62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
DETECÇÃO DE FITOPATÓGENOS EM SEMENTES DA ESPÉCIE FLORESTAL SUMAÚMA (Ceiba pentandra (L.) Gaertn.)
Sérgio Heitor Sousa Felipe 1
Ruth Linda Benchimol 2
Núbia Vasconcelos dos Santos 1
Cleyson Danilo Monteiro dos Santos 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia / UFRA
2. Embrapa Amazônia Oriental
INTRODUÇÃO:
A sumaúma (Ceiba pentandra (Linn.) Gaertn.) é uma gigantesca árvore da Amazônia (LOUREIRO et al., 1979). Ocorre em toda bacia Amazônica, nas florestas inundadas ou pantanosas das várzeas dos rios e em formações secundárias, comportando-se como planta pioneira. Das sementes extrai-se um óleo comestível e para iluminação, fabrico de sabão, tido como bom lubrificante e eficaz contra ferrugens (LOUREIRO et al., 1979). A região amazônica, por apresentar clima quente e úmido durante a maior parte do ano, propicia ambiente extremamente favorável à ocorrência de doenças em espécies florestais (FERREIRA, 1989; BLANCHARD & TATTAR, 1997). As sementes, como unidades propagativas da maioria das espécies florestais comerciais, têm como fator limitante sua condição fitossanitária (SOAVE & WETZEL, 1987). Isso se deve ao fato de que a ocorrência de patógenos pode reduzir a germinação e o vigor da semente, além de reduzir sua longevidade sob armazenamento (MACHADO, 1988). O presente trabalho objetivou avaliar a sanidade das sementes e detectar os principais fitopatógenos que afetam desde o armazenamento até a produção de mudas, para subsidiar medidas de controle.
METODOLOGIA:
As sementes foram coletadas em duas matrizes oriundas da Universidade Federal Rural da Amazônia, a coleta foi realizada em baixo das árvores-matrizes no chão e encaminhadas ao laboratório de Fitopatologia da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém, Pará, para análise. Nas sementes amostradas, foram feitos testes de sanidade para detecção de microorganismos, com base nas Regras de Análise de Sementes (RAS) do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento - MAPA. As sementes foram submetidas ao método de incubação em papel filtro "blotter test". O papel filtro foi esterilizado (autoclave - 15 min. à 127ºC); Gerbox desinfestado com álcool à 70%. Utilizou-se 3 folhas de papel filtro umedecido com água destilada esterilizada em 2 tratamentos: um com assepsia e outro sem assepsia. A desinfestação das sementes, do tratamento com assepsia foi à 1% de hipoclorito de sódio durante 5 minutos. Cada gerbox conteve 8 sementes com 25 repetições para cada tratamento totalizando 400 sementes. O período de incubação foi 10 dias, sobre condições ambientes
RESULTADOS:
Nos experimentos realizados em sementes de Sumaúma foram encontrados 5 gêneros de fungos, que são: Aspergillus, Fusarium, Colletotrichum, Curvularia e Rhizopus. O tratamento com assepsia apresentou apenas 2 gêneros de fungos: Fusarium e Colletotrichum, apresentando incidência de 28,1% e 3,1% respectivamente. Enquanto que no tratamento sem assepsia apresentou 4 gêneros de fungos que são: Aspergillus, Fusarium, Curvularia e Rhizopus, apresentando incidências de 25%, 28,1%, 9,38% e 3,1% respectivamente. Dentre os gêneros que podem se comportar como fitopatogênicos encontram-se Fusarium sp. e Colletotrichum sp., que, neste trabalho, foram constatados em sementes de Sumaúma e foram comprovados patogênicos de sementes de muitas espécies de plantas (CARVALHO & MUCHOVEJ, 1991). Na área florestal não há registro de doenças transmitidas por sementes como na agricultura, no entanto, a importância da patologia de sementes relaciona-se com a disseminação de doenças pelo fruto, quando este é levado para o beneficiamento e para evitar o apodrecimento das sementes, o que pode ocasionar perda, pela presença de fitopatógenos nas sementes (SILVA & BENCHIMOL, 2007).
CONCLUSÃO:
O tratamento com assepsia apresentou menor incidência de gêneros de fungos. Sendo que ambos os tratamentos tiveram sementes atacadas por fungos sofrendo interferência diretamente na sua germinação. Os fungos presentes nas sementes de espécies nativas devem ser objeto de maior atenção, já que alguns desses microorganismos podem causar danos à qualidade e à produção de mudas nativas, em projetos de recuperação com espécies nativas ou para arborização de parques.
Palavras-chave: Sumaúma, Sanidade, Sementes.