62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
OS SIGNIFICADOS DE SAÚDE SEXUAL PARA UM GRUPO DE MULHERES ASSISTIDAS PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE EM NATAL-RN
MAGNUS KM CUNHA 2
Ma BERNARDETE C SOUSA 1
KARINE KSB PESSOA 1
Ma HELENA C SPYRIDS 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN
2. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
INTRODUÇÃO:
Estudos publicados nas duas últimas décadas têm mostrado a importância da dimensão subjetiva nos cuidados à saúde, em particular, a relevância da concepção de mundo e dos sentidos atribuídos pelas pessoas aos elementos materiais, conceituais ou valorativos circulantes na sociedade relacionados com o tema. Diversos estudiosos têm sugerido que as políticas públicas destinadas à promoção da saúde sexual e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) não podem ignorar a compreensão dos significados, valores e atitudes, ou do conhecimento da normatividade e moralidade relacionada à saúde presente em cada população. O objetivo desta pesquisa foi tornar conhecidos os significados de saúde sexual para mulheres atendidas em uma unidade do Sistema Único de Saúde- SUS de Natal-RN, com intuito de iniciar uma reflexão acerca da contribuição das políticas públicas de saúde da mulher na consolidação de novas representações acerca do tema.
METODOLOGIA:
Utilizamos a teoria das Representações Sociais enquanto referencial teórico-metodológico, tendo em vista sua adequação conceitual ao presente estudo. As representações sociais são um conjunto de significados que as pessoas guardam sobre um dado objeto, compartilhados por uma comunidade. Foram entrevistadas 150 mulheres, com idades entre 18 e 60 anos, recrutadas em um processo de amostragem não probabilística e por conveniência, no Centro de Saúde Reprodutiva, em Natal-RN. Após o levantamento das informações sócio-demográficas, as entrevistadas foram submetidas a um Teste de Evocação Livre de Palavras (TELP), no qual, após ouvirem a palavra estimulo "saúde nas relações sexuais", citaram cinco palavras que lhes ocorreu na mente instantaneamente, sem racionalização prévia. Foi solicitado que as participantes citassem, em ordem de importância, as principais fontes de informação sobre o tema e, ainda, com quem costumavam conversar sobre o assunto. A interpretação dos dados foi iniciada submetendo-se as informações de natureza sócio-demográficas a uma análise descritiva, para a caracterização do perfil das entrevistadas. Em seguida as expressões obtidas no TELP foram padronizadas, procedimento no qual termos lexicográficos diferentes de mesmo significado foram substituídos por uma única expressão semanticamente fidedigna e representativa.
RESULTADOS:
As vinte palavras mais freqüentes (%) evocadas no TELP foram as seguintes: Prevenção 14.5; Camisinha 11.0; Amor 8.2; Parceiro 7.0; Sexo 5.0; Exames 4.5; Companheirismo 3.7; Fidelidade 3.5; Cuidado 3.2; Anticoncepcional 3.1; Carinho 2.9; Conhecimento 2.9; Saúde 2.8; Equipe de Saúde 2.6; Diálogo 2.5; DST 2.5; Higiene 2.3; Bem estar 2.2; Responsabilidade 2.2; e Família 1.6. As dez palavras referidas como a primeira mais importante dentre as citadas foram: Prevenção 32; Camisinha 23.3; Amor 13.3; Saúde 6.0; Fidelidade 4.0; Parceiro 4.0; Bem estar 2.7; Diálogo 2.7; Exames 4.5; Companheirismo 1.3. Já aquelas apontadas como a segunda mais importante: Prevenção 17.3; Amor 10.5; Camisinha 10.5; Exames 9.8; Parceiro 8.3; Companheirismo 3.8; Conhecimento 3.8; Saúde 3.8; Diálogo 3.0; Higiene 3.0. As principais fontes de informação acerca do tema "saúde sexual" referidas foram: a TV 27.6; a UNIDADE DE SAÚDE 22.2; Alguma forma LEITURA 18.7; AMIGOS 14.6. Do total das mulheres, 32.3% não conversam sobre o assunto, 23.7 o fazem com o parceiro, 23.4 com a família, 19.4 com amigos e 1.2 com a equipe de saúde. 65.3% disseram já ter assistido palestra sobre o tema. 47.8% assistiram palestra em Unidade de Saúde, 32.7 na escola e 19.5 em outros lugares.
CONCLUSÃO:
As representações sociais das entrevistadas acerca de saúde sexual feminina são compostas de campos semânticos que dão conta de: políticas públicas de saúde (prevenção, exames, equipe de saúde, saúde, bem-estar); aspectos instrumentais da saúde (exames, camisinha, higiene), da relação afetivo-sexual com o parceiro (amor, sexo, companheirismo, diálogo, fidelidade); da qualidade de vida em geral (bem-estar, saúde); das doenças que comprometem a saúde (prevenção, DST, responsabilidade); do conhecimento geral sobre o tema (conhecimento, DST, exames, higiene) e vida familiar (família, anticoncepcional). Com os resultados descritos acima verificou-se que as políticas públicas do SUS, presentes na unidade de saúde onde os dados foram coletados tem corroborado significativamente para a consolidação de representações sociais positivas acerca de saúde sexual feminina.
Palavras-chave: Saúde Sexual, Representação Social, SUS.