornar esse ambiente mais acessível, um GW deve ser colocado agrupando todas as CMs. Para a comunicação com um AG, uma aplicação faz uma solicitação ao GW, que enviará essa solicitação à CM que possui o AG solicitado. A CM recebe o pedido e o encaminha ao AG, que o processa e envia a resposta à CM, que devolve ao GW e este é responsável por encaminhar à aplicação interessada.
RESULTADOS:
Com a plataforma em desenvolvimento já foi possível criar pequenos ambientes com agentes simples para o monitoramento de temperatura, luminosidade e movimentação utilizando como agente o Sun SPOT, da Sun/Oracle. Uma pequena aplicação solicitante de serviços foi desenvolvida para a exibição de gateways, suas comunidades com seus agentes e respectivos serviços. Em um pequeno teste, um agente foi conectado a uma comunidade e esta foi conectada a um gateway. A aplicação desenvolvida conectou-se a um gateway e pôde visualizar a comunidade criada e seu agente, podendo fazer a solicitação de algum dos monitoramentos citados e receber a resposta com eficiência, validando a arquitetura For-All.
CONCLUSÃO:
Com o For-All será possível utilizar agentes para diversos tipos de fins, tais como segurança (monitoramento de temperatura, movimentação), comodidade (nível de caixa de água, possibilitando a informação à distância da falta do abastecimento de água) e até mesmo a incorporação de dispositivos encontrados em ambientes comuns (tv, luz, geladeira, etc) à Internet (inovação), proporcionando o acesso e o controle destes. Na criação de ambientes inteligentes, o For-All surge como alternativa para a abstração de problemas encontrados na comunicação e arquitetura do local, proporcionando um maior foco no ambiente em si e nos seus serviços. A plataforma provê uma abstração sobre os protocolos de comunicação e proporciona a criação e montagem de ambientes inteligentes de forma simples e eficaz.
Instituição de Fomento: Sesu - Programa de Educação Tutorial - PET
Palavras-chave: Arquitetura Orientada à Serviços, TCP/IP, Ambiente Inteligente.