62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
INTERAÇÃO DE POTÁSSIO E BORO NA AVALIAÇÃO DE ALTURA E DIÂMETRO DO COLETO EM PLANTAS DE AÇAIZEIRO NA FASE DE FORMAÇÃO
Cleyson Danilo Monteiro dos Santos 1
Carlos Alberto Costa Veloso 2
Sérgio Heitor Sousa Felipe 1
Núbia Vasconcelos dos Santos 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia / UFRA
2. Embrapa Amazônia Oriental
INTRODUÇÃO:
O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) é uma espécie frutífera e produtora de palmito, nativa da Amazônia e tem com centro de origem o Estado do Pará. O crescimento do mercado do açaizeiro está associado aos benefícios à saúde, que a ciência vem atribuindo à ingestão desse alimento que apresenta baixo nível de calorias, altas concentrações de vitaminas, fibras, sais minerais e elevado teor de antocianinas,segundo Rogez. A produtividade do açaizeiro, ainda é bastante reduzida e diversos fatores concorrem para isso, podendo-se destacar a baixa fertilidade e a elevada acidez dos solos onde estão sendo implantados os plantios racionais (IBGE). À medida que os cultivos vão se intensificando, o empobrecimento químico dos solos vai se tornando mais expressivo devido à extração dos nutrientes pelas plantas, perdas dos nutrientes do solo via lixiviação, erosão, fixação, etc., reduzindo a disponibilidade para as plantas. Nestas condições, a interação de diversos fatores e, dentre estes, destaca-se a aplicação de nutrientes em quantidades adequadas e em formas que possam ser assimiladas pelas plantas, para obter máxima produtividade. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi determinar os níveis de potássio e boro adequados para a fase de formação do açaizeiro em áreas de terra firme.
METODOLOGIA:
O trabalho está sendo conduzido em área de produtor no município de Inhangapi, em Latossolo Amarelo textura média, com experimentais formadas por 8 plantas em cada linha, sendo as 6 plantas centrais consideradas úteis, no espaçamento de 6,0m x 4,0m, tendo o experimento o total de 256 plantas. O delineamento experimental é de blocos ao acaso, no esquema fatorial 4x4, sendo 4 doses de potássio e 4 doses de boro, em blocos ao acaso com duas repetições. No primeiro ano as 4 doses testadas de K2O foram 0, 42, 84 e 126g/planta e 4 doses de B foram 0, 10, 20 e 30g/planta. Foram fornecidas doses constantes de 200 g/planta de uréia, 120 g/cova de Arad por ocasião do plantio e 30 g/planta de sulfato de magnésio. Para os demais anos as doses serão ajustadas em função das curvas de respostas dos anos anteriores. O potássio está sendo fornecido na forma de cloreto de potássio, o boro na de bórax, o nitrogênio na de uréia e o fósforo na forma de Arad. Foram avaliados os dados de altura das plantas e circunferência do coleto. Os resultados foram avaliados estatisticamente, através de análise de variância (teste F), para todas as variáveis. Curvas de regressão foram ajustadas para avaliação das respostas a aplicação de K e B em função das variáveis.
RESULTADOS:
Os resultados da interação da aplicação das doses de potássio e bórax para a variável altura de açaizeiro com um ano de idade,observa-se que na aplicação de potássio na ausência de boro reduziu a altura das plantas de açaizeiro com um ano de idade a partir de 42 g/planta de potássio, ocorrendo inclusive deficiência de boro. A aplicação de 20 e 30g/planta de boro, também reduziu a altura das plantas a partir de 84g/planta de potássio. A maior altura das plantas de açaizeiro com um ano de idade foi de 95,6cm, obtida com a aplicação de 10g/planta de boro aliada a 128 g/planta de potássio. Os resultados com relação a variável circunferência do coleto são semelhantes aos obtidos com a variável altura das plantas. A dose máxima estimada de 89g/planta de potássio, foi a que proporcionou a maior circunferência de coleto de 11,6cm. Os resultados preliminares com base no primeiro ano indicam que o boro é importante para o açaizeiro, pois há ocorrência de sintomas de deficiências nos tratamentos sem aplicação desse micronutriente. A dose de 20g/planta de boro se mostrou suficiente para atender a necessidades nutricionais do açaizeiro no micronutriente boro no primeiro ano. Observou-se que a freqüência de aplicação de boro deve ser estudada, pois podem contribuir para ocorrência de toxidez.
CONCLUSÃO:
Como base nos resultados preliminares obtidos no primeiro ano sobre as variáveis alturas das plantas e circunferência do coleto confirmou a importância do boro para a cultura do açaizeiro, assim como o equilíbrio com o potássio. A dose de 20 g/planta aplicada em cada ano foi a mais indicada, aliada ao fornecimento de 128g/planta de potássio no primeiro ano.
Palavras-chave: Euterpe oleraceae, boro, Potássio.