62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO IDÉIAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Vanessa Rufino Cruz 1
Benedita Marta Gomes Costa 1
1. Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
INTRODUÇÃO:
A resolução de problemas, ao longo de algum tempo, vem contribuindo bastante para o desenvolvimento da matemática. Vale ressaltar que resolver problemas não altera somente o ramo da matemática, mas também o aluno, já que este por sua vez, desenvolve uma capacidade de pensar maior e seu raciocínio lógico, tão úteis e necessários para os dias atuais. Para Dante (1994, p.08) a resolução de problemas é um tópico bem difícil de ser trabalhado em sala de aula. É bem comum os alunos saberem efetuar com algoritmos (contas de adição, subtração), mas não conseguem desenvolver problemas que envolvam estes conceitos. Existem muitos fatores que implicam nessas dificuldades, como a interpretação do enunciado, a falta de compreensão dos diferentes significados de cada operação, o padrão dos problemas sugeridos. A escolha deste assunto se deu em virtude de presenciar na sala de aula as dificuldades que muitos alunos tiveram em resolver problemas e lidar com as operações matemáticas de adição e subtração. Essas observações foram realizadas  durante o desenvolvimento da disciplina de Estagio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Matemática ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA através do Programa Fundo de Combate a Pobreza-FECOP. Vendo a importância desse assunto, me vi no dever de buscar um estudo aprofundado e oferecer informações claras e necessárias, com o objetivo de mostrar metodologias eficientes para facilitar a compreensão dos alunos em relação à resolução de problemas. Os pontos que nortearam todo o trabalho foram:  Investigar dificuldades de compreensão na resolução de problemas matemáticos envolvendo as idéias de adição e subtração e  analisar  as dificuldades dos alunos na resolução de problemas.
METODOLOGIA:

Os métodos utilizados para este estudo foram a revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Seu desenvolvimento baseia-se em leituras de monografias, livros e outros referenciais, que visam analisar a Resolução de problemas envolvendo idéias de adição e subtração. Para que fosse possível realizar este estudo, escolhi a Escola Governador Adauto Bezerra, localizada na cidade de Massapê, para esta pesquisa. A pesquisa de campo ocorreu no período de no período de março de 2009 a junho de 2009.  O público participante foi composto por 35 alunos, que cursam o 1º ano do ensino médio, os mesmos foram submetidos a uma avaliação contendo três questões envolvendo resolução de problemas aditivos e subtrativos. Os dados foram analisados  dando ênfase aos procedimentos utilizados pelos alunos ao  tentar solucionar as atividades.

RESULTADOS:

A primeira questão envolveu as operações aditivas, subtrativas e simula um problema comum da vida cotidiana.  90% da turma acertou a questão, mas na hora de transcrever o procedimento  para o papel não foram usados os cálculos necessários para chegarem a resposta correta, o que nos levas a concluir que a maioria da turma usou o cálculo mental. Na segunda questão apenas 30% conseguiram acertar a resposta. A resolução envolvia adição (principio multiplicativo), subtração e exigia interpretação e conhecimento da língua materna com o cotidiano, haja vista ser necessário  a interpretação de  saldo negativo ou devedor. Apesar das opções da questão ter somente seus itens com resultados negativos, isso não contribuiu muito para o entendimento dos alunos.  Na terceira questão a maioria da turma (70%)  acertou, mas foi observada falta de atenção por parte de alguns alunos relacionados a encontrar um valor nos seus cálculos e assinalar uma opção do gabarito que não condiz com o resultado obtido pelo cálculo .

CONCLUSÃO:
Esta pesquisa foi de grande valia para minha formação acadêmica. Através deste trabalho  pude aprofundar meus conhecimentos sobre o tema resolução de problemas. Percebi  a importância de se trabalhar o processo de ensino e aprendizagem de resolução de problemas para o desenvolvimento intelectual do aluno, o professor, "componente" fundamental no ato de aprender deve sugerir atividades que despertem o entusiasmo dos alunos, desenvolvendo sua capacidade de criar, atuar em conjunto, aproximando-os uns dos outros, demonstrando a importância de cada um. Entretanto, essa aprendizagem só será possível se os problemas trabalhados exercerem seu verdadeiro papel no processo de ensino, o de desenvolver no aluno posicionamento crítico e independência diante de situações novas e desafiadoras, pois, a resolução de problemas tem se apresentado como uma atividade de reprodução por meio de procedimentos padronizados. Com base nos dados obtidos nesta pesquisa pude constatar que uma das melhores maneiras de se trabalhar matemática é com "resolução de problemas", pois esta metodologia tenta associar a vida do aluno com o seu cotidiano e tem por objetivo facilitar a sua inclusão social.
Palavras-chave: Algoritmo da adição e subtração, Resolução de problemas, Dificuldades de aprendizagem.