62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
Estratégias da educação tutorial no ensino superior: as atividades de inserção ans disciplinas do curso de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Mayara Squeff Janovick 1
gabriel lacerda de resende 1
julianna godinho dale coutinho 1
michel lara de oliveira 1
renata garcia pereira 1
jaqueline tittoni 1
1. universidade federal do rio grande do sul - pet psicologia
INTRODUÇÃO:

O Programa de Educação Tutorial está vinculado ao Ministério da Educação do governo brasileiro e tem como objetivo desenvolver estratégias de qualificação do ensino de graduação através da integração das áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão e da implementação da metodologia da educação tutorial no ensino superior. Nesta exposição, consideramos a educação tutorial como metodologia que visa o acompanhamento e a potencialização dos percursos dos estudantes, visando um maior aproveitamento das atividades acadêmicas em acordo com os projetos profissionais dos estudantes. Deste modo, desenvolvemos atividades que busquem compreender estes percursos e os modos de implementa-lo no cotidiano acadêmico dos estudantes de psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, dentre as atividades propostas, destacamos a chamada "inserção ans disciplinas" como dispositivo de implementação da educação tutorial. Esta atividade iniciou em 2007 e tem sido continuada devido à avaliação positiva que vem recebendo pela comunidade acadêmica e por sua afinidade com os objetivos do Programa de Educação Tutorial. A inserção se dá em disciplinas consideradas fundamentais na formação em Psicologia, e consiste na participação ativa de membros do grupo PET junto aos professores responsáveis pelas mesmas. A atividade busca um acompanhamento e qualificação do conteúdo oferecido nestas disciplinas, e a participação dos petianos se estende desde o planejamento do conteúdo programático até a monitoria e realização de intervenções, levando em consideração as particularidades de cada cadeira. No ano de 2009, foram realizadas inserções nas disciplinas de Psicopatologia I-A (março a maio), Seminário de Introdução à Psicologia (abril e maio), Psicologia Social I e Psicologia Social II (outubro e novembro). Para esta exposição, trataremos da atividade realizada junto a disciplina de Psicologia Social I e II.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada será exposta a seguir, demosntrando os passos seguidos para implementação da atividades e seus desdobramentos.

Em Psicologia Social I e Psicologia Social II a inserção surgiu a partir de um projeto de Extensão do grupo PET Psicologia, chamado Gestão de Resíduos, que tem como objetivo potencializar a discussão sobre o que é descartável na sociedade, desde o nível ambiental até o social, utilizando como disparador da discussão a utilização de fotografias. Estas seriam feitas pelo público alvo dessa atividade no Instituto de Psicologia, com a finalidade de retratarem a situação abordada no projeto. Além disso, realizamos uma atividade paralela na Semana Acadêmica da Psicologia da UFRGS, que se relacionava com a proposta do projeto Gestão de Resíduos, de uma oficina de confecção de câmeras Pinhole (câmeras construídas com materiais reutilizados e recicláveis), oferecida por um petiano e um artista plástico. A atividade se deu em três momentos distintos:

1º Momento: Conversamos com as turmas, em momentos separados, sobre o projeto de Gestão de Resíduos, explicando como este surgiu, e iniciamos uma discussão que relaciona o ecológico com temas associados à psicologia social, como, por exemplo, questões éticas (o que é descartável hoje?) e outras que tinham relação ao projeto e à disciplina. Também falamos sobre a exposição/intervenção que pretendíamos realizar.

2º Momento: Por um período de uma semana, após termos iniciado a discussão nas turmas separadas, os alunos puderam tirar as fotografias do que julgaram estar relacionado à proposta de visualizar ambientes críticos no que diz respeito à gestão de resíduos, trazendo um olhar inusitado sobre o Instituto.

3º Momento: Nesse dia foi feita uma conversa integrando as duas turmas, e reunindo as fotos tiradas pelos alunos para que pudesse ser feita uma discussão acerca destas e do texto "As Três Ecologias", de Felix Guattari.

RESULTADOS:

A partir da inserção nas disciplinas de Psicologia Social I e Psicologia Social II percebemos que a comunidade do Instituto de Psicologia demonstrou ter pouco envolvimento com questões relativas ao tema abordado. Concluímos isso a partir do pequeno número de fotografias feitas para a atividade. O melhor resultado alcançado com essa atividade foi proporcionar um primeiro momento de troca entre as turmas 2009/01 diurno e 2009/02 noturno, além de iniciar a discussão sobre o tema com os alunos.

Os resultados obtidos geraram uma exposição de fotografias com o material que segue e ua importante discussão entre as duas turmas, de ensino diurno e noturno, integrando os conteúdos e os estudantes dos cursos de psicologia. As fotografias também serão expostas nos lugares onde foram produzidas, de modo a chamar atenção para a situação registrada pelas imagens.

Ainda com relação aos resultados, pode-se perceber que o eestudante de psicologia não faz uma relação direta entre as questões relativas ao meio ambiente e os modos de subjetivação contemporâneos, sustentando uma visão de psicologia ainda bastante centrada no indíviduo e em suas particularidades, explorando pouco as relações entre ambiente, subjetividade e modos de vida do sujeito contemporâneo.

 

 

CONCLUSÃO:

Sobre as conclusões, ressaltamos dois aspectos desta atividade, sendo o primeiro relativo metodologia da educação tutorial e o segundo sobre a psicologia e a gestão de resíduos, tema de nossa atividade. Com relação ao primeiro aspecto, ressaltamos a importãncia da utilização de estartégias da educação tutorial no ensino da graduação na medida em que uma maior atenção aos processos singulares dos estudantes coloca uma maior implicação do estudante com sua atividade, bem como ao propor uma maior integração entre estudantes do mesmo curso. Nesta caso, a "tutoria" mostrou-se como um espaço de buscar metodologias de ensinoi-aprendizagem diferenciadas e implicadas com um coletivo de estudantes de graduação. Com relação ao segundo aspectos, pode-se afirmar que a psicologia ocupa-se vários elementos da sociedade que pode ser entendidos como ligados a práticas de exclusão e, de certa forma, de descartabilidade, como a loucura, a doença e os diferentes processos de definição de normalidade e anormalidade. Neste caso, ligar as práticas profissionais com o contexto social e ambiental potencializa a ação da psicologia e complexifica o entendimento de seus objetos e focos de análise e intervenção.

Instituição de Fomento: Ministério da educação
Palavras-chave: educação tutorial, psicologia, gesttão de resíduos.