62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
EFEITO DA SUBSTITUIÇÃO DA FLORESTA POR PASTAGEM NAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DO SOLO NA MICRORREGIÃO DE MARABÁ (PA): LOCALIDADE DE PALMARES E MAÇARANDUBA.
Naísa Castro Leal 1
Luíz Gustavo de Lima Melo 1
José Ailton Melo Junior 1
Augusto José Silva Pedroso 1
JailsonTrindade Pereira 1
Mário Lopes da Silva Junior 1, 2
1. Áre de Ciência do Solo, Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA
2. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:
Os solos de regiões tropicais úmidas, especialmente os da Amazônia, são, em sua maioria, desprovidos de reservas minerais, causado pela alta pluviosidade, favorecendo a lixiviação de bases trocáveis e o predomínio de argilas de fraca reatividade. Isto diminui o conteúdo de nutrientes que poderiam ser retidos sob forma iônica. Na Região Amazônica, onde os Latossolos constituem cerca de 1/3 do seu território, o sistema tradicional de uso das terras é o da agricultura itinerante, que se inicia pela derruba manual e queima de toda a vegetação, após a remoção das árvores de valor comercial. Apesar das inúmeras modificações causadas nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, as cinzas são de fundamental importância, já que atuam como fonte de nutrientes e de calagem para solos ácidos e de baixo teor de nutrientes que predominam na Região Amazônica, entretanto o solo é utilizado por um período de aproximadamente dois anos com culturas de subsistência, tornando-se economicamente improdutivo, e o agricultor o abandona, sendo posteriormente utilizado após vários anos de pousio. No local nasce uma vegetação secundária chamada capoeira. Portanto, objetivo deste foi caracterizar e avaliar a influência da substituição da floresta por pastagens nas propriedades químicas do solo.
METODOLOGIA:
A coleta de solo foi realizada em outubro de 2009, delimitando-se um transecto de 10 x 60 metros em cada tipo de cobertura vegetal (Floresta Conservada, Floresta Explorada, Pasto com Babaçu, Pasto Invadido, Pasto Limpo e Floresta Queimada), onde foram coletadas amostras (4 repetições) nas profundidades de 0-10 cm e de 10-20 cm. Após a coleta, as amostras do solo foram colocadas em sacos de polietileno, e trazidas para o laboratório de solos da UFRA, onde foram trituradas, peneiradas (peneira de 2 mm de diâmetro), secas ao ar. O valor do pH foi medido em uma suspensão de água e solo, cloreto de potássio 1 mol.L-1 e solo na relação solo:solução= 1:2,5, conforme o método potenciométrico. A determinação do carbono orgânico utilizou volumetria de oxi-redução e baseou-se no método de WALKLEY-BLACK. Os cátions trocáveis predominantes podem ser básicos (Na, K, Ca e Mg) ou ácidos (Al e H). Os cátions trocáveis básicos não são dependentes de pH e eles são extraídos com acetato de cálcio 1 mol.L-1 a pH 7. Os cátions ácidos trocáveis são dependentes do pH e eles são extraídos com uma solução de KCl 1 mol.L-1.. A extração do fósforo disponível foi realizada pelo método "Mehlich". Para a determinação do conteúdo de Nt foi utilizado o método de KJELDAHL.
RESULTADOS:
Os resultados de pH mostraram um solo ácido. Tanto em Maçaranduba quanto em Palmares, os valores de pH foram superiores em pastos, principalmente na profundidade de 0-10. Em relação aos valores de porcentagem de Saturação de Bases (V%), Soma de Bases e CTC, observou-se que o solo sob floresta nas duas localidades apresentou altos valores de CTC na profundidade de 0-10. Os valores de Soma de Bases e de V% foram baixos. Os teores de P apresentaram-se baixos, principalmente na profundidade de 10-20 e ligeiramente médio na profundidade 0-10 em ambas as localidades. Os teores de Potássio e Cálcio apresentaram diferenças significativas em profundidade, mostrando-se altos na camada superficial. Os valores de H+Al revelaram diferenças significativas entre manejos e profundidades no solo sob floresta, indicando que estes são muito ácidos e podem apresentar toxidez de Al. Os teores de N total apresentaram diferenças significativas, principalmente, em manejo. Nas áreas de pasto, nas duas regiões, o teor de N total foi mais baixo e em floresta mais elevado. Os teores de carbono orgânico foram maiores nas áreas de floresta e na profundidade mais superficial, tanto em Maçaranduba como em Palmares. Os teores de MO foram superiores na camada de 0-10 nas áreas de floresta, nas duas localidades.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos, verificou-se uma diferença significativa no que diz respeito aos valores de pH. No sistema de pasto os valores de pH foram maiores e no sistema de floresta, na profundidade de 0-10 constatou-se pH inferior, resultando em pouca disponibilidade de nutrientes para planta. Tanto o carbono orgânico como o nitrogênio foram bastante influenciados pelo cultivo por estarem concentrados na camada mais superficial do solo, ocasionando baixa produtividade em pastagem.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Floresta, Pastagem, Solo.