62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DE QUEIJO DE COALHO COMERCIALIZADO E CONSUMIDO NO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA-ALAGOAS E PERFIL DE SEUS FORNECEDORES E CONSUMIDORES.
Marcely Lais Yliram da Silva 1
Fabiana da Silva Menezes 1
Tania Marta Carvalho dos Santos 1
Milânya Paula Duarte de Assis 1
Cicera Regina da Silva 1
Yamina Coentro Montaldo 1
1. microbiologia, agronomia, Universidade Federal de Alagoas-UFAL
INTRODUÇÃO:

O queijo é um derivado do leite com maior valor agregado e destaque no campo econômico. O mesmo é considerado uma das formas mais antigas de conservação do leite, sendo altamente nutritivo devido aos seus teores de proteínas, gorduras, cálcio, fósforo e vitaminas. Além de suas características dietéticas, destaca-se também pelas suas qualidades sensoriais como aroma, sabor, textura e digestibilidade. A contaminação microbiana de queijos assume destacada relevância para a indústria, ao se considerar as alterações organolépticas que pode acarretar nos produtos, bem como o risco de veiculação de agentes de toxiinfecções alimentares. As bactérias do grupo coliforme são consideradas como os principais agentes contaminantes associados a deterioração de queijos, causando fermentações anormais e estufamento precoce dos produtos.  O presente trabalho teve como objetivo determinar aspectos relativos à qualidade higiênico-sanitário do queijo de coalho comercializados e consumidos no município de Água Branca-Alagoas baseando-se nos limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com a portaria de número nº 182 de 22 de Setembro de 1997.

METODOLOGIA:

Foram colhidas amostras em diferentes estabelecimentos comerciais no Município  de Àgua Branca. O período do trabalho ocorreu entre os meses de Julho de 2006 e Março de 2007. As amostras foram submetidas à contagem de microrganismo mesófilo, determinação do número mais provável (NMP) de coliformes totais e contagem em placas de Staphylococcus, seguindo metodologia descrita no "Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods" da Associação Americana de Saúde Publica e no Manual de Métodos de Analises Microbiológica de Alimentos.

RESULTADOS:

O número de microrganismos mesófilos obtidos variaram entre 4,55 x102 UFC. g-1 a 7,51x103 UFC .g-1. Os resultados das análises de coliformes  totais e  fecais encontrados foram de 2,4x105 NMP.mL-1. Os resultados de coliformes termotolerantes variaram  de  3,0x10 a 2,1 x103 NMP.mL-1 para os demais. A ocorrência de Staphylococcus foi detectada em todas as amostras, variaram entre 1,44x102 UFC.g-1. a 7,85x104 UFC.g-1, 55,5% apresentaram contagem acima do padrão estabelecido pela legislação (ANVISA, 2001) amostras apresentaram contagem acima do padrão estabelecido pela legislação (ANVISA, 2001), vigentes no Brasil que é de 103 UFC.g-1 . 100% das amostras apresentaram sujidades.

CONCLUSÃO:

O queijo coalho comercializado pela população Água Branquense no período de realização de trabalho apresentou qualidade higiênico-sanitária duvidosa, visto que as análises microbiológicas realizadas detectaram valores acima do estabelecidos, sendo, portanto um indicativo de deficiência na higienização dos equipamentos, graves falhas na manipulação e na higiene pessoal dos manipuladores.

Palavras-chave: queijo coalho, Staphylococcus, Coliformes.