62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
UM ESTUDO SOBRE O ESTÁGIO REMUNERADO NAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE CAICÓ
Raquel Monique Coutinho da Silva 1
Milena Gomes dos Santos 2
Dr. Douglas Araújo 2
1. Universidade da Paraíba
2. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:

O presente estudo objetivou analisar no ano de 2009 as atividades desenvolvidas por estagiários de três empresas privadas do município de Caicó-RN , no intuito de conhecer como se estabelece a relação entre a teoria estudada nos bancos da universidade e a prática desenvolvida no campo do estágio. Para tanto o estágio a que é referido na pesquisa é aquele que o universitário busca como uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional possibilitando a experiência prática, como também completando a formação teórica - acadêmica. Sendo uma pesquisa relevante para que os resultados obtidos viessem a proporcionar uma reflexão acerca dos trabalhos propostos pelos empresários e desenvolvidos pelos estagiários.

METODOLOGIA:
Para este estudo foram selecionadas as três empresas que sempre solicitaram alunos regularmente matriculados em universidades para o desenvolvimento de estágios, o que totalizou um estudo que envolveu dezoito estagiários, três empresários, e cinqüenta funcionários. Foram realizados estudos bibliográficos sobre a temática, e adotamos os seguintes procedimentos: entrevistas com os estagiários e os funcionários efetivos das respectivas empresas, aplicações de questionário com os empresários, e observações no âmbito de cada empresa.
RESULTADOS:
Com os dados reunidos constatou-se através das entrevistas com os estagiários que todos eles trabalham além da carga horária proposta pelo contrato e pela lei e sem remuneração extra, e para atender as demandas da empresa exercem funções que as teorias aprendidas na instituição de ensino superior não se concretizam na prática, pois exerce outra função diferentemente da sua formação. Os questionários respondidos apresentam as opiniões dos empresários que acreditam que o estágio proporciona o desenvolvimento prático de sua vida acadêmica.
CONCLUSÃO:

A análise desse estudo possibilitou o conhecimento das práticas efetuadas nos campos de estágio, nas quais são estabelecidas conforme as demandas da empresa vão aparecendo, e as teorias trabalhadas nos meios acadêmicos poucos são levadas em conta, o que ficou perceptível é a oportunidade na qual o universitário busca para o aprendizado e crescimento profissional muitas vezes não acontece, o que prende muitas vezes é a necessidade financeira, mantendo-os ligados a essa prática de estágio.

Palavras-chave: Estágio, Universitário, Trabalho.