62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 5. Arquitetura e Urbanismo
A CONTRIBUIÇÃO DE MÉTODOS QUALITATIVOS - MAPEAMENTO VISUAL E PASSEIO ACOMPANHADO - PARA O ESTUDO DA PERCEPÇÃO DO ESPAÇO
Julia Lidani 1
Milena de Mesquita Brandão 2
Gabriela Fernandes Favero 1
Vera Helena Moro Bins Ely 3
1. Depto. de Arquitetura e Urbanismo - UFSC Bolsista PET/ARQ
2. Profa. Arq. - Depto. Acadêmico da Construção Civil - IFSC
3. Dra. Eng./ Orientadora - Depto. de Arquitetura e Urbanismo - UFSC
INTRODUÇÃO:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal n. 9.394/1996, assegura ao aluno com deficiência o direito de freqüentar os diferentes níveis do ensino regular. Entretanto, a maioria das creches, escolas e universidades não possuem infra-estrutura necessária para receber esses alunos. Atualmente, percebe-se interesse das prefeituras municipais e do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em adequar as unidades de ensino à NBR 9050 - Norma Brasileira de Acessibilidade (ABNT, 2004), efetivando assim, a inclusão de crianças com deficiência no ensino regular. Reformas no espaço físico escolar vêm sendo realizadas, porém nem todas as unidades estão sendo atendidas pelo atual Programa de Acessibilidade Espacial da Prefeitura Municipal. É o caso da Creche Municipal Waldemar da Silva Filho, localizada no bairro Trindade, em Florianópolis, objeto desse estudo. Avaliaram-se as condições de acessibilidade espacial dessa edificação a partir do uso de dois métodos qualitativos diferentes: o Mapeamento Visual (THORNE, 1995 apud RHEINGANTZ et al, 2007) e o Passeio Acompanhado (DISCHINGER, 2000), métodos que serão detalhados, avaliados e comparados nesse resumo.
METODOLOGIA:
Os métodos qualitativos apresentados nesse resumo têm o objetivo de entender os fenômenos através da perspectiva dos usuários. Na creche, as pessoas que utilizam o espaço são bastante diferentes - crianças de 0 a 6 anos, professores e funcionários-  o que  exigiu o uso de diferentes formas de analise. O Mapeamento Visual (THORNE,1995) contribui para o entendimento da relação do usuário com o lugar, identificando se há  adequação do espaço através das vivências e memórias do entrevistado. O método possibilita avaliar a percepção dos usuários em determinado ambiente por meio da identificação de aspectos positivos e negativos na própria planta baixa - que deve ser humanizada e apresentar desenhos de mobiliários e equipamentos que facilitem o entendimento do espaço estudado. Já o Passeio Acompanhado (DISCHINGER, 2000) possui um caráter mais prático, pois consiste em percorrer o espaço físico estudado, avaliando suas condições de uso através da percepção do usuário com deficiência em situações reais. O entrevistado é acompanhado pelo pesquisador que simultaneamente faz anotações sobre as impressões do entrevistado no decorrer do percurso, transcrevendo ou gravando falas importantes e fotografando situações relevantes.
RESULTADOS:
Para a aplicação do Mapeamento Visual foi desenvolvida uma ficha contendo a planta baixa humanizada da creche, na qual os entrevistados apontaram em cor azul os aspectos considerados positivos e em cor vermelha aqueles apontados como insatisfatórios. Foi previsto, também, um local para eventuais anotações e observações escritas onde os entrevistados justificaram suas escolhas. A amostra foi constituída por dois professores que trabalham direta e diariamente com crianças com algum tipo de deficiência e o diretor, devido a sua presença diária no local estudado. O Passeio Acompanhado foi realizado com uma criança de cinco anos de idade com deficiência físico-motora e teve o apoio de uma professora. Com a aplicação dos métodos detectaram-se problemas em diferentes ambientes: 1) nas salas de aula, subdimensionamento dos espaços de circulação para cadeira de roda; 2) nos banheiros, inadequação quanto ao tamanho e alcance dos equipamentos; 3) no refeitório, mesas inadequadas para alunos que utilizam cadeiras de rodas e mobiliário apropriados para crianças porém não para o tamanho adulto 4) no parquinho, piso inadequado pra cadeira de roda, ausência de rampas, sinalização precária para cegos e pessoas de baixa visão, e brinquedos que não atendem todas as crianças que frequentam a creche.
CONCLUSÃO:

A aplicação dos métodos possibilitou uma análise precisa do local a partir das necessidades específicas de seus usuários. Os métodos qualitativos evidenciaram os problemas de forma rápida, prática e objetiva, mostrando exatamente a visão do usuário sobre o lugar. Permitiram registrar com fotos, depoimentos e gravações os fatos exatamente no momento em que ocorreram, transmitindo maior identidade e particularidade ao estudo. Além disso, os resultados obtidos na visitas poderão receber, também, uma análise técnica e assim servir de argumento para a solicitação de recursos da Prefeitura Municipal.

Instituição de Fomento: Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação - SESu/MEC
Palavras-chave: Mapeamento Visual, Passeio Acompanhado, Acessibilidade Espacial.