62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLOS NO MUNICÍPIO DE SALVATERRA NA ILHA DO MARAJÓ
Cassio Sousa de Oliveira 2
Letícia Ramos do Nascimento 2
Laiane Bezerra Ribeiro 2
Lorena Lira Leite Sabino 2
Helen Monique Nascimento Ramos 2
Norberto Cornejo Noronha 1
1. Instituto de Ciências Agrárias - UFRA Belém
2. Universidade Federal Rural da Amazônia
INTRODUÇÃO:
A Ilha de Marajó localiza-se no Norte do Estado do Pará, na foz dos rios Amazonas e Tocantins, com aproximadamente 48.000 km2 sendo considerada a maior ilha flúvio-marinha do planeta. Quanto ao relevo, Lima (2008) relata que a ilha apresenta dois domínios principais: Na região oriental a topografia é plana formada por sedimentos do Holoceno, de origem fluvial estuarina e lacustre, nesta parte da ilha ocorre o desenvolvimento das praias, manguezais e os extensos campos naturais; Na seção ocidental, mais elevada, encontram-se depósitos de sedimentos Pós-Barreiras, do Plio-Pleistocêno/Pleistocêno, nesta região ocorre o desenvolvimento de Floresta Amazônica e Cerrado. Diversos estudos sobre a origem e evolução da Ilha de Marajó estão sendo conduzidos (COSTA et al., 2002; ROSSETTI & VALERIANO, 2007; LIMA,2008), com ênfase na paleogeografia e na cronologia dos depósitos pleistocênicos e holocênicos. No entanto, estes trabalhos não levam em consideração as características pedológicas atuais e sua relação com a vegetação, com isso, o trabalho tem por objetivo fazer a caracterização química detalhada de solos situados no município de Salvaterra na Ilha do Marajó.
METODOLOGIA:
A área de estudo está localizada a nordeste da ilha do Marajó, na fazenda São Macário, no município de Salvaterra (0o45'10,93"S e 48º31'01,40"W). Foram coletado amostras de solos para análises químicas em dois perfis expostos dentro de uma topossequência, sendo que, o da montante foi denominado como perfil 1, em Latossolo Amarelo Distrófico plintico, , sob mata nativa e o situado à jusante, perfil 2 em Plintossolo Pétrico sob campo natural. Foi coletado uma amostra por horizonte de cada perfil, totalizando 18 amostras. As amostras de solo foram conduzidas para o Laboratório de Química dos Solos, no Departamento de Solos, do Instituto de Ciências Agrárias- ICA, da Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, para a realização da análise química seguindo o protocolo metodológico da Embrapa (1997) para análises químicas do solos, nas quais foram determinados os seguintes atributos: pH em água e KCl, acidez trocável (Al3+), acidez potencial (Al+H) bases trocáveis (Ca2+, Mg2+, K+) e P disponível. Também foram calculadas a soma de bases (SB), capacidade de troca catiônica (T), saturação por bases (V%) e saturação por alumínio (m%).
RESULTADOS:
Através da interpretação dos resultados obtidos da análise química do solo foram observados baixos teores de bases trocáveis, consequentemente um baixo V%, como também baixos teores de fósforo em ambos os solos, de acordo com a tabela de critérios para interpretação de análises de solo para fins de avaliação da fertilidade no estado de Minas Gerais (RIBEIRO, GUIMARÃES E ALVAREZ, 1999). Estes solos foram caracterizados como ácidos e com altos teores de Al3+, consequentemente alta m% em ambos os solos, sendo que o Plintossolo apresentou maiores teores de Al3+. Portanto para a pratica da agricultura nesses solos é recomendado que se faça o uso de fertilizantes para a correção dos nutrientes e de calagem, para a correção da acidez, pois segundo Beutler, Fernandes e Faquin (2001) o Al3+, em níveis tóxicos, causa anomalias e danos ao sistema radicular, resultando na exploração de menor volume de solo pelas plantas e prejudicando a absorção de água e nutrientes, conseqüentemente, ocorrem reduções no crescimento da parte aérea e na produção de matéria seca. Resultados semelhantes foram encontrados por Rodrigues (2000) em um Latossolo Amarelo distrófico do cerrado amapaense, que observou baixa fertilidade e alta saturação por alumínio.
CONCLUSÃO:
- Solo de baixa fertilidade natural - Alta saturação por alumio e uma baixa saturação de bases. - Solo inadequado para o desenvolvimento da agricultura.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Fertilidade, Latossolo Amarelo, Formação Barreiras.