62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ALCOOL GEL DE ALTA PERFORMANCE
Isabella Rodrigues de Barros Faria 1, 3, 5, 2, 4
Carlos Henrique Dourado Silverio 1, 3, 5, 2, 4
Floriano Pastore Junior 1, 3, 5, 2, 4
1. Universidade de Brasilia /UnB
2. Decanato de Administracao e logistica / DAL
3. Prefeitura do Campus Universitario/ PRC
4. Instituto de Quimica/ IQ
5. Laboratorio de Tecnologia Quimica/ LATEQ
INTRODUÇÃO:
Com o advento da gripe A que assolou o mundo neste último ano de 2009, a sociedade passou a ter maior preocupação com relação à higienização das mãos, do corpo e conseqüentemente dos alimentos. Com o objetivo de se criar um produto de maior eficácia, foram desenvolvidas algumas formulações de álcool-gel, que demonstraram resultados significativos e promissores com relação à performance e durabilidade da ação bactericida do produto. O gel é um sistema coloidal constituído por uma fase dispersora, ou contínua, líquida, e uma fase dispersa sólida, ou soluta. Apresenta propriedades macroscópicas, semelhante às dos sólidos, como elasticidade, viscosidade e outras, e é constituído por uma rede tridimensional de macromoléculas, na qual está aprisionado o liquido. A Fábrica-Escola de Química (FEsQ) da Universidade de Brasília (UnB) é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Campus (PRC) e o Instituto de Química. Lá os alunos realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão e trabalham na produção dos saneantes usados na Universidade. Alguns já saem empregados depois de terminar o curso. FEsQ busca desenvolver produtos de alta qualidade e diferenciados do mercado, com o propósito de estar sempre um passo a frente das inovações e tecnologias, de modo que tal conhecimento seja desenvolvido juntamente com os alunos e exposto para toda comunidade acadêmica.
METODOLOGIA:
A metodologia consiste basicamente em estudar as matérias primas utilizadas e ter um breve conhecimento dos produtos e suas aplicações. Além de realizar testes a fim de garantir sua eficácia e qualidade de modo que os produtos tenham a mesma eficiência, ou melhor, do que os utilizados no mercado atual. Para isso foi necessário fazer uma pesquisa técnica mais avançada e desenvolver o produto primeiramente em bancada, antes da fabricação em escala industrial.
RESULTADOS:
Fáceis de preparar, as formulações desenvolvidas neste trabalho são de límpidas a translúcida, homogêneas e estáveis. Depois de uma breve pesquisa sobre as formulações de géis antissépticos disponíveis no mercado, verificou-se que a maioria possuía apenas um carbômero formador de gel, o álcool 70%, água e um neutralizante. E que alguns adicionam, a estes componentes a glicerina, por ser um bom umectante, se utilizada com excesso pode deixar as mãos pegajosas. Foram testados diferentes tipos de matérias primas, como por exemplo, espessantes umectantes, sanitizantes, emolientes, neutralizantes e antimicrobianos O intuito da pesquisa é adição de um novo antimicrobiano que aumente o desempenho do álcool-gel para que tenha uma ação eficiente e duradoura.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos neste estudo referentes à eficácia do álcool líquido 70%, comparativamente ao álcool gel e o poder bactericida do novo produto permitiram concluir que é viável a utilização deste produto testado, suprimindo a lavagem da pele, devido à ação antimicrobiana na higienização com o novo produto.
Instituição de Fomento: Decanto de Administração e Logística - DAL/ Prefeitura do Campus Universitário- PRC Instituto de Química- IQ/ Laboratório de Tecnologia Química - LATE
Palavras-chave: Álcool Gel, Bactericidas, Saneantes.