62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 6. Recursos Florestais e Engenharia Florestal
LEVANTAMENTO ARBORÍSTICO DO PARQUE ARRAIAL NOVO DO BOM JESUS, RECIFE-PE.
Luiz Gustavo Lins de Vasconcelos 1
Luana Cavalcanti Martins 1
Cleuma Christir da Silva Almeida 1
Thyêgo Nunes Alves Barreto 1
Williams de Souza 1
1. Dep. de Ciência Florestal, Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE
INTRODUÇÃO:

As árvores trazem aos parques um embelezamento paisagístico, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida à população. Porém, nem sempre os técnicos responsáveis se preocupam em utilizar as espécies nativas da região que são as mais adequadas ao meio em questão. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a condição geral dos indivíduos arbóreos encontrados, como nativas e exóticas no parque Arraial Novo do Bom Jesus, localizado no bairro da Caxangá, Recife-PE.

METODOLOGIA:

A partir de um croqui do parque em questão, foi feito levantamento de todas as árvores existentes. A partir dos dados obtidos, foi feita a identificação de espécies nativas e exóticas, de acordo com a classificação botânica, realizada no Herbário Sergio Tavares, localizado no Departamento de Ciência Florestal, da UFRPE.

RESULTADOS:

No Parque Arraial Novo do Bom Jesus, que ocupa uma área de 30.321.00 m2, localizado em Recife-PE, foram encontrados 93 exemplares arbóreos, dentre eles constaram-se 24 espécies. Em percentuais avaliou-se 54,17% de espécies exóticas e, 45,83% de espécies nativas. Entre as árvores nativas em questão, ainda há aquelas provindas de outras regiões brasileiras, não adaptadas ao local.

CONCLUSÃO:

A maioria das espécies arbóreas do parque Arraial Novo do Bom Jesus é de indivíduos exóticos, o que poderá acarretar desequilíbrios ecológicos, como a alteração do micro clima do ambiente; a competição destas espécies com as nativas; a introdução de pragas vindas de uma determinada espécie exótica; redução da avifauna no local. Para atenuar estas problemáticas, caberia: planejar o plantio arbóreo com as espécies nativas desta localidade e aplicar corretamente as técnicas de arborização.

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Levantamento Arbóreo, Parques, Arraial Novo do Bom Jesus.