62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Projeto "da pele de pêssego ao Pé de Galinha"- Formulação e Produção de cosméticos em pequena escala uma via para entendimento dos principais conceitos físico-químicos e orgânicos no ensino médio.
Ricardo Penha 1
Cyntia Menezes Ramos 1
1. Departamento de Ciências da Natureza-Escola SESC de Ensino Médio - Rio de Janeir
INTRODUÇÃO:

A educação profissional é a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício de atividades produtivas (GARCIA, 2000). Objetivando a interação do conhecimento químico com o desenvolvimento tecnológico e científico, este trabalho proporcionou ao aluno o estímulo à pesquisa científica e ao empreendedorismo, onde o mesmo fabrica e compreende os processos e reações químicas envolvidas na produção de cosméticos e sabonetes artesanais, estuda a composição dos produtos, sua atuação e vantagens de utilização, permitindo ao aluno ter uma visão ampla da Química e de suas aplicações, desmistificando o ensino de química por meio da fabricação de produtos de higiene pessoal. Com isso, o aluno estará apto a relacionar os conteúdos químicos com base na realidade cotidiana; interpretar as teorias químicas e suas relações com o cotidiano; compreender o ensino da química a nível prático com segurança e criatividade; elaborar produtos de higiene pessoal; identificar espécies vegetais produtoras de óleos essenciais e constituir uma Empresa Júnior de Química. Assim, o aluno é motivado a compreender o ensino da química a nível prático e a desenvolver suas características empreendedoras por meio da comercialização dos produtos.

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido, de março a dezembro de 2009, na oficina Os alunos receberam treinamentos semanais voltados para a qualificação em preparação dos cosméticos escolhidos. Foram aplicados questionários para verificar o perfil do educando quanto às competências e características empreendedoras. Nos Laboratórios de Química da Escola SESC de Ensino Médio, os alunos aprenderam a formular óleo bronzeador a base de terpenos, bloqueador solar, loção hidratante, creme hidratante de uréia, talco desodorante, loção tônica, xampu de própolis e hortelã, condicionador com proteínas do leite, sais e cristais para banho, e a realizar o controle de qualidade físico-químico dos produtos, como determinação do pH, da densidade e viscosidade cinemática. A partir da pesquisa bibliográfica sobre óleos essenciais e aromaterapia, os conhecimentos adquiridos foram aplicados na formulação de cosméticos e produtos de higiene pessoal. Para a divulgação e comercialização dos produtos produzidos em laboratório, os alunos são capacitados para constituírem uma empresa júnior de química na Escola SESC de Ensino Médio.

RESULTADOS:

Dentro da metodologia empregada os resultados obtidos foram acima do que é considerado satisfatório qualitativamente. Os resultados se expressaram na constituição de uma pequena Empresa Júnior especializado na fabricação de kits de produtos artesanais nas linhas: tratamento da pele e cabelo, onde os alunos têm a oportunidade de vivenciar o mercado e aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos em laboratório. Além disso, os alunos participaram de evento denominado Escola Aberta, na Escola SESC para a exposição e demonstração pública dos produtos fabricados. A partir da pesquisa bibliográfica realizada, foi confeccionado material bibliográfico (apostila) sobre as propriedades dos componentes usados no preparo dos cosméticos, sua extração e utilização em cosmética. Assim, os alunos desenvolveram competências e habilidades previstas no curso de química em nível de ensino médio, aprenderam a aplicar os conhecimentos gerenciais na comercialização e divulgação dos produtos e a desenvolver suas características empreendedoras através da vivência prática.

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados obtidos, verificou-se que o trabalho desenvolvido pelos alunos do projeto "Da Pele de Pêssego ao Pé de Galinha", justifica que a construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas e controladas, de materiais iniciando os assuntos a partir de um acontecimento recente do cotidiano ou de um componente curricular, propiciando ao aluno acumular, organizar e relacionar as informações necessárias na elaboração dos conceitos de química; E a partir da possibilidade de comercialização dos produtos da empresa jr na loja de conveniência criada na Escola desenvolveu suas características empreendedoras.

Palavras-chave: Cosméticos, propriedades, empreendedorismo.