62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
AS CONFIGURAÇÕES DO MAMULENGO NO DISTRITO FEDERAL
Angélica Beatriz Souza e Silva 1
Izabela Costa Brochado 2
1. Departamento de Artes Cênicas, Universidade de Brasília/ UnB
2. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Artes Cênicas - UnB
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa aborda os processos e o período em que o Mamulengo se consolida no Distrito federal, analisando a sua configuração, seus espaços de ocorrência e o processo no qual o aprendiz torna-se mestre, resignificando e transmitindo o Mamulengo neste novo contexto. Com a pesquisa procuro contribuir para o registro e a valorização do Mamulengo, principalmente no Distrito Federal. Para realizar essa análise uso como fonte principal, a dissertação de Mestrado: Distrito Federal: O Mamulengo que mora nas cidades 1990 a 2001, de Izabela Brochado.
METODOLOGIA:
A pesquisa se desenvolve a partir de um diálogo entre a dissertação e dados levantados nos dois principais jornais da cidade: Correio Brasiliense e Jornal de Brasília. Desse modo, estabeleço conexões e comparações entre os dados presentes nestas fontes, a princípio dentro do recorte temporal indicado na dissertação e após, ampliado a partir da indicação de novas datas citadas pelos artistas mamulengueiros nas entrevistas transcritas na dissertação. Ressalto ainda o diálogo com os dados resultantes do projeto de registro, pesquisa realizada em âmbito nacional, "O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco como Patrimônio Cultural do Brasil". Esse projeto tem a parceria entre a ABTB, Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, e o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
RESULTADOS:
Os resultados principais estão apresentados no texto do produto final, que compreende os pontos possíveis entre divergências ou convergências da Dissertação de Mestrado: Distrito Federal: O Mamulengo que mora nas cidades 1990 A 2001, de Izabela Costa Brochado, com as matérias publicadas nos dois jornais de maior circulação no Distrito Federal: O Correio Brasiliense e o Jornal de Brasília no período investigado na dissertação (1990 a 2001). Complemento os dados estendendo à pesquisa a outros períodos citados pelos mamulengueiros em entrevistas transcritas na dissertação. No trabalho de Brochado, o foco central dessa associação corresponde ao "Segundo Ato" (Capítulo II) da dissertação, que aborda os processos de formação dos Mamulengueiros no Distrito Federal e que dialogam com as fontes jornalísticas levantadas.
CONCLUSÃO:
Concluo que os objetivos de pesquisa, registro e valorização do Mamulengo, foram cumpridos na medida em que pude contribuir para um projeto maior, ou seja, "O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste: Mamulengo. Babau, João Redondo e Cassimiro Coco - Patrimônio Cultural do Brasil". Dentro da pesquisa consegui resultados entre a análise da dissertação com os jornais. Contudo, ao finalizar essa pesquisa, percebo que ainda existe muito para se investigar, registrar e valorizar sobre o mamulengo.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Palavras-chave: Mamulengo, Distrito Federal, Valorização.