62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE SEROPÉDICA- RJ  
LIDIANE PICOLI LIMA 1
1. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:

A Educação Física ao longo dos anos vem ganhando prestígio pelos seus benefícios, sobretudo ao nível escolar com a educação física escolar. Apesar da sua caracterização na escola, durante boa parte do século passado, foi utilizada no ambiente escolar como elemento contribuinte para as outras áreas do conhecimento. Hoje, após a década de 80, ponderada como a época de efervescência da área, existe uma grande discussão em boa parte dos cursos de formação em termo de fundamentação e reflexão sobre a prática dos professores. Nesse sentido, para se ter um conhecimento futuro sobre a prática pedagógica de um determinado professor, torna-se necessário uma compreensão prévia sobre a sua formação profissional. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa nas escolas municipais do município de Seropédica - RJ com o objetivo de caracterizar a educação física escolar no que se refere a formação docente. Tendo em vista o compromisso que deve ser assumido pelas Instituições Públicas de Ensino Superior com a excelência da pesquisa, considerou-se como fundamental a aproximação com a realidade educacional de Seropédica sobre a formação de seus professores já que esse município tem sido, ao longo desses anos, um importante parceiro para os cursos de licenciatura da UFRRJ.

 

METODOLOGIA:

Tomou-se como referência o estudo com a pesquisa educacional, atribuindo aos métodos características quantitativas e classificatórias. Foi utilizado um questionário semi-estruturado repassado para os professores da educação básica de modo a diagnosticar e relatar alguns aspectos importantes dentro da formação docente, tais como: tempo de formado, instituição de origem e formação continuada.

RESULTADOS:

Pelos dados disponibilizados pela SME (Secretaria Municipal de Educação), das 48 escolas públicas municipais de Seropédica, 19 possuem a disciplina de Educação Física. Com a aplicação dos questionários, de um total de 26 professores de educação física, 21 participaram da pesquisa. Em relação a formação profissional, constatamos que 9 são do sexo feminino e 12 do sexo masculino, verificamos também que 12 dos 20 docentes se formaram em instituição particular, entretanto 8 dos 9 professores graduados pelas universidades federais, são da UFRRJ, o que torna um importante dado para pensarmos a responsabilidade dessa instituição federal com o município. Além disso, a maioria dos professores tem uma formação recente. No que tange a formação continuada de alguns docentes, os cursos realizados pelos professores são de aperfeiçoamento e especialização. Em relação aos cursos de especialização mais procurados por eles, notamos a presença do curso de musculação e o de educação física escolar, com quatro professores em cada. Esse dado chama a atenção, mas pode ser justificado na questão relacionada ao tempo de trabalho na área escolar. Parte dos professores (12 de 20) trabalha a menos de 5 anos na rede escolar, podendo considerar a procura por outras especializações no início da formação.

CONCLUSÃO:

Mediante os resultados apresentados, de acordo com as argumentações dos professores no que diz respeito à formação profissional, é possível que exista uma carência dos professores em termo de formação continuada, visto que boa parte deles não possui uma continuidade nos estudos. Além disso, apesar da grande maioria dos professores terem menos de 10 anos de graduado e uma formação inicial pela UFRRJ, a qual oferece uma discussão bastante consistente em relação à reflexão pedagógica, boa parte deles relata sentirem sérias dificuldades nas aulas por alegarem passar por diversas ocorrências que não viram nas universidades, declarando assim a necessidade de cursos de capacitação e eventos que possibilitem uma troca de experiências e uma compreensão mais plausível sobre as escolas, a formação docente e seus conhecimentos.

Instituição de Fomento: PROIC
Palavras-chave: Formanção profissional, Cotidiano escolar, Perfil.