62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
A UTILIZAÇÃO DO TEATRO COMO FERRAMENTA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MEIOSE
Rodrigo Salviano dos Santos 1
Hanna Mayara lima Perez 1
Lucas carvalho larcher pinto 1
Renata Mendonça Sanches 1
Robson José de Oliveira Júnior 1, 2
Rosimeire Gonçalves dos Santos 1
1. Universidade Federal de Uberlândia/UFU
2. Universidade Estadual de Goiás/UEG - UnU Ipameri
INTRODUÇÃO:

No decorrer do ensino a maioria dos educadores se depara com algumas barreiras que dificultam o processo de aprendizagem. Na área das ciências biológicas é muito comum que os alunos tenham dificuldade em imaginar e abstrair alguns processos biológicos, principalmente aqueles que acontecem em escala microscópica e não podem ser visualizados pelos alunos. Desta maneira o educador deve ter em mãos algumas estratégias que facilitem a compreensão do aluno. As ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores dessa área são as aulas práticas, recursos áudio-visuais e modelos didáticos. No entanto, ocorre uma grande carência de bons laboratórios didáticos nas instituições públicas brasileiras e mesmo em instituições que possuem laboratórios adequados, alguns processos não são facilmente observados em aulas práticas. Os recursos áudio-visuais são bons facilitadores de aprendizagem, no entanto não permitem que os alunos vivenciem os processos biológicos. Neste contexto surge o teatro como uma importante ferramenta que pode ser aplicada ao ensino de biologia e outras áreas do conhecimento. O presente trabalho teve como objetivos elaborar uma apresentação teatral para ser utilizada no ensino da meiose e analisar os resultados da utilização deste recurso.

METODOLOGIA:

Foi formado um grupo composto por cinco alunos do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia, uma professora do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e um professor de Biologia Celular da Universidade Estadual de Goiás (UnU-Ipameri). Foi elaborada uma apresentação teatral com quatro protagonistas. Cada ator faz o papel de uma cromátide inserida em uma célula, que é representada por um bambolê delimitando a membrana celular. Os atores usam um figurino próprio e desenvolveram expressões corporais que facilitam o entendimento de termos biológicos como cromossomos homólogos e cromátides-irmãs. Na peça os alunos simulam todo o processo meiótico, bem como os possíveis erros que podem ocorrer durante o processo meiótico. A peça foi aplicada a uma turma do primeiro período do curso de biomedicina da UFU. Antes e depois da apresentação foi distribuído um questionário sobre o tema abordado para que os alunos respondessem nos dois momentos distintos, verificando assim se houve um melhor entendimento do processo após a encenação. Ao final da apresentação teatral também foi levantado um debate sobre as percepções e opiniões dos alunos em relação à utilização do teatro aplicado ao ensino.

RESULTADOS:

A análise dos questionários revelou que houve uma melhora na compreensão da meiose após os alunos assistirem a encenação, aumentando 20% da pontuação no questionário.  A discussão feita após a apresentação levantou alguns aspectos interessantes a serem considerados. Os alunos alegaram estar habituados a uma aula expositiva tradicional e a utilização do teatro traz a interação com o aprendizado, sendo que o aluno se envolve com o processo de ensino e se diverte, o que torna o aprendizado dinâmico e espontâneo.  Os alunos também comentaram que diferentemente das explicações no quadro, imagens de livros e transparências, o teatro traz o movimento e uma dimensão diferente dos processos biológicos para a sala de aula, pois o teatro faz com que aquilo que eles vêem nos livros ocupe um espaço similar ao que eles mesmo ocupam, facilitando a visualização e o aprendizado. Os alunos comentaram que foi o primeiro contato com uma metodologia alternativa de ensino e que é importante investir na utilização de modelos alternativos nas atividades de prática de ensino e nas aulas de didática geral. Também foi ressaltada a importância da interdisciplinaridade na formação profissional e pessoal, uma vez que cada área do conhecimento pode trazer formas diferentes de visualizar um mesmo processo.

CONCLUSÃO:

A utilização do teatro como uma metodologia alternativa para o ensino obteve uma ótima aceitação pelos alunos do primeiro período de biomedicina da UFU, obtendo bons resultados na construção do conhecimento. O uso do teatro se mostrou uma metodologia facilitadora na construção do saber, pois aumentou o interesse dos alunos, fazendo que os mesmos participassem mais ativamente no processo da aprendizagem, despertando seu instinto crítico.

Instituição de Fomento: UFU
Palavras-chave: Teatro, Ensino, Meiose.