62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DA ALGA MARROM Sargassum vulgare
Kahena de Quevedo Florentin 1
Allisson Jhonatan Gomes Castro 1
Almino Afonso de Oliveira Paiva 1
Luiza Sheyla Evenni Porfirio Will 1
Edda Lisboa Leite 2
Leonardo Augusto Rego de Souza 1
1. Departamento de Bioquímica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Bioquímica, UFRN
INTRODUÇÃO:

Algas da classe Phaeophyceae (algas marrons), apresentam polissacarídeos sulfatados na estrutura da sua parede celular. Estas moléculas recebem o nome de fucanas, pois são formadas por unidades de α-L-fucose (1→3) e α-L-fucose (1→4) sulfatadas em C3, C2 e/ou C4. Podemos também encontrar, além da fucose, outros monossacarídeos como a xilose, galactose e ácidos urônicos. Sua estrutura varia de acordo com a espécie ou até mesmo em partes constituintes da mesma alga. Estudos vêm demonstrando diversas propriedades farmacológicas atribuídas às fucanas, como: ativação e inibição plaquetária, atividade anticoagulante, antitrombótica, antitumoral, antiproliferativa, antiinflamatória, antioxidante, além de atuar sobre os fatores de crescimento e inibição do sistema complemento. Esse trabalho tem como objetivo analisar a composição química e a atividade antioxidante de uma fração polissacarídica extraída da alga marrom Sargassum vulgare.

METODOLOGIA:

A alga foi coletada na praia de Búzios, litoral sul do Rio Grande do Norte, e trazida ao laboratório, onde foi lavada, seca e pulverizada. O pó da alga foi submetido à delipidação com acetona/ etanol, onde o pó cetônico obtido foi encubado coma enzima maxatase para a extração dos polissacarídeos. O cru de polissacarídeos remanescente foi fracionado com diferentes volumes de acetona, onde com 0,8 volumes de acetona, pode-se obter uma quantidade significativa de polissacarídeos. Realizou-se uma eletroforese em gel de agarose e tampão PDA, utilizando os padrões condroitin, heparan e dermatan sulfato. O espectro de infravermelho (4000 -400 cm-1) foi realizado a fim de identificar os grupos funcionais. As análises químicas foram realizadas pela dosagem de proteínas e açúcares totais. Para verificação da atividade antioxidante foi feito o ensaio de Capacidade Antioxidante Total (CAT), sendo mensurado pela capacidade dos polissacarídeos inibirem a oxidação do molibdato, onde os valores foram obtidos através da leitura da densidade óptica em espectrofotômetro e expressos em equivalente de ácido ascórbico.

RESULTADOS:

A fração 0,8v apresentou alto rendimento, desta forma, ela foi utilizada para as análises. A análise do perfil eletroforético demonstrou metacromasia característica de compostos sulfatados. A espectroscopia de infravermelho apresentou picos na ordem de 2927, 1623, 1034 e 817 cm-1 correspondendo respectivamente a presença de grupos hidroxilas, ácidos urônicos, polissacarídeos ácidos e grupamentos sulfato. As análises químicas apresentaram um teor de carboidrato entre 33,4% e 35,1%, com uma média de 33,9% e uma quantidade minoritária de proteínas, onde o máximo foi de 1,12% e o mínimo de 0,99%, com uma média de 1,04%. A atividade antioxidante total, realizada em ensaio in vitro, demonstrou ação dose- dependente, onde 1000µg da amostra tem ação antioxidante total correspondente a 125 µg de ácido ascórbico.

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados apresentados, a fração polissacarídica analisada apresentou alto teor de açúcares totais e baixa contaminação protéica. A análise da eletroforese bem como a espectroscopia de infravermelho mostrou se tratar de um composto sulfatado. A fração analisada possui ótima ação antioxidante, atuando de maneira dose dependente.

Instituição de Fomento: CAPES, CNPq
Palavras-chave: Alga marrom, infravermelho, antioxidante.