62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA POTI - UMA EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR NO PET-SAÚDE EM PLANALTO, NATAL-RN.
Nathália Kelly Cordeiro da Costa 1
Hilkea Carla de Souza Medeiros 1
Renata Mendes Vieira 1
Ana das Neves de Oliveira Souza 2
Magnólia Carvalho Aquino 2
Ana Claudia Galvão Freire 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Secretaria Municipal de Saúde de Natal
INTRODUÇÃO:
O Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde - POTI compõe atualmente o quadro de atuação do PET-SAÚDE NATAL e das disciplinas obrigatórias dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia, sendo complementar para os demais cursos da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Essa disciplina tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do pensamento coletivo, crítico e reflexivo, através dos fundamentos da pesquisa aplicada e em evidências que retratam a realidade social vivenciada. O presente estudo tem por objetivo relatar a avaliação do funcionamento da disciplina sob o ponto de vista dos alunos que a cursaram no bairro do Planalto, Natal-RN.
METODOLOGIA:
Foram entrevistados os alunos que cursaram a disciplina POTI, no período 2009.2 na Unidade de Saúde Básica do bairro do Planalto, localizado em Natal-RN. Por ser um estudo descritivo, os dados foram coletados através de um questionário-entrevista. Como critério de inclusão, os entrevistados deveriam ter participado de todas as atividades propostas pela disciplina.
RESULTADOS:
Foram entrevistados 14 alunos, sendo 21,4% do sexo masculino e 78,6% feminino. Em relação aos cursos, 57,1% eram do curso de enfermagem, 35,7% de medicina e 7,2 de fisioterapia. Desses alunos, 64,3% acharam que os objetivos propostos foram adequados em relação à formação profissional, e que os conteúdos abordados bem como as práticas estavam coerentes com os objetivos propostos. Dentre as atividades mais relevantes da disciplina destacaram-se os estágios temáticos, a organização da sala de situação, o projeto de intervenção sobre acolhimento, as visitas domiciliares, discussões sobre o SUS e sobre a carreira profissional dentro da Estratégia de Saúde da Família. Quanto a orientação dada pelos tutores e profissionais do serviço da saúde, 57,1% consideraram ótima e 28,6% relataram que a orientação recebida foi boa. A avaliação sob forma de relatório se mostrou mais eficaz e objetiva quando comparada ao método de portfólio, que se mostrou repetitivo e cansativo na opinião de 37,3% dos alunos. Pontos como liberdade, flexibilidade, justiça, reflexão, imparcialidade, praticidade e abrangência foram colocados como pontos positivos do método de avaliação utilizado. Dos entrevistados, 86% relataram que indicariam a disciplina POTI para os demais colegas de curso.
CONCLUSÃO:
O PET-SAÚDE em Planalto atuou ativamente na execução de todas as atividades propostas pela disciplina POTI. Pode-se concluir que a disciplina propiciou uma formação mais humanizada, que houve uma interação positiva entre a teoria e a prática, foi possível estabelecer contatos entre os alunos, a comunidade e profissionais da rede básica de saúde e principalmente visualizar o cotidiano do nosso Sistema Único de Saúde - SUS.
Palavras-chave: Avaliação, POTI, Saúde Pública.