62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 3. Tecnologia de Alimentos
AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA FARINHA DE TAPIOCA NA COMUNIDADE DE BOA ESPERANÇA.
André das Chagas Santos 1
José de Alencar Godinho Guimarães 1
Maria Daluz Santos de Almeida 1
Criz Roecker Franco 1
1. Centro Universitário Luterano de Santarém/ CEULS
INTRODUÇÃO:
A História é a ciência que estuda a evolução do homem no decorrer do tempo, portanto entende-se que é um processo em constante mudança. Estas mudanças podem ser vislumbradas nas mais variadas épocas ou fases da evolução da humanidade ou das sociedades. Nas sociedades capitalistas encontramos o acelerado desenvolvimento tecnológico como mecanismo alavancador da economia. Por estes motivos torna-se importante o estudo do emprego das novas tecnologias na produção de farinha de tapioca na comunidade de Boa Esperança, uma comunidade localizada no km 42 da rodovia PA 370, no município de Santarém. Os principais objetivos deste trabalho são: identificar os impactos da introdução das novas tecnologias no processo de produção da farinha de tapioca em Boa Esperança; compreender se houve ou não o melhoramento do produto final com a incorporação das novas tecnologias nesse processo produtivo; entender quais a vantagens e desvantagens para a população que trabalha nas nesta atividade.
METODOLOGIA:
Por se tratar de um estudo social, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo como modo de compreender a estrutura sócio-econômica de Boa Esperança. Desta forma, a investigação foi dividida em etapas. (a) revisão bibliográfica sobre a agricultura familiar no Brasil. (b) revisão bibliográfica sobre a utilização da mandioca e seus derivados na culinária brasileira, mais precisamente na cultura paraense. (c) pesquisa de campo sobre o histórico da comunidade de Boa Esperança, com a finalidade de reconhecer o espaço e a trajetória da comunidade no decorrer dos anos. (d) visualização do emprego de novas tecnologias na produção da farinha de tapioca. (e) aplicação de questionários com 14 produtores de farinha de tapioca para uma melhor compreensão da realidade e de como os agricultores via a situação em qual estavam inseridos. (f) análise dos dados obtidos e produção de trabalho científico para fins de publicação.
RESULTADOS:
A comunidade de Boa Esperança possui uma população de quase dois mil habitantes. Esta sendo composta, principalmente por nortistas, sulistas e nordestinos. A economia da comunidade é baseada na produção da farinha de tapioca (uma iguaria derivada da mandioca). Houve um aumento acentuado na produção da farinha de tapioca na comunidade, na década de 1990. Este aumento se deve em parte pelos bons preços oferecidos pelo mercado, e também pelo desenvolvimento de novos equipamentos que foram capazes de substituir a força humana pela força do motor, a princípio movido à combustão e posteriormente a eletricidade. Os principais equipamentos criados foram: o lavador; o peneirador; a emboladeira; o forno elétrico e a utilização do poc-poc (automóvel oriundo do sul do país). A grande produção causou a queda dos preços. A mecanização da produção provocou a especialização do trabalhador em algumas etapas do trabalho, lembrando o que acontecia nas fabricas ou manufaturas inglesas. Mais recentemente, aconteceu também a mecanização no preparo das terras, por causa do seu alto custo apenas as pessoas com mais condições beneficiaram deste serviço. A inserção da região na nova fronteira agrícola (cultivo de grãos, como a soja, em larga escala) provocou uma diminuição da área dedicada ao cultivo.
CONCLUSÃO:
A comunidade de Boa Esperança é resultado da política de integração nacional proposta pelos governos militares, pois ela é formada neste período. A produção da farinha de tapioca ajudou a alavancar o desenvolvimento da comunidade. O processo de mecanização da produção da farinha de tapioca propiciou uma crise de super produção, devido à grande oferta do produto no mercado, seu valor caiu a níveis muito baixos. A população de Boa Esperança é muito criativa, já que a maioria dos equipamentos são inventos desenvolvidos na própria comunidade e estes contribuíram na produtividade e na qualidade do produto final. A mecanização é um processo que exclui os produtores com menor poder aquisitivo. Os baixos preços e a nova fronteira agrícola foram responsáveis pela diminuição das áreas cultivadas. A automação e a diminuição das áreas de cultivo provocaram o surgimento de uma população ociosa na comunidade, fato que outrora não era vislumbrado. O desemprego provocou êxodo de uma parcela considerável da população (principalmente a masculina), que saiu em busca de novas formas de sobrevivência, em especial nas empresas de mineração implantadas na região nos últimos três anos.
Palavras-chave: Comunidade de Boa Esperança, Produção de farinha de Tapioca, Tecnologia Agrícola.