62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 5. Reprodução Animal
UTILIZAÇÃO DE SUBPRODUTOS DA AGROINDÚSTRIA COMO FONTES ALIMENTARES ALTERNATIVAS NA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES EM CAPRINOS CRIADOS NO NORDESTE DO BRASIL
Lucas Diniz Gonçalves 1
Iracelma Julião de Arruda 1
Liliane Moreira Silva 1
Cláudio Henrique de Almeida Oliveira 1
Antonnio Henrique Afonso Alves 1
Davide Rondina 1
1. Laboratório de Produção e Reprodução de Ruminantes - LANUPRUMI
INTRODUÇÃO:
O Nordeste brasileiro é uma região onde as condições climáticas adversas prejudicam o desenvolvimento das atividades na agropecuária, refletindo nos rebanhos criados, cuja baixa produtividade se deve aos manejos alimentares, sanitários e reprodutivos deficientes. Como estratégia para a melhora produtiva e reprodutiva, introduziu - se na alimentação dos animais subprodutos agroindustriais resultantes da extração do suco do pseudofruto do caju, extração do amido de mandioca e o produto da extração de óleo de mamona. São abundantes, baratos e com bom valor nutricional, podendo ser utilizados na alimentação animal. Em ruminantes, a nutrição influencia diretamente e indiretamente a reprodução, sendo assim o uso de alimentos economicamente viáveis pode ser benéfico durante os períodos críticos de estresse alimentar não influenciando no desempenho reprodutivo dos animais. Diante do exposto o trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de subprodutos da agroindústria do caju e mandioca sobre o tratamento superovulatório em cabras anglo-nubiana para obtenção de embriões viáveis, verificando o efeito da utilização dos mesmos sobre a taxa de recuperação embrionária e taxa de fertilidade para obtenção de embriões viáveis.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado na Fazenda Experimental Campo da Semente, Guaiúba - Ceará, pertencente à Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi utilizado grupo de 30 cabras da raça Anglonubiana, adultas e pluríparas, com pesos e condições corporais homogêneos, selecionadas com base no histórico reprodutivo. Os animais foram divididos igualmente em três grupos e mantidos em baias coletivas onde foram administradas dietas com uma relação volumoso:concentrado de 60:40%. O grupo 1 foi o grupo controle, onde a sua alimentação foi o feno de tifton mais o concentrado, o grupo 2 teve 25 % de feno e 75% de bagaço de caju mais o concentrado e o grupo 3 teve 25 % de feno e 75 % de raspa de mandioca além do concentrado. O acesso a água e sal mineral foi ad libitum. Foram colocadas esponjas intra-vaginais para sincronização de estro. Sete dias após a primeira monta, as cabras foram submetidas à ultra-sonografia para avaliação dos ovários e aquelas que apresentaram número igual ou maior que 5 de corpos lúteos foram submetidas a posterior laparotomia para a colheita dos embriões.
RESULTADOS:
Todos os animais (30/30) submetidos ao tratamento superovulatório apresentaram estro. Os grupos alimentares mostraram resultados estatisticamente significativos em relação a taxa de ovulação. De forma geral a média de ovulação foi de 10,9 ± 0,8 corpos lúteos por cabra. Os resultados do presente estudo demonstram que o tratamento hormonal foi eficiente na indução de estro e superovulação em cabras ada raça anglo-nubiana. A recuperação embrionária foi de 70% (393 embrioes/ 559 ovulações) com uma média de 7,9 ± 0,8 embriões por cabra e taxa de fertilização de 100%. Em virtude destes resultados, a técnica de colheita utilizada foi altamente satisfatória. A ausência de estruturas não fecundadas neste estudo reflete um protocolo eficiente. Nas cabras superovuladas, a baixa taxa de fertilização pode, em parte, ser devido a um transporte inadequado dos espermatozóides após sincronização do estro, bem como à inadequada sincronia entre o momento da inseminação e das ovulações. A taxa de fertilização é freqüentemente inferior nas fêmeas que apresentam uma resposta ovulatória elevada, fato que não ocorreu em nosso experimento.
CONCLUSÃO:
Nas cabras da raça anglo-nubianas submetidas a tratamento superovulatório, a resposta ovulatória foi elevada associada a uma taxa de fertilização máxima em um programa de utilização de subprodutos da agroindústria no Nordeste do Brasil.
Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.
Palavras-chave: Embrião, Subprodutos, Caprino.