62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
AVENTURANDO-SE NA TRILHA DO CONHECIMENTO: A RESTINGA SERGIPANA ANALISADA DE PERTO
Maria de Fatima de Jesus 1
Carine Hailly Carvalho Nascimento 1
Manoel Messias de Souza 1
Maria Auxiliadora Santos 1
Tatiane dos Santos Cruz 1
1. Faculdade Amadeus/FAMA
INTRODUÇÃO:

Neste trabalho temos por objetivo encontrar formas de contextualização das questões ambientais em sala de aula de Ensino Fundamental, utilizando a pedagogia de projetos. Pretendemos estabelecer uma cartografia de saberes, normas, valores, procedimentos e atitudes a partir da qual professor e aluno possam avaliar criticamente seus conhecimentos, partindo para novas buscas (KENSKI, 2004). Segundo Dias (1994, p. 8) "a Educação Ambiental se caracteriza por incorporar as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, considerando também a importância das tendências e estratégias pedagógicas no ensino formal para a sensibilização do aluno com relação às questões ambientais". Para Jolibert (1994) e Hernandez & Ventura (1998) a pedagogia de projetos é uma estratégia didática que pode tornar o aluno construtor de seu próprio conhecimento.

METODOLOGIA:

O desenvolvimento deste projeto partiu de um estudo realizado na disciplina Educação Ambiental, do Curso de Pedagogia e a forma de contextualização em sala de aula. O tema foi ecossistemas litorâneos e a pesquisa de campo foi realizada no Bairro Mosqueiro em Aracaju/SE. O trabalho constou de duas etapas: primeiro percorremos uma trilha que teve início na Rodovia José Sarney, cortando as dunas, lagoas e mata de restinga, terminando no manguezal do Rio Santa Maria. Depois, elaboramos um projeto para contextualização destes ambientes nas atividades de ensino/aprendizagem com crianças de Ensino Fundamental pois "saber [...] ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou sua construção" (FREIRE, 1996).

RESULTADOS:

Como resultado: em relação ao conhecimento do meio ambiente observamos a distribuição espacial dos biomas e a diversidade de plantas características de cada um deles, procurando entender suas adaptações ao meio abiótico. Com relação á contextualização do tema em sala de aula, elaboramos um projeto didático para aplicação em Ensino Fundamental denominado "Educar a criança para preservar o meio ambiente: uma pequena ação um forte impacto", a ser desenvolvido em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para aplicação deste projeto teremos como orientações didáticas: 1. Imagem documental - trata-se de uma caminhada em área da vegetação nativa local onde discutiremos com os alunos aspectos da imagem observada (vegetação, poluição, etc.), solicitando que as crianças desenhem o que estão observando (seja um fato positivo ou negativo). 2. Perdendo o medo do desconhecido - atividade de percepção com uma pequena trilha previamente traçada com cordas, vedando-se os olhos dos alunos para proporcionar-lhes a experimentação do desconhecido.

CONCLUSÃO:

A experiência mostrou que pesquisas de campo podem contribuir de forma significativa para o estudo do meio ambiente, tendo em vista que possibilitam uma maior cooperação entre os participantes do grupo e uma maior integração destes com o meio que os circundam, obtendo-se uma variedade de formas para se trabalhar o tema em sala de aula, o que facilita a prática da Educação Ambiental no âmbito da integração social. Com a utilização da pedagogia de projetos tornamos as atividades úteis ao desenvolvimento das competências básicas necessárias ao aprendizado, possibilitando ao grupo de alunos de pedagogia a "oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma ideia em realidade" (SIGNORELLI, 2001).

Palavras-chave: Educação Ambiental, Restinga, Pedagogia de Projeto.