62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PROJETO RECICLAGEM: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO ESTADO DO PARÁ
Djanir Travassos Brandão 1
Adriano Câmara Mendonça 1
Alan Tihiro Dias Nakashima 1
Leandro Rafael Bastos de Moraes 1
José Flávio Silva Corrêa 2
Antonio Luciano Seabra Moreira 3
1. Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Pará - UFPA
2. Banco Central do Brasil / Agência Belém-PA
3. Prof. Dr. / Orientador - Faculdade de Engenharia Mecânica - UFPA
INTRODUÇÃO:
Conforme é do conhecimento de todos, entre as fronteiras estabelecidas pela Ciência para o século XXI encontra-se aquela relacionada à questão ambiental. Nesse contexto, estudos vêm sendo realizados em todo o mundo objetivando a preservação ecológica do planeta, com destaque para o desenvolvimento de processos de reciclagem que proporcionam significativa economia em nível ambiental e econômico em relação à fabricação de novos produtos. Por outro lado, sabe-se que a principal missão das IES é contribuir para o desenvolvimento da sociedade através da formação acadêmica e cidadã de profissionais que atuam nos mais variados segmentos sociais particularmente naqueles vinculados à sustentabilidade. Os principais objetivos deste estudo são: (a) apresentar as atividades realizadas pelo Projeto Reciclagem, implementado no ano de 2005 por alunos de graduação pertencentes a Grupos do Programa de Educação Tutorial-PET existentes na Universidade Federal do Pará-UFPA e na Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA; (b) mostrar como as parcerias institucionais conseguidas têm contribuído para a formação de uma consciência sócio-ambiental na comunidade acadêmica das citadas IFES e (c) demonstrar a viabilidade operacional do referido projeto estimulando a sua prática em outras regiões do país.
METODOLOGIA:
As coletas de papel obedecem a um cronograma físico de execução e realizam-se sempre na primeira semana de cada mês. Com a aproximação de uma data prevista para o recolhimento do papel, ocorre uma articulação entre os integrantes dos Grupos PET participantes do projeto no sentido de contatar as instituições parceiras nas quais a arrecadação será realizada, alertando quanto à data e horário da mesma. Integrantes dos Grupos PET são designados para os referidos locais a fim de transportarem o papel do ponto da coleta para o caminhão baú que então conduz o montante arrecadado até uma empresa de reciclagem localizada em um dos bairros da cidade de Belém-PA. O processo de arrecadação de papel inicia-se por volta de 9:00 h na Agência do Banco Central/Agência Belém-PA, percorre um trajeto pela região urbana da cidade visitando os demais locais de coleta programados para aquela data, incluindo as duas IFES envolvidas, e conclui-se por volta das 17:00 h do mesmo dia. Ao chegar à empresa responsável pelo processo de reciclagem, o papel é comercializado e os recursos financeiros são então direcionados para instituições de caridade que atendem crianças, jovens e idosos carentes. No início de cada ano, é elaborado um relatório técnico sobre as atividades realizadas no ano anterior.
RESULTADOS:
As atividades realizadas pelo Projeto Reciclagem entre os anos de 2005 e 2009 evitaram que 63,1 toneladas de papel fossem descartadas nos aterros sanitários da cidade de Belém-PA. Os recursos financeiros conseguidos (R$6.700,00) podem ser considerados significativos levando-se em conta a facilidade operacional do projeto. Durante o ano de 2009, no entanto, houve um decréscimo na quantidade de papel arrecadada. Segundo os proprietários da empresa que comercializa o papel coletado, devido razões motivadas pela crise financeira mundial ocorrida, a mesma passou a não mais utilizar papel de jornal como matéria prima em seu processo de reciclagem. Se focarmos os benefícios de caráter ambiental promovidos pelo projeto, verifica-se que a quantidade de papel coletada evitou que 18.800 m2 de florestas fossem sacrificados e que 131 toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. Também permitiu que 5160 m3 de água fossem economizados e que 171 MWh de energia fossem poupados. Finalmente, o projeto em questão tem estimulado a realização de atividades coletivas entre os integrantes dos Grupos PET do Estado do Pará assim como tem contribuído para o desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas no âmbito dos cursos de graduação a que os referidos grupos estão vinculados.
CONCLUSÃO:
O Projeto Reciclagem apresenta dinâmica de operacionalização bastante simples e sua relação custo/benefício é altamente positiva.Os resultados obtidos revelam um contexto extremamente gratificante no que se refere às ações desenvolvidas. Os mesmos indicam que os objetivos propostos têm sido plenamente alcançados e que as possibilidades de ampliação das ações relacionadas ao projeto são reais e são muitas. As atividades do projeto têm contribuído diretamente para a preservação de recursos naturais, minimização da poluição e diminuição da quantidade de lixo no aterro sanitário da cidade de Belém-PA. Os recursos financeiros obtidos têm representado um importante auxílio material para o atendimento de crianças, jovens e idosos em situação de risco social domiciliados na cidade de Belém-PA. O envolvimento de discentes de diferentes cursos de graduação de duas diferentes IFES do Estado do Pará pode ser considerado extremamente positivo pois além do projeto proporcionar aos mesmos uma integração acadêmica, também tem contribuído no sentido de conscientizá-los quanto a questões ambientais e sociais. Finalmente, o projeto tem permitido trabalhar de maneira bastante interessante um importante tema de caráter multidisciplinar.
Palavras-chave: Meio ambiente, Sustentabilidade, Programa de Educação Tutoria-PET.