62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
LUAR DO SERTÃO: DIFUSÃO DA ASTRONOMIA.
Gustavo Augusto Gouveia Coutinho 1
Pedro Macário de Moura 2
Fernanda Silva Rocha 3
Cristiano José Santana dos Santos 4
Marcos Antonio Pinto Ribeiro 5
Carlos Wagner Costa Araújo 6
1. Bolsista IC CNPq Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF
2. Bolsista IC CNPq Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF
3. Bolsista Voluntária Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF
4. Bolsista IC CNPq Espaço Ciência e Cultura - UNIVASF
5. Espaço Ciência e Cultura/UNIVASF- Co-Orientador do Projeto
6. Espaço Ciência e Cultura/UNIVASF - Orientador do Projeto
INTRODUÇÃO:
A Astronomia é uma das ciências mais antigas e surgiu há 12 mil anos na Mesopotâmia com os Sumérianos. Entretanto, a consolidação da astronomia enquanto ciência no decorrer dos séculos passou por momentos de deturpação e preconceitos. Alguns gregos defendiam que a terra era o centro do universo. Por outro lado, desde Aristarco de Samos até Copérnico, entre outros, afirmavam que o sol era o centro do universo. As teorias heliocêntrica e geocêntrica estavam a todo instante na reflexão e discussão. A Oficina Luar do Sertão foi realizada em 2009, no Espaço Ciência e Cultura da UNIVASF em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia e teve por objetivo levar e popularizar a astronomia para professores e jovens das cidades de Petrolina/PE, Juazeiro/BA e região.
METODOLOGIA:
As oficinas de Astronomia duravam 12 horas e eram subdivididas em três encontros de 4 horas, tendo como público alvo alunos e professores da educação básica, tanto das séries iniciais, quanto das finais das escolas parceiras do ECC/UNIVASF. Inicialmente era feita uma retrospectiva histórica da Astronomia. Em seguida os participantes debatiam sobre os conceitos desta ciência e qual é a contribuição para a humanidade. O público era orientado a construir os seguintes experimentos astronômicos: relógio de sol, astrolábio, bússola, centro de gravidade, cálculo do raio da terra, montagem da Luneta de Galileu com tubos de PVC e a utilização do GPS (Sistema de Posicionamento Global). No último encontro, era feita a observação astronômica com a Luneta Galileu Galilei e dois telescópios Newtonianos, além do auxilio da projeção do software Stellarium que mostrava o céu da região no dia da observação.
RESULTADOS:
A oficina contemplou 172 pessoas de 24 escolas localizadas em 9 cidades. A maioria dos participantes nunca participou de uma atividade relacionada à astronomia. 80% afirmaram ter participado de outras atividades realizadas pelo ECC/UNIVASF, sendo que todos afirmaram ter interesse em retornar e participar das atividades de observação coletiva, o que revela que a atividade "Luar do Sertão" é uma boa provocação e motivação para a aprendizagem. Os professores afirmaram que há uma relativa ausência da disciplina Astronomia nas escolas participantes e perceberam a necessidade da implementação da Astronomia no currículo da educação básica, porém falta suporte e formação continuada nas escolas. Durante a oficina foi perceptível o predomínio da visão Aristotélica sobre esta ciência.
CONCLUSÃO:
Com os resultados, pôde-se observar que nas ações da educação formal, há uma considerável ausência do ensino de Astronomia no Vale do São Francisco. Nas escolas a temática não é trabalhada o que revela a necessidade de uma política de formação continuada para profissionais e uma melhor divulgação. A popularização da astronomia não é apenas um modismo, e sim, um ato necessário para melhorar o conhecimento dessa ciência, que foi e é de suma importância no desenvolvimento da humanidade. Porém, o principal fator que contribuirá para a melhoria desta ciência é divulgá-la, principalmente nas escolas, uma vez que, é nesse espaço formal um dos ambientes para trabalhar tal este conteúdo. A Astronomia na educação básica, através de experimentos de baixo custo, como a luneta de fácil construção, que resiste ao manuseio dos jovens e que permiti a observação das crateras lunares, provoca a inversão do olhar do participante.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ.
Palavras-chave: História da Astronomia, Experimentos Astronômicos , Observação.