62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
CURVA DE EMBEBIÇÃO DE SEMENTES DE Carthamus tinctorius L.
Juliana Ribeiro da Cunha 1
Larissa Maria de Paiva Ribeiro 1
Yugo Lima Melo 1
João Paulo Matos Santos Lima 2
Juliana Espada Lichston 3
Marta Costa 4
1. Departamento de Biologia Celular e Genética - UFRN
2. Departamento de Bioquímica - UFRN
3. Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia - UFRN
4. Departamento de Química - UFRN
INTRODUÇÃO:
A família Asteraceae compreende o maior número de espécies entre as Magnoliophytas, possuindo aproximadamente 50.000 espécies divididas em 900 gêneros. O cártamo (Carthamus tinctorius L.) é uma oleaginosa desta família que tem se destacado, não apenas na produção de óleo para o consumo humano, mas também como alternativa para a indústria e, principalmente, para a produção de biodiesel. O desenvolvimento de tecnologias de cultivo para esta oleaginosa contribui para uma substituição gradativa dos derivados de petróleo por biocombustíveis e, conseqüentemente, favorece a diminuição do aquecimento global. Dentre as diversas fases de cultivo, a embebição é uma etapa crucial para a otimização dos processos de germinação e estabelecimento de sementes da maioria das espécies desta família. Determinar o comportamento dessas sementes durante a embebição contribui significativamente com informações que podem ser utilizadas para aumentar a viabilidade de lotes de sementes armazenadas. Adicionalmente, curvas de embebição de sementes podem ser utilizadas como subsídios para a elaboração de metodologias de osmocondicionamento que possibilitem o aumento da resistência das plântulas a estresses ambientais. Assim, o presente estudo determinou a curva de embebição em água de sementes de cártamo.
METODOLOGIA:
Sementes de Carthamus tinctorius L. foram obtidas através da empresa Rural Sementes, localizada em Eldorado-MS. Para tanto, foram realizados dois experimentos independentes. Cada experimento utilizou 3 lotes de sementes contendo 150 indivíduos. Inicialmente os lotes foram pesados para obtenção da massa inicial de cada lote. Em seguida todos os lotes foram embebidos em um volume de 150 mL de H2O destilada. Em cada intervalo de observação, em ambos os experimentos, as sementes foram enxutas com papel toalha e novamente pesadas. No primeiro experimento as pesagens foram realizadas em intervalos de 30 minutos durante 5 horas de observação. Após esse período novas pesagens foram realizadas a cada 6 horas, perfazendo um total de 48 horas de observação. O segundo experimento foi realizado com pesagens em intervalos de 10 minutos, perfazendo um total de 1 hora de observação.
RESULTADOS:
A curva de embebição de sementes de cártamo em água pareceu se adequar ao padrão trifásico, no qual o tempo de embebição da semente induz três estádios diferenciados do processo germinativo. No experimento realizado durante 48 horas, a curva apresentou um grande impulso de embebição nos primeiros 30 minutos, seguindo um progressivo aumento de massa até 9 horas de observação. Após este período, a curva apresentou apenas um discreto incremento até o fim do experimento. Neste experimento, a partir de 30 horas, observou-se uma falta de precisão nas aferições de massa dos lotes que possivelmente pode estar associada a danos de membrana. O grande impulso observado nos primeiros 30 minutos de observação foi detalhado no segundo experimento. Neste curto período de observação a taxa de absorção de água foi mais intensa nos primeiros 10 minutos de observação. Desta forma compreende-se que a absorção de água pelas sementes de cártamo foi muito mais intensa nos primeiros 10 minutos e finalizou somente após 9 horas de embebição contínua. Adicionalmente, após este período as sementes iniciaram o segundo estádio que é caracterizado por uma menor velocidade de absorção de água e pela ativação do metabolismo do embrião.
CONCLUSÃO:
A embebição do cártamo em água apresenta o primeiro pico de absorção nos primeiros 10 minutos e uma tendência de saturação após 9 horas de experimento. A curva de embebição desta oleaginosa apresenta o padrão trifásico, embora não tenha sido possível acompanhar a terceira fase do processo. Contudo, mais estudos devem ser realizados para caracterizar todos os estádios do processo de embebição das sementes desta espécie.
Palavras-chave: Curva de Embebição, Cártamo, Biodiesel.